Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0462b.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/21/14 11:53:31
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Avião sinistrado
Desastre aéreo no Boqueirão (2)

Leva para a página anterior

Com o tráfego crescente de aeronaves de todos os tipos, a Baixada Santista entra também na lista das grandes tragédias da aviação do século XXI. Até então, os acidentes se verificaram em áreas desabitadas, sobre o mar ou na areia da praia. Mas em 13 de agosto de 2014 a cidade conheceu toda a dimensão e as consequências de um acidente em área densamente habitada, que ganhou imediata repercussão mundial por ter entre as vítimas um candidato à presidência da República em plena campanha eleitoral, o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e seus assessores, num jato que caiu no bairro do Boqueirão.

As circunstâncias em que a tragédia ocorreu suscitaram inúmeros boatos e mesmo teorias conspiratórias sobre sabotagem na aeronave. Entre as primeiras notícias divulgadas pela imprensa, no próprio dia do acidente, está o blogue do jornalista Allan Nóbrega, que informou:

Clique nesta imagem para obter o arquivo PDF com a notícia

A primeira notícia do acidente no blogue do jornalista Allan Nóbrega, na manhã de 13/8/2014

Imagem do local logo após o acidente (foto: Carlos Pimentel Mendes/Reprodução)

Clique >>aqui<< ou na imagem acima para obter arquivo PDF dessa página do blogue

 

13 de agosto de 2014 | Allan Nóbrega
Página do jornalista Allan Nóbrega
13 de agosto de 2014

Um triste capítulo da história da Baixada Santista e da política nacional foi escrito nesta quarta-feira, 13 de agosto de 2014, em Santos. Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco e candidato à Presidência da República pelo PSB, morreu em um acidente aéreo no bairro do Boqueirão, que deixou outras seis vítimas fatais. Ele se dirigia ao Guarujá para participar de um fórum sobre o Porto de Santos.

Tenho colegas que moram perto da região do acidente e que tiveram que deixar suas casas, temporariamente, para os primeiros trabalhos dos bombeiros e peritos. Eu não estava escalado para cobrir o evento do qual Campos participaria (e que minha assessorada também acompanharia), mas por volta das 10h30, o jornalista que estaria no fórum ligou para o trabalho comunicando um incidente.

Uma aeronave havia caído próximo à sua casa e ele não teria como chegar ao evento. Fui escalado em seu lugar. Mas logo o destino mostraria que não haveria mais o que cobrir no Guarujá. Restava a nós acompanhar um inesperado e terrível momento desse ano repleto de tristes surpresas.

Evitarei comentar sobre o acidente, afinal toda a mídia nacional já o abordou em detalhes. Mas destaco o reaparecimento de um antigo problema regional.

Em tempos de redes sociais, ainda me espanto com a certa dificuldade local na cobertura de fatos urgentes de abrangência nacional que acontecem por aqui.

Fora inúmeros perfis de Facebook e Twitter – é, nós jornalistas não somos mais os “donos da notícia” -, pelo meu monitoramento, as fontes de informação principais e detalhadas foram órgãos de imprensa nacionais.

Os motivos para isso são vários: precarização das condições de trabalho, pouca concorrência (apenas dois jornais impressos diários), a velha cultura da priorização do jornalismo “analógico”, em detrimento do investimento nos meios on-line.

Fica a reflexão sobre essa quarta-feira inesquecível para quem vive e trabalha com comunicação na Baixada Santista. E a tristeza pelos que se foram, demonstrando mais uma vez a inevitável perenidade da vida.


Clique aqui para ler o completo depoimento do meu colega jornalista Carlos Pimentel Mendes, que testemunhou a tragédia, forçando a minha inesperada convocação para o fórum que o destino quis que não contasse com seu principal palestrante.

