Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/trilho60.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/28/02 15:32:14
Clique na imagem para ir ao índice de O Bonde/Index: click here
TRILHOS (60)
Fotos mostram história do bonde santista
Estas quatro fotos raras, oferecidas a O Bonde pelo pesquisador Allen Morrison (residente em New York/EUA), sintetizam quase um século de história dos bondes em Santos. A primeira é datada de 1900 e mostra um bonde puxado por mulas:

 

Foto: coleção Allen Morrison

A segunda foto acompanhava um artigo sobre a eletrificação do sistema de bondes de Santos, publicado na revista inglesa Tramway & Railway World (T&RW) em 13/8/1914. Mostra o bonde elétrico número 19 da Hurst Nelson sobre bitola de 1.350 mm e um bonde de mula sobre bitola de 800 mm, no que é considerado como uma boa comparação das bitolas.

O bonde de mula é do mesmo tipo que o da foto de 1900 (parece ter até as mesmas mulas!). Alguns destes carros, reformados, trafegam como reboques ainda hoje na linha de Itatinga, que tem a mesma bitola de 800 mm, perto de Bertioga/SP.

Foto: coleção Allen Morrison

 

Abaixo, outra foto daquele artigo da T&RW publicado em 1914. Mostra o mesmo bonde 19 durante a instalação da rede aérea:


Foto: coleção Allen Morrison

 

A quarta foto, abaixo, foi tirada pelo californiano Ralph Forty na Praça da Independência, em 9 de março de 1970. Mostra o mesmo bonde 19 reformado e fechado (nos anos 20) com o seu novo número 38. Ele é do mesmo tipo e mesmo grupo de 1911 da Hurst Nelson que o bonde 40 que circula hoje na linha turística.


Foto: coleção Allen Morrison

Aliás, na foto acima vê-se ao fundo a praia do Gonzaga e - do centro para a direita, ao fundo - o antigo prédio do hotel Parque Balneário, substituído oito anos depois pelo centro de compras que conserva seu nome.

Vejam, a seguir, um regulamento do tempo dos bondes...

Carlos Pimentel Mendes