Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0104b009.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/19/01 10:05:47
Intec Brasil entra no mercado de mediação 

Especialista em soluções de bilhetagem de interconexão, a Intec Telecom Systems Brasil anunciou, durante a Telexpo'2001, sua entrada no mercado de mediação. A partir de abril de 2001, a Intec Brasil inicia a comercialização do software de mediação desenvolvido pela americana Computer Generation, recentemente adquirida pela Intec. Com a nova solução, a Intec passa a oferecer soluções ao mercado de telecomunicações no que se refere a duas das últimas tendências no setor, a mediação (mediation) convergente e a tarifação (billing) convergente. 

A Computer Generation (em 1996 ) atua no Brasil desde 1996 por meio de um representante exclusivo, a Compaq, que conquistou neste período 25 clientes brasileiros, entre eles, Telesp, BCP, TIM, Maxitel, Global Telecom e Tess. 

Os antigos clientes da Compaq de mediação passam a ser mantidos pela Intec, nova proprietária da Computer Generation e seus produtos. "A Compaq continua sendo um grande parceiro da Intec no Brasil, mas não será mais vendedora exclusiva da solução de mediação", afirma Norma Garcia, diretora geral da Intec Telecom Systems Brasil: "Estaremos efetuando vendas diretas e buscando outros parceiros". 

Para a diretoria da Intec, a aquisição da Computer Generation (no valor de US$ 245 milhões ou 180 milhões de pounds) foi estratégica. Representou uma excelente oportunidade de expansão geográfica e diversificação de produtos complementares aos já existentes. "A Intec, com sua solução de bilhetagem de interconexão, tinha atuação mundial exceto para os Estados Unidos, cujo sistema de billing é diferente do resto do mundo", comenta Norma Garcia, citando: "Com a aquisição da Computer Generation, sediada em Atlanta (Geórgia/EUA), a empresa tornou-se forte no mercado americano e somou mais 80 clientes à sua carteira".

Mas a maior vantagem, na opinião da diretora geral, foi o fato de poder oferecer uma solução para operações convergentes de voz e dados. "A convergência é um fato no mercado mundial. Operar neste segmento, será impossível sem uma solução de mediação convergente e/ou bilhetagem convergente. Estamos preparados para atender às principais necessidades dos clientes e garantir a viabilidade de seus negócios", explica Norma Garcia.

Mediação -  A rede de uma operadora, por si só, é capaz de distribuir/rotear voz e transmitir dados, mas não fornece a tarifação e nenhuma outra fonte de dados diretos para a operadora. Para capturar esta informação, é obrigatória uma solução de mediação, mesmo que esta seja proprietária. Considerado essencial para a indústria global das telecomunicações, o programa de mediação é requerido para fornecer os CDRs (dados de retorno das operadoras) formatados para sistemas de tarifação, incluindo os de interconexão, coleta e acuracidade dos dados coletados, controle de perdas na rede, detecção de fraudes, registro das chamadas, entre outros.

Usado em operações tais como de tarifação, atenção ao cliente, modelagem de preços, fidelização do cliente, gerenciamento de fraudes e verificação do nível de serviço, o programa de mediação é considerado uma aplicação de missão crítica para a operadora de telecomunicações. "Sem este tipo de software, uma carrier não pode coletar dados, faturar e medir com precisão seus serviços e, sem um sistema eficaz da coleção de dados não é possível controlar corretamente seu negócio" , explica Norma Garcia.

O software de mediação trabalha por meio do gerenciamento dos elementos da rede - tais como roteadores, comutadores, firewalls, servidores e gateways - somado ao gerenciamento do cliente e à informação operacional fornecida pela rede de comunicação. O produto serve para operadoras tradicionais do mercado de telecomunicações fixo e móvel e também para provedores de serviços de Internet, operadores de rede, fornecedores de serviço sem fio e operadores de redes a cabo. 

As empresas – Com mais de 200 funcionários e presença em 13 países, a Intec Telecom Systems foi fundada em 1997 no Reino Unido e possui mais de 70 implementações de bilhetagem de interconexão no mundo todo, o que representa 35% do mercado mundial. Recentemente adquiriu a Computer Generation, empresa americana especialista em mediação. São clientes da Intec empresas como France Telecom, Telecom Italia, Swisscom, MCI-Worldcom, COLT, Orange, entre outras no mundo. No Brasil, o primeiro cliente é a Intelig, uma operadora de longa distância que tem 100% do seu faturamento diretamente relacionado com as interconexões.

Fundada em Atlanta, em 1968, a Computer Generation possui atualmente mais de 100 funcionários e 80 clientes, empresas de grande importância no mercado, tais como Sprint, Verizon, Bell Atlantics e GTE, Bell South, SBC, US-West, Cable Wirelless, British Telecom, Tell Max, Telia, Telstra, Teligent, RCN, ERI, Gabriel Prism, Optus, Alasca Communication Service, US Celular, Celumovil, Energis e NetStream.