Noticiário sobre o acidente pela televisão, na tarde do dia 13 de agosto de 2014:

13/8/2014 - 16h46/16h51 - TV Band News - Confirmada a morte do candidato à presidência Eduardo Campos, a presidente Dilma Roussef faz pela TV uma manifestação de pesar

Fotos da tela de televisão: Carlos Pimentel Mendes

 

13/8/2014 - 16h42 - TV Record inclui na programação vespertina notícias sobre o acidente

Foto da tela de televisão: Carlos Pimentel Mendes

Informe da agência internacional de notícias Reuters no dia 13/8/2014 às 18h07:

Clique nesta imagem para obter o arquivo PDF com a notícia

Noticiário da Agência Reuters em 13/8/2014

Clique >>aqui<< ou na imagem acima para obter arquivo PDF dessa página

Candidato à Presidência Eduardo Campos morre em acidente de avião

quarta-feira, 13 de agosto de 2014 18:07 BRT

Por Gustavo Bonato

SANTOS (Reuters) - O candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, morreu em um acidente de avião na manhã desta quarta-feira no litoral de São Paulo, lançando novas incertezas sobre o desfecho das eleições de outubro.

O avião que levava Campos do Rio de Janeiro a Santos, onde o socialista cumpriria agenda de campanha, arremeteu quando se preparava para pousar no aeroporto da cidade vizinha de Guarujá. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com o jato Cessna 560XL.

Campos, 49 anos, foi governador de Pernambuco e tinha cerca de 10 por cento das intenções de voto nas últimas pesquisas para a corrida presidencial. Ele se posicionava como um socialista pró-empresários e foi aliado até o ano passado da presidente Dilma Rousseff, que tenta a reeleição.

A candidata à vice na chapa do PSB à Presidência, a ex-senadora Marina Silva, não estava no avião.

Visivelmente abalada, Marina disse em pronunciamento que a morte de Campos "é sem sombra de dúvida uma tragédia". "Durante esses 10 meses de convivência, aprendi a respeitá-lo, admirá-lo e a confiar nas suas atitudes e nos seus ideais de vida", disse Marina a jornalistas em Santos. Ela não respondeu a perguntas após sua fala.

Campos estava atrás de Dilma e Aécio Neves (PSDB) na corrida presidencial e ainda não tinha conseguido capitalizar a presença ao seu lado de Marina, que na eleição de 2010 teve quase 20 milhões de votos.

A equipe do socialista acreditava que as intenções de voto de Campos subiriam com a propaganda eleitoral gratuita, a partir de 19 de agosto, com a maior exposição do candidato na mídia e eventos de campanha.

Em Brasília, Dilma decidiu suspender todas as atividades da campanha por três dias em respeito à morte de Campos. "O Brasil inteiro está de luto. Perdemos hoje um grande brasileiro... Perdemos um grande companheiro", disse a presidente, para quem Campos poderia ter galgado os mais altos postos do país.

Aécio também cancelou sua agenda de campanha. "É com imensa tristeza que recebi a notícia do acidente que vitimou o ex-governador e meu amigo Eduardo Campos. O Brasil perde um dos seus mais talentosos políticos, que sempre lutou com idealismo por aquilo em que acreditava", disse o tucano, que estava no Nordeste.

Os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva também se manifestaram sobre a tragédia.

"Certamente ele teria uma presença marcante para o futuro do Brasil, e o Brasil precisa de líderes com visão, com capacidade de compreender a situação e de não guardar ódio, rancores, animosidade. O Eduardo era assim", afirmou FHC.

Para Lula, o país perdeu um homem público de rara e extraordinária qualidade. "Ao longo de toda sua vida, Eduardo lutou para tornar o Brasil um país mais justo e digno", disse. Campos era casado com Renata e deixa cinco filhos.

Ex-governador de Pernambuco e candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, durante discurso na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, em 30 de julho de 2014

Foto: Ueslei Marcelino/Reuters, publicada com a matéria


ESTRATEGISTA - O socialista começou na política aos 21 anos, quando participou ativamente da eleição de seu avô, Miguel Arraes, um dos ícones da esquerda na resistência à ditadura militar, para o governo de Pernambuco em 1986.

