Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/sv/svh040.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/29/05 15:59:06
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE S. VICENTE
Meio século de Horto Municipal

O Horto Municipal de São Vicente, que completou recentemente 50 anos, possui 850 mil m² de área verde onde são encontradas trilhas, cachoeiras, pesque-pague, museu do escravo, play-ground e praça de alimentação. As principais atrações do mini-zoológico são os casais de leões africanos e de onças pintadas, um filhote de hipopótamo, avestruzes, mamíferos e répteis. Sobre ele, o jornal santista A Tribuna, em 22 de janeiro de 2005, publicou em seu caderno especial São Vicente:

PASSEIO
Horto é atração para todas as idades

No local o visitante encontra muita área verde, várias espécies de plantas e animais

Não é só criança que gosta de passear no Horto Municipal de São Vicente. Isso porque o local oferece várias opções de lazer para todas as idades. Há animais e pássaros, pesque-pague, várias lanchonetes e muita sombra para quem quiser apenas descansar e apreciar o movimento, ou apenas ler um bom livro.

Quem gosta de animais e pássaros pode visitar belas espécies. Primeiro, vale dar uma passada pela casa dos sagüis e ver as estripulias que eles fazem, andando de lá para cá, equilibrando-se em cordas e se pendurando na rede, de cabeça para baixo.

Vizinho aos sagüis, do outro lado da alameda, um casal mais sério observa tudo. São os leões Noala e Nagan, ambos com cinco anos de idade e que, juntos, consomem diariamente o eqüivalente a 15 quilos de carne, além dos complementos alimentares.

Ali perto também fica o hipopótamo fêmea de 170 quilos. Com 1,5 metro de comprimento e 65 centímetros de altura, o animal tem apenas 11 meses de vida. Doado pelo zoológico de Sorocaba, ele fica em um cativeiro que foi montado em uma área com 720 metros quadrados dentro do parque ecológico.

Museu - Nas dependências do parque, de 850 mil metros quadrados, também podem ser encontrados o pesque-pague, lanchonetes e o tradicional Museu do Escravo, com peças em argila que mostram etapas da colonização do Brasil e os tempos de escravidão, além de pinturas e esculturas.

Atualmente, o parque abriga mais de 200 animais, divididos em 24 espécies. Há ainda macaco-prego, araras, um casal de onças-pintadas e tucanos. O horto funciona de terça a sexta-feira, das 8 às 18 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 20 horas. O endereço é Avenida Juiz de Fora, s/nº, na Vila Voturuá.

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais