Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/poli1930c.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/26/15 16:50:11
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - OS DIRIGENTES
Elias Machado de Almeida
De 1º/12/1930 a 12/04/1931

Em 2 de dezembro de 1930, o jornal santista A Tribuna noticiou, na primeira página (ortografia atualizada nesta transcrição):


Reprodução parcial da página do jornal, com a matéria

 

Governo do Município


O novo prefeito de Santos assumiu, ontem, as suas funções

Realizou-se, ontem, a posse do dr. Elias Machado de Almeida, no cargo de prefeito municipal de Santos.

O novo governador da cidade é membro do Diretório Central do Partido Democrático de São Paulo e é um nome de elevado conceito na capital, onde se formou em Engenharia, contando, ali, um vasto círculo de sólidas relações, granjeadas mercê de suas qualidades de espírito, a par de uma reconhecida competência técnica.

S.s. chegou a Santos pelo trem das 14 horas, sendo recebido, na 'gare' da Inglesa, por grande número de amigos e admiradores, entre os quais notamos os srs. dr. Antonio Feliciano, Leopoldo Figueiredo, Hygino de Carvalho, dr. Nilton Silva, comissário da Delegacia Regional, e outras pessoas. Da estação dirigiu-se a nova autoridade para o edifício da Câmara Municipal, onde foi recebido e cumprimentado por grande número de pessoas.

Às 17 horas, presentes os membros da Junta Governativa Provisória, que vinha dirigindo os destinos da administração pública local, constituída dos srs. drs. Antonio Feliciano, Waldemar Leão e Leopoldo de Oliveira Figueiredo, todos os chefes de seção da Municipalidade, funcionários e demais pessoas, realizou-se a posse do novo prefeito, sendo lida, pelo sr. Amando Stockler Junior, da secretaria da Prefeitura, a respectiva ata, que foi assinada por todos os presentes.

Usou da palavra, em nome da Junta Governativa, transmitindo o poder ao dr. Elias Machado de Almeida, nomeado por decreto do Governo Provisório do Estado de São Paulo, de 20 do mês de outubro passado, o sr. dr. Antonio Feliciano, que, em palavras expressivas, descreveu a personalidade do novo prefeito e relatou o proceder da Junta Governativa, nos dias em que administrou os destinos desta terra, sempre alheia das competições pessoais, sempre longe dos interesses partidários, e com o objetivo exclusivo do bem público. Declarando, após várias considerações, que a Junta deixava o poder certa de que tinha a consciência do cumprimento do dever, apresentou o novo prefeito aos funcionários, declarando-lhes que recebiam um chefe digno e que a cidade recebia um administrador à altura das tradições do Santos.

A seguir, o dr. Elias Machado de Almeida pronunciou breve alocução, dizendo que nas palavras proferidas pelo dr. Antonio Feliciano, em relação à sua pessoa, não via senão o reflexo de uma velha amizade. Na sua elegante oração, em que deixava transparecer a sinceridade de um espírito ilustrado e de um caráter digno, o novo prefeito descreveu qual ia ser a sua ação, afirmando que saberia cumprir o seu dever.

Aplausos cobriram as orações proferidas.

Recebeu, depois, o novo prefeito cumprimentos de todos os presentes.

Na quinta-feira, 4 de dezembro de 1930, A Tribuna registrou na página 5 (ortografia atualizada nesta transcrição):

Governo do Município


"Este clichê reproduz um aspecto da posse do prefeito municipal de Santos, dr. Elias Machado de Almeida, realizada segunda-feira última, conforme noticiamos. Vê-se o novo governador da cidade ao lado do dr. Antonio Feliciano da Silva, logo após haver s.s. assumido o exercício do cargo, estando presentes ainda outras pessoas e funcionários municipais."

Foto-legenda publicada em 4/12/1930