Após ocupar cargos na administração do avô, de ser eleito deputado estadual e federal, ser o ministro mais jovem do governo Lula e se eleger governador duas vezes, Campos iniciou 2013 embalado pelo desempenho notável do PSB nas eleições municipais do ano anterior.

Campos convenceu seu partido a abandonar o governo Dilma no ano passado. Em outubro, num movimento surpreendente, atraiu Marina para o PSB, colocando juntos dois ex-aliados do PT na disputa contra Dilma nas eleições deste ano.

O posicionamento de Marina no tabuleiro eleitoral era amplamente esperado, depois que o partido que ela buscava criar com vistas às eleições, a Rede Sustentabilidade, teve o pedido de registro negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

MARINA CANDIDATA? - Marina é agora o nome natural para substituir Campos como candidata à Presidência pelo PSB. Segundo a assessoria do TSE, em caso de falecimento do candidato, a coligação tem 10 dias para pedir à Justiça Eleitoral o registro de um novo nome para concorrer ao Planalto.

Marina parecia satisfeita com o posto de vice e nunca demonstrou em público qualquer apetite para assumir a liderança de uma chapa presidencial. Mas a tragédia envolvendo Campos torna imprevisível como reagirá a ex-senadora.

Ainda que pessoalmente Campos e Marina mostrassem sintonia, havia divergências entre integrantes do PSB e da Rede em temas como as coligações estaduais para as eleições.

Para o diretor da consultoria Eurasia para América Latina, João Augusto de Castro Neves, a visão preliminar é que a potencial ascensão de Marina a candidata pelo PSB tornaria a eleição "muito mais competitiva".

"Isso torna a eleição mais preocupante para Aécio, já que ambos Marina e Aécio têm chances de ir ao segundo turno. Isso torna mais difícil para Dilma, já que ela preferiria ir para um, segundo turno com o Aécio e não com Marina", afirmou Castro Neves à Reuters.

Para o senador petista Eduardo Suplicy (SP), é de se esperar que PSB e Marina "considerem que ela será a candidata a presidente". "Ela constitui uma força política extraordinária e acredito que possa vir a acontecer de ela vir a substituir o Eduardo Campos como candidata. Certamente, ela será um valor importante na disputa presidencial", afirmou Suplicy.

No mercado financeiro, os principais ativos brasileiros inverteram o rumo imediatamente após a notícia do acidente do avião com Campos. A Bovespa chegou a cair mais de 2 por cento, o dólar anulou a queda ante o real e os contratos de juros futuros mais longos passaram a subir.

(Com reportagem de Jeferson Ribeiro e Maria Carolina Marcello, em Brasília, e Redação Reuters São Paulo)

Noticiário da agência inglesa British Broadcasting Corporation (BBC) em português (BBC Brasil), no dia 13 de agosto de 2014 (registro às 19h58 - mantidos os erros ortográficos originais):

Clique nesta imagem para obter o arquivo PDF com a notícia

Noticiário da Agência BBC Brasil  em 13/8/2014

Clique >>aqui<< ou na imagem acima para obter arquivo PDF dessa página

 

AO VIVO Eduardo Campos morre em

        acidente em São Paulo

Em pronunciamento, o candidato à presidência Aécio Neves (PSDB) disse que "hoje é um dia de imensa tristeza para todos os brasileiros e para todos aqueles que acreditam na boa política".

