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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/29/00 11:47:04
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Mais uma série de lançamentos nas áreas de informática e negócios está ocorrendo pela editora Makron Books, com obras como: "Core Java 2 - Recursos Avançados - Volume II", "Cinco Sapos em um Tronco", "Shakespeare na Administração de Negócios", "Marketing Social".

Core Java 2 - Recursos Avançados - Volume II - Complementando o primeiro volume (Fundamentos), este livro de 826 páginas inclui novas seções sobre múltiplas linhas de execução em programas Swing API JDBC 2.0, Corba, sobre o mecanismo de arrastar e soltar e o modelo de segurança Java 2. 

Um novo capítulo sobre Swing aborda os complexos componentes de GUI para árvores e tabelas, controles deslizantes, medidores de progresso, barras de ferramentas e dicas. Outro capítulo — "Coleções" — explora o design da estrutura de coleções Java e mostra como usar as estruturas de dados fundamentais que a biblioteca Java padrão fornece. Já no capítulo "AWT Avançado" mostra como usar a API Java2D para produzir desenhos de alta qualidade. 

Acompanha a obra um CD-ROM com exemplos de códigos-fonte, o SDK Java 2, Standard Edition, v.1.2.2. e versões de teste de ferramentas úteis baseadas em Java. Destacam-se, entre os principais tópicos da obra:

Coleções; 
Redes; 
Conectividade de banco de dados: JDBC; 
Objetos remotos; 
Swing avançado; 
AWT avançado; 
JavaBeans; 
Segurança; 
Internacionalização; 
Métodos nativos; 
Múltiplas linhas de execução (Multithreading).

Cay S. Horstmann é vice-presidente de Tecnologia da Preview Systems e professor de Ciência da Computação na San Jose State University, tendo escrito seis livros sobre C++, Java e desenvolvimento orientado a objetos. O outro autor, Gary Cornell, é PhD pela Brown University e cientista visitante nos laboratórios IBM Watson; já escreveu e foi co-autor de 20 livros populares sobre computadores e artigos para muitas revistas de desenvolvimento; atualmente, supervisiona o programa Modern Visual Programming na Universidade de Connecticut.

Cinco Sapos em um Tronco - Neste livro de 179 páginas, Mark Feldman e Michael Spratt mostram perspectivas não convencionais e um conjunto prático de idéias e soluções para um dos maiores desafios que gerentes, executivos e empresários enfrentam: a promoção de mudanças.

Cinco sapos estão em um tronco. Quatro decidiram pular. Quantos ficaram? Resposta: Cinco. Por quê? Eles só decidiram, nenhum saltou. Com este livro, que tem esta espécie de parábola como ponto de partida, o leitor terá soluções para grandes desafios, como promover e conduzir mudanças, inclusive no processo de aquisições e fusões. Segundo os autores, a história de mudança corporativa está repleta de falsos inícios, alvos não atingidos e grandes decepções. À medida em que um número maior de líderes empresariais se vê administrando uma fusão, aquisição ou outra grande reestruturação, as ameaças ao patrimônio pessoal e à reputação tornam-se mais assustadoras.

"Os princípios e práticas descritos neste livro definem o caminho a ser seguido. Eles se aplicam a uma variedade de negócios e problemas operacionais: desde acelerar o desenvolvimento de um novo produto à fusão de duas empresas; da criação de uma cultura dirigida para os serviços ao reposicionamento de um negócio em um mercado totalmente novo. Entretanto, o teste mais rigoroso desses princípios é lidar com a agitação que cerca as fusões, aquisições e mudanças radicais", observam Feldman e Spratt.

Mark L. Feldman é Ph.D. é sócio e diretor administrativo da divisão de consultoria sobre Fusões e Aquisições Globais da PricewaterhouseCoopers. Fornece serviços de aconselhamento estratégico para acelerar a captação de valor econômico sustentado de Fusões, Aquisições e Joint Ventures. Tem vinte anos de experiência em consultoria internacional, além de muitos artigos publicados. Já proferiu palestras em todo o mundo.

Michael F. Spratt é Ph.D. e também é sócio e diretor administrativo da divisão de consultoria sobre Fusões e Aquisições Globais da PricewaterhouseCoopers. Fornece serviços de aconselhamento estratégico, especializado em empresas que estão passando por mudanças dramáticas. Dezoito anos de experiência em consultoria internacional e nove anos em administração de produção e planejamento de negócios. Publicou diversos artigos em jornais e revistas especializados.

Shakespeare na Administração de Negócios - Neste livro de 211 páginas, Paul Corrigan apresenta lições universais sobre administração. Segundo o autor, há muita semelhança entre as histórias do dramaturgo inglês e os temas de gerenciamento moderno.

"Embora a administração pareça fazer parte da sociedade moderna, a experiência de dirigir organizações é, na realidade, antiga. No tempo de Shakespeare, o ‘gestor de alto escalão’ era denominado ‘líder’, cuja função era dirigir uma nação, um clã ou um condado. Líderes eram também chamados de reis, rainhas, duques ou lordes. No século XVI, não havia uma literatura extensa sobre administração. Existia, no entanto, uma fascinação por boas histórias sobre liderança e foi Shakespeare quem escreveu peças de grande sucesso para esse público", afirma o autor.

Paul Corrigan tem sido bem-sucedido em sua carreira como professor universitário, responsável pela formação gerencial e como executivo-sênior em diversas empresas dos setores público e privado. Autor de best-sellers, trabalha atualmente como consultor administrativo. Seu novo livro é o resultado de sua admiração pelas peças de Shakespeare e pela influência em suas atividades diárias, que inclui a assessoria a líderes de grandes empresas sobre como implementar programas complexos de transformação gerencial.

Marketing Social - Lançado no Brasil em agosto, com a presença da autora Marjorie Thompson (conselheira do Royal College of Nursing) em São Paulo, o livro escrito em parceria com Hamish Pringle explica porque as empresas devem considerar a abordagem filantrópica na construção de sua marca. Um dos aspectos mais interessantes no Marketing para Causas Sociais (MCS) é que esta não é uma idéia totalmente nova. Ao rever a história da caridade e da filantropia, constata-se evidências de que, início do século, profissionais de marketing já praticavam o que hoje chamamos de "Marketing Social". 

Para Marjorie Thompson, "o MCS não é apenas um modismo passageiro de marketing. Empresas como a American Express, Avon, Procter & Gamble, Reebok, entre outras, já provaram para si mesmas o poder do MCS como valor agregado à sua imagem e alavancador de vendas". 

O amadurecimento da economia ocidental mostra que os consumidores estão à procura de novos tipos de "valores de marca", além das questões práticas sobre o desempenho do produto, benefícios proporcionados por este, e dos aspectos emocionais e psicológicos envolvidos. Os consumidores estão procurando auto-realização e questionando o papel das organizações na sociedade.

A obra faz um balanço desta tendência e demonstra, por meio de casos de sucesso, como essas idéias podem ser aplicadas às marcas e empresas, atrelando o MCS nas comunicações aos consumidores, com o objetivo de acrescentar novos valores motivacionais aos produtos.