Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/sv/svh075u.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/08/12 23:59:08
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE S. VICENTE - BIBLIOTECA NM
1532+460 anos de S. Vicente (U)

Um álbum comemorativo mostra aspectos da cidade que muitos vicentinos desconhecem. Outros, já mudaram bastante desde então, ou viraram história

Ao longo dos séculos, as povoações se transformam, vão se adaptando às novas condições e necessidades de vida, perdem e ganham características, crescem ou ficam estagnadas conforme as mudanças econômicas, políticas, culturais, sociais. Artistas, fotógrafos e pesquisadores captam instantes da vida, que ajudam a entender como ela era então.

Em 1992, comemorando os 460 anos da chegada de Martim Afonso, que oficializou o nome São Vicente, foi publicado o livro São Vicente - 1532-1992, com pesquisa e texto da jornalista Noemi Francesca de Macedo, editora do jornal Espaço Aberto), tendo projeto gráfico e editorial da EF Editora Ltda., fotos e reproduções de José Dias, arquivo do jornal Espaço Aberto, edição da Poliantéia Vicentina e arquivo pessoal de Santo Bordinhon. A capa, criada por Maurício Menezes, teve ilustração de Eduardo Jardim. A revisão foi feita por Exceção Assessoria de Texto S/C Ltda., enquanto Impressão, Fotolito e Acabamento foram providenciados por Maynard & Poladian Associados Gráfica e Editora Ltda., de S. Paulo. A obra de 103 páginas teve apoio cultural de Carrefour Comércio e Indústria S/A e chega agora pela primeira vez ao meio digital, em Novo Milênio (páginas 98 a 101):

 

Leva para a página anterior

Clique nesta imagem para ir ao índice da obra

Leva para a página seguinte da série

Noemi Francesca de Macedo

Bibliografia

Fontes de pesquisa:

1 - Poliantéia - 400 anos de Brasilidade - 1432 - 1982 (reunindo textos de vários autores).

2 - Vultos Vicentinos - subsídios para a história de São Vicente, de Edison Telles de Azevedo.

3 - Atas da Câmara Municipal de São Vicente.

4 - Anotações deixadas por Leôncio José de Carvalho e Manoel Nascimento Estevan Furtado. Anotações também da autora, coletadas desde 1968.

5 - Entrevistas com moradores.

Agradecimentos

À jornalista Noemi Francesca de Macedo, pelo seu desempenho e dedicação no desenvolvimento da pesquisa e levantamento de dados, históricos e recentes, da cidade de São Vicente.

O seu persistente trabalho tornou possível a concretização da primeira etapa do projeto "Conheça Sua Cidade", que foi a publicação da série de vinte reportagens históricas sobre a cidade.

Os agradecimentos são devidos também aos pesquisadores Narciso Vital de Carvalho e Jaime Caldas, e à equipe do Jornal Espaço Aberto, assim como ao apoio importante da historiadora Wilma Therezinha de Andrade.


21 Irmãos Amigos

A atual inexistência em São Vicente de ruínas que exibam sua antiguidade de 460 anos é compensada pelo atestado de renomados historiadores brasileiros sobre a fundamental participação da Vila fundada por Martim Afonso de Souza e de seus filhos, os Bandeirantes, na colonização do País.

Não é sem razão, portanto, que São Vicente ostenta orgulhosamente os galardões de "Cellula Mater da Nacionalidade", "Cidade Monumento da História Pátria" e "Berço da Democracia nas Américas'.

A história antiga de São Vicente, que começa com a própria História do Brasil, aprende-se nos bancos escolares. Mas isto não basta: também é preciso contar aos vicentinos que para aqui vieram, e relembrar aos que aqui nasceram, aspectos da moderna história da cidade, para que esta, melhor conhecida, seja mais amada e respeitada.

É louvável, em todos os sentidos, a iniciativa do Carrefour Praia Shopping de editar esta coletânea de textos jornalísticos. Aqui estão histórias de fatos, de pessoas e de lugares: os monumentos, os bairros, ruas e praças; os logradouros turísticos ou pitorescos, a moçada bonita nas praias e nos barzinhos de música e dança; os clubes, os restaurantes típicos, os parques, a cultura, a religiosidade e os acontecimentos curiosos tirados do dia-a-dia da cidade.

Projetos como este do Carrefour Praia Shopping, inequívoca manifestação de atenção e carinho pelo povo vicentino, merecem o apoio e a admiração de todos aqueles que, como nós, cultuam e praticam o civismo como afirmação de brasilidade.

Salve São Vicente!!!

Clube dos 21 Irmãos Amigos - São Vicente.

Praça 21 Irmãos Amigos, inaugurada no dia 7 de setembro de 1983 (Decreto nº 3.122/83)

Imagem: reprodução da página 100 da publicação (cor acrescentada por Novo Milênio)

Rotary Club de São Vicente Praia

A cidade de São Vicente merece todo o carinho que seus filhos e moradores possam lhe dar. Falar sobre a cidade, contar sua história - que é a própria história do País - trata-se de uma homenagem das mais importantes.

A iniciativa do Carrefour Praia Shopping com essa publicação é, sem dúvida, um prêmio aos 460 anos da existência de uma das cidades mais antigas do País.

São Vicente - História viva de uma terra chamada Brasil - é um trabalho magnífico, que merece ser popularizado, dando oportunidade às crianças e jovens de tomarem conhecimento de uma das experiências mais ricas em termos de trabalho e desenvolvimento.

O Rotary Club de São Vicente-Praia sente-se muito honrado em ter se envolvido e apoiado este trabalho através de inúmeras atividades de ações conjuntas com o Carrefour Praia Shopping.

Esta publicação permite resgatar a memória da cidade, suas peculiaridades e a força de várias gerações que se dedicaram a escrever um pedacinho dessa história.

Dilson Francisco Galhego

Presidente

São Vicente- Maio/91.

Imagem: reprodução da página 101 da publicação (cor acrescentada por Novo Milênio)