"Eduardo era um dos maiores representantes da boa política. Convivi mais de 20 anos com o Eduardo e tenho por ele uma admiração que não terminará com sua morte trágica. Ele fará uma falta imensa na política nacional. Fomos governadores de Estado juntos, mas o fato de estarmos em partidos diferentes não impediu que conversássemos. E conversávamos sempre sobre os problemas do Brasil. Logo que pousei, me veio à mente a lembrança da Renata, dos filhos e meu pensamento é voltado para eles.(...) Cancelei nossa agenda ainda sem definições de dias para que possamos nos recuperar Eduardo sempre foi um homem valoroso, um homem público especial um grande amigo."
20 min atrás
 

Fotos: BBC, publicadas com a matéria


Em nota, o Departamento de Estado americano comentou o acidente: "Temos visto diversas notícias sobre o acidente no Brasil com o avião em que estava o candidato à presidência Eduardo Campos. Estamos tristes com essa tragédia e enviamos nossos pêsames para sua família e amigos. Nosso embaixador está entrando em contato com autoridades brasileiras para demonstrar oficialmente o nosso pesar."
31 min atrás

Além de Eduardo Campos, morreram no acidente o assessor de imprensa Carlos Augusto Leal Filho (Carlos Percol), o fotógrafo Alexandre Severo, o assessor Pedro Almeida Valadares Neto e o cinegrafista Marcelo Lyra, além dos pilotos Geraldo da Cunha e Marcos Martins.
35 min atrás

O Congresso Nacional interrompeu os trabalhos na tarde de hoje, após o anúncio do acidente que vitimou o candidato Eduardo Campos.
46 min atrás

Pelo Facebook, o movimento Direitos Urbanos, que nasceu com a campanha #OcupeEstelita – pedindo a desapropriação de terreno com valor histórico em Recife e questionando políticas do governo de Eduardo Campos –, lamentou a morte do candidato:
 

Imagem publicada com a matéria

1 h 18 min atrás

Acidentes com aviões pequenos são mais frequentes

Entre 2003 e 2012, 98% dos casos ocorreram com aeronaves de menor porte, deixando 581 vítimas.

 

1 h 37 min atrás

Emocionada, a vice da chapa de Eduardo Campos, Marina Silva, começou seu pronunciamento pedindo pela família do candidato.

Foto publicada com a matéria

"Primeiro eu quero pedir a Deus que sustente a Renata, o Zé, o João, a Duda, o Pedro, o pequenino Miguel e todos os familiares e companheiros de Eduardo Campos", disse, com a voz embargada.

"Essa é, sem sombra de dúvidas, uma tragédia, que nos impõe uma profunda tristeza, que sei que todos os brasileiros estão compartilhando com cada um de nós. Durante esses 10 meses de convivência, aprendi a respeitá-lo, a admirá-lo e a confiar nas suas atitudes e ideais de vida. Foram 10 meses de intensa convivência em que, como eu disse, começamos a afiar juntos principalmente a esperança de um mundo melhor, de um mundo mais justo.

Eduardo estava empenhado com esses ideais até os últimos segundos da sua vida e a imagem que eu quero guardar dele é da nossa despedida de ontem, (em que ele estava) cheio de alegria."
1 h 45 min atrás

Foto publicada com a matéria

Em seu discurso, Dilma lembrou da última vez que encontrou Campos: "A última vez que o vi foi no funeral de Ariano Suassuna, a quem fui apresentada pela dona Renata (esposa de Campos) e, nessa ocasião, mantivemos a relação afetuosa que tivemos ao longo da vida. Espero que o exemplo de Eduardo Campos sirva para mantê-lo vivo na memória e nos corações de brasileiros e brasileiras. Um momento em que devemos reconhecer que nós seres humanos somos afetados pela fragilidade da vida. Gostaria de estender meus pêsames e minhas condolências a seus assessores e colegas que estavam a bordo. O governo federal está decretando um luto de três dias. Suspenderei a minha agenda de campanha por três dias também. Acredito que o Brasil vai prantear esse momento."
1 h 54 min atrás

Em nota divulgada pela Casa Branca, a porta-voz do Conselho Nacional de Segurança dos Estados Unidos, Caitlin Hayden, comentou a morte de Eduardo Campos. "Ficamos profundamente entristecidos ao saber do acidente aéreo que tirou a vida do candidato à presidência do Brasil Eduardo Campos e também de seus companheiros de viagem. Oferecemos nossos pêsames à família e aos entes queridos dos falecidos e ao povo brasileiro. Os pensamentos e preces do povo americano estão com o Brasil neste momento trágico."

