Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/patolo.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/24/04 17:11:10
Clique na imagem para voltar à página principal
Aventuras de Patolo e Patilda

Hamleto Rosato (com desenhos de Dino e Lobo)


Capa do livro editado em 1962
Clique >>aqui<< para obter esta imagem e colorir em seu computador
(salve essa imagem em preto-e-brnaco e abra num programa como o MS Paint, ou imprima)

Em 24 de agosto de 1960, o jornal A Tribuna iniciou a publicação de seu suplemento semanal infantil, A Tribuninha, editado pelo jornalista Hamleto Rosato. Desde esse primeiro número, e até 5 de julho de 1961, foram publicadas em capítulos as Aventuras de Patolo e Patilda, que em 1962 foram reunidas em livro. Jabuca , que apareceu no meio dessa história, tornou-se também personagem de uma tira em quadrinhos de J.C.Lobo, que começou a ser publicada em 9 de agosto de 1961: As aventuras de Jabuca.

Wadih Pedro, citado na história, foi o idealizador da Cidade da Criança, que, quatro décadas depois, continua funcionando em Praia Grande.  Remo Petrarchi (1905-1972) foi várias vezes presidente da Câmara Municipal de Santos, titular do Sindicato dos Conferentes de Carga e Descarga do Porto de Santos, além de presidente de honra de várias sociedades de melhoramentos de bairros. Algumas antigas lojas santistas foram citadas pelo autor devido ao apoio que seus proprietários sempre deram às causas ligadas à infância na região.

A Cidade Junina era um misto de parque de diversões, barracas com quitutes de festas juninas e palco para espetáculos, montado na areia da praia do Gonzaga nos meses de junho. E o monumento ao Soldado Constitucionalista, bastante citado nas Aventuras, era então um dos mais novos de Santos (foi inaugurado em 1956).

Mais de quatro décadas depois, Novo Milênio se orgulha de resgatar esta história infantil genuinamente local (pois escrita, ambientada e publicada em Santos), que é apresentada agora pela primeira vez em meio digital e com os recursos de interatividade do hipertexto.

Os leitores verão que, apesar dessa apresentação modernizada, a história continua refletindo a simplicidade de uma época que só resta na lembrança, bem como os valores éticos e morais que deveriam atravessar os tempos e chegar sempre às novas gerações.

Pais e professores podem usar estas Aventuras para levar tais conceitos às novas gerações, empregando os hipervínculos sob as palavras grifadas para complementar as informações sobre a cidade. Já as crianças podem, simplesmente, se divertir com as aventuras aqui narradas, de dois patinhos que nasceram às margens de uma lagoa: a Lagoa da Saudade...

Hamleto Rosato
jornalista e escritor
Redator de "A Tribuna nos anos 60"
Carlos Pimentel Mendes
jornalista e pesquisador
Editor - Novo Milênio

Santos,  julho de 2004

Leia:  [1]   [2]   [3]   [4]   [5]   [6]   [7]   [8]   [9]      Leva para a página seguinte da série