Imagem publicada com a matéria

1 h 55 min atrás

A presidente Dilma Rousseff faz agora um pronunciamento sobre a morte de Eduardo Campos. Ela começa oferecendo "os mais profundos pêsames à família de Eduardo Campos" e fala sobre o impacto da morte do candidato à presidência. "Quero dizer que hoje o Brasil está de luto com uma morte que tirou a vida de um jovem político promissor. Esse fato entristeceu todos os brasileiros e brasileiras." A presidente falou de sua relação de "respeito mútuo" com o ex-governador de Pernambuco, "apesar das divergências". E estendeu também os pêsames às famílias da equipe que viajava com Campos no jatinho.
2 hrs 1 min atrás

Fotos publicadas com a matéria

 

No momento há um isolamento da área do acidente por conta da chegada do vicepresidente Michel Temer ao local. A comitiva de Temer deve passar em breve.
2 hrs 4 min atrás Renata Mendonça, Enviada especial da BBC Brasil a Santos

Foto publicada com a matéria

 

Equipe da aeronáutica em Santos retira de um carro o equipamento para buscas de corpos no local do acidente.
2 hrs 13 min atrás atrás Renata Mendonça, Enviada especial da BBC Brasil a Santos

A equipe da BBC Brasil que está em Santos, no local do acidente que matou o candidato à presidência Eduardo Campos, conversou com o morador Vinícius, que tem uma escola de inglês no local. "Ouvi uma grande explosão, um barulho fortíssimo e saí correndo para ver o que tinha acontecido. A cena era de total destruição", disse ele aos repórteres Luis Kawaguti e Renata Mendonça.

"Tinha muita fumaça e um cheiro muito forte de querosene. Corri para ajudar umas senhoras que têm uma casa aqui perto. Pulei o muro e fui ajudá-las e elas estavam bem."
2 hrs 15 min atrás

Relembre a trajetória política de Eduardo Campos:

Campos se apresentava como nova via da política nacional

Presidente do PSB, o político estava em terceiro lugar nas pesquisas das próximas eleições.
2 hrs 31 min atrás

#SalaSocial: Usuária 'prevê' morte de Campos no Twitter

Quase 10 horas antes da queda de avião, ela escreveu: "Eduardo Campos: sua vice é a Marina. Já pensou se você morre?"
2 hrs 33 min atrás

 


Falando à BBC Brasil, o capitão do Corpo de Bombeiros, Marcos Palumbo, afirmou que apenas as sete pessoas que estavam no avião foram confirmadas como vítimas fatais. Ele disse que o estrago causado pela queda foi muito grande e que, por isso, é complicada a busca por corpos. Ele afirmou que será necessário fazer exames de DNA para identificar corpos.
2 hrs 36 min atrás atrás Renata Mendonça, Enviada especial da BBC Brasil a Santos

Foto publicada com a matéria

 

O ex-presidente Lula também usou o Facebook para comentar a morte de Campos: "Como todos os brasileiros, estou profundamente entristecido com a trágica morte de Eduardo Campos. Um grande amigo e companheiro. Conheci Eduardo através de seu avô, Miguel Arraes, um memorável líder das causas populares de Pernambuco e do Brasil. O país perde um homem público de rara e extraordinária qualidade. Tive a alegria de contar com sua inteligência e dedicação nos anos em que foi nosso ministro de Ciência e Tecnologia. Ao longo de toda sua vida, Eduardo lutou para tornar o Brasil um país mais justo e digno. O carinho, o respeito e a admiração mútua sempre estiveram presentes em nossa convivência. Nesse momento de dor, eu e Marisa nos solidarizamos com sua mãe, Ana Arraes, sua esposa, Renata, seus filhos e toda a sua família, amigos e companheiros. Também prestamos solidariedade às famílias dos integrantes da sua equipe e dos tripulantes que faleceram nesse terrível acidente."
Luiz Inácio Lula da Silva
2 hrs 41 min atrás

A moradora Júlia Nagamine falou à BBC Brasil sobre a queda do jatinho no bairro do Boqueirão, em Santos: "A casa da minha mãe e da minha irmã foi atingida por trás, destruiu tudo, quebrou vidro, caiu o teto, tá tudo em predaços. Parece coisa de cinema, não imaginei que tinha acontecido uma tragédia dessas. Minha mãe e minha irmã estão bem, elas estavam na parte da frente da casa. Você olha pela frente e nem parece que aconteceu nada, mas nos fundos está um desastre."

Foto publicada com a matéria

2 hrs 42 min atrás Renata Mendonça, Enviada especial da BBC Brasil a Santos

Foto mostra casas atingidas por jatinho do candidato Eduardo Campos, em Santos:

Foto publicada com a matéria

2 hrs 53 min atrás

A candidata à vice-presidência Marina Silva alterou sua foto de perfil do Facebook em homenagem ao seu companheiro de chapa, o candidato à presidência Eduardo Campos, que morreu nesta quarta-feira.

Imagem publicada com a matéria

2 hrs 59 min atrás

João Lyra Neto, governador de Pernambuco, deu uma entrevista há poucos minutos sobre a morte de Eduardo Campos: "Eu lamento profundamente a morte dele. Mas que a vida dele sirva de exemplo pra todos nós. Uma vida de muita coragem e de compromisso com o povo de Pernambuco e o povo brasileiro. Ele teve uma trajetória de muitas lutas e vitórias, em defesa do povo, especialmente os mais necessitados."
3 hrs 10 min atrás

Antonio Campos, irmão de Eduardo, disse que ele será enterrado no túmulo do avô dele, Miguel Arraes, no Cemitério de Santo Amaro, em Recife. "Eu falei com ele (Eduardo) às 6h59 da manhã. Ele estava feliz com a participação positiva dele no Jornal Nacional (na véspera)." Antonio disse ainda que o irmão dele morreu lutando pelos seus ideais. "E ele deixa esse legado de luta. Luta pelo povo de Pernambuto e do Brasil."
3 hrs 13 min atrás

O prefeito de Recife, Geraldo Julio, falou sobre a morte de Eduardo Campos: "Um momento de muita dor para todos os brasileiros, pernambucanos. [Eduardo Campos] é uma pessoa muito iluminada, um grande líder político, amigo, pai, irmão. [...] A gente pede a todos que tenham muita fé para que possamos superar esse momento. É uma perda irreparável, um jovem de 49 anos, que fez tanto por tantos pernambucanos e que deixa muita dor, não tem como expressar ou medir."
3 hrs 22 min atrás

Segundo Palumbo, não há informações de moradores entre as vítimas. "Cinco pessoas foram hospitalizadas com ferimentos leves. Elas tiveram muita sorte e não se ferir diante da gravidade do acidente." O capitão do Corpo de Bombeiros disse ainda que as buscas pela caixa preta vão continuar noite afora e que é possível que uma piscina do local seja esvaziada para esse objetivo.
3 hrs 29 min atrás

O capitão do Corpo de Bombeiros, Marcos Palumbo, disse que o foco do trabalho no local do acidente é, primeiro, retirar corpos, localizar a caixa preta e, em seguida, lidar com o risco de desabamento das estruturas das casas da região. "Oito residências foram atingidas e, agora, há cães farejadores ajudando nas buscas por corpos", afirmou Palumbo em entrevista ao vivo à rede Globo News.
3 hrs 36 min atrás

A hashtag #FoiaDilma é um dos trending topics no Twitter brasileiro. Alguns internautas estão dlvulgando teorias conspiratórias, procurando ligar a presidente Dilma Rousseff e o PT à morte do candidato do PSB à presidência do Brasil, Eduardo Campos.

Imagem publicada com a matéria

 

Alguns foram além de até recorreram ao número do PT para tentar dar força à bizarra teoria:

Imagem publicada com a matéria


Mas outros criticam a onda de boatos:

Imagem publicada com a matéria

3 hrs 42 min atrás

A assessora de imprensa da prefeitura de Santos, Patricia Fagueiro, disse à agência de notícias Associated Press que todas as sete pessoas a bordo do avião, incluindo o fotógrafo da campanha, um operador de câmera, um assessor de imprensa e os dois pilotos, morreram no acidente.
3 hrs 46 min atrás

Em um fórum empresarial organizado pela revista Exame na capital paulista, centenas de empresários fizeram um minuto de silêncio em homenagem a Campos. O assessor econômico do candidato, juntamente com ouitros membros da equipe do candidato, saíram apressados do evento ao saber da notícia. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, decidiu cancelar sua participação no fórum. Um assessor de uma organização empresarial disse à repórter Ruth Costas que Campos havia empolgado empresários em seus discursos iniciais de campanha, o que para muitos foi uma surpresa – visto que muitos estavam relutantes em apoiá-lo devido à sua aliança com Marina Silva.
3 hrs 50 min atrás

"É um momento muito triste, disse em São Paulo o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) à repórter Ruth Costas. "Ainda muito moço, juntamente com seu avô, Miguel Arraes, Eduardo lutou muitos pelas eleições diretas no país. Foi um colaborador do governo Lula para a estreita melhoria da qualidade de vida dos brasileiros e para o aperfeiçoamento da democracia. Vinha vivendo um momentio alto da sua vida e da vida do país como um personagem importantíssimo e sendo um dos três principais candidatos à Presidência. É um momento infeliz para o Brasil. Trata-se de uma notícia chocante." Suplicy disse ainda que acredita que Marina Silva tenha todas as condições para liderar a chapa a presidente, substituindo Campos. Tal possibilidade ainda não foi confirmada pelo partido.
3 hrs 51 min atrás

Eduardo Campos está entre os trending topics no Twitter brasileiro:

Imagem publicada com a matéria

4 hrs 28 min atrás

Foto publicada com a matéria

 

A presidente Dilma Rousseff acaba de divulgar uma nota oficial sobre a morte de Eduardo Campos. Confira na íntegra:

"O Brasil inteiro está de luto. Perdemos hoje um grande brasileiro, Eduardo Campos. Perdemos um grande companheiro. Neto de Miguel Arraes, exemplo de democrata para a minha geração, Eduardo foi uma grande liderança política. Desde jovem, lutou o bom combate da política, como deputado federal, ministro e governador de Pernambuco, por duas vezes. Tivemos Eduardo e eu uma longa convivência no governo Lula, nas campanhas de 2006, 2010 e durante o meu governo.

Estivemos juntos, pela última vez, no enterro do nosso querido Ariano Suassuna. Conversamos como amigos. Sempre tivemos claro que nossas eventuais divergências políticas sempre seriam menores que o respeito mútuo característico de nossa convivência.

Foi um pai e marido exemplar. Nesse momento de dor profunda, meus sentimentos estão com Renata, companheira de toda uma vida, e com os seus amados filhos. Estou tristíssima. Minhas condolências aos familiares de todas as vítimas desta tragédia. Decretei luto oficial de 3 dias em homenagem à memória de Eduardo Campos. Determinei a suspensão da minha campanha por 3 dias.

Dilma Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil"
4 hrs 34 min atrás

O presidente do PT, Rui Falcão, acaba de divulgar nota do partido: "O conjunto do Partido dos Trabalhadores manifesta imenso pesar pelo falecimento do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, candidato à Presidência da República pelo PSB, em acidente aéreo ocorrido na manhã desta quarta-feira, 13 de agosto. Em função deste trágico fato, a direção nacional do Partido dos Trabalhadores decidiu cancelar todas as atividades públicas referentes à campanha eleitoral 2014 nas esferas nacional, estadual e municipal, em manifestação de luto com duração de três dias. O PT se solidariza com os familiares, amigos e correligionários de Eduardo Campos neste momento de dor diante de tão grande perda."

Nota PT assinada pelo presidente, Rui Falcão
4 hrs 40 min atrás

Amigo pessoal de Eduardo Campos há mais de 20 anos, o deputado federal Julio Delgado (PSB - MG) confirmou à BBC Brasil a morte do candidato do partido à Presidência da República e disse que não perde apenas um importante colega, mas sim "um irmão".

"A gente se conhecia há mais de 20 anos, eu perco um irmão, um grande amigo. Não tem porque fazer rodeios, a notícia é triste, é terrível, mas é isso mesmo. Estamos muito abalados, muito chocados. Eduardo Campos tinha um futuro brilhante pela frente, muito promissor, e agora tem sua trajetória interrompida dessa forma tão terrível", disse.

Questionado sobre o que a cúpula do PSB e da coligação pretende fazer, Delgado disse que ainda é muito cedo. "Estamos tão transtornados com a notícia ainda, que eu te garanto que ninguém parou
para pensar sobre o que vai acontecer. Ainda é cedo para isso", respondeu.
4 hrs 40 min atrás

Moradores do local da queda do jatinho, em Santos, observam a operação das equipes de resgate.

Foto publicada com a matéria

4 hrs 45 min atrás

Foto publicada com a matéria


Em entrevista ao repórter Luis Barrucho, da BBC Brasil, o professor de Ciências Aeronáuticas da PUC-RS, Hildebrando Hoffmann, afirmou que o mau tempo "dificilmente" teria causado a queda do avião que carregava o ex-governador de Pernambuco e candidato à presidência pelo PSB, Eduardo Campos. O jato caiu em uma área residencial em Santos, litoral de São Paulo, onde Campos participaria de um evento. A aeronave teria arremetido pouco antes de pousar no aeroporto do Guarujá.

Segundo Hoffmann, acidentes envolvendo arremetidas de aviões são “atípicos” e quando ocorrem são causados por 'imperícia' dos pilotos. "Quando o avião está a ponto de aterrissar, encontra-se em uma posição de baixa potência, conhecida como "idle". Se a aeronave precisa arremeter por qualquer motivo, entre elas condições meteorológicas adversas, como o mau tempo, é necessário ganhar potência novamente, empurrando os manetes, e posteriormente colocando o nariz para cima. Caso isso seja feito de maneira brusca, a aeronave pode perder sustentação e cair".

Hoffmann lembrou, no entanto, que é preciso aguardar mais detalhes sobre o acidente, uma vez que há informações de que o jato teria se chocado com um helicóptero antes de cair.
4 hrs 47 min atrás

Veja o que disse Aécio Neves, pelo Facebook:

Imagem publicada com a matéria

4 hrs 53 min atrás

Segundo o PSDB, a agenda do candidato do partido à presidência, Aécio Neves, está cancelada até o fim do dia de hoje.

Imagem publicada com a matéria

5 hrs 6 min atrás

O vice-presidente da República Michel Temer lamentou, em nota, a morte de Eduardo Campos:

Imagem publicada com a matéria

5 hrs 7 min atrás

No último post de sua conta de Facebook, Eduardo Campos destacou entrevista ao Jornal Nacional e frase dita por ele na ocasião: "Não vamos desistir do Brasil".

Imagem publicada com a matéria

5 hrs 12 min atrás

Em um de seus últimos tuítes, Eduardo Campos defendeu novo modelo de política:

Imagem publicada com a matéria

5 hrs 17 min atrás

TV Globo informa que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), acaba de chegar a Santos.
5 hrs 17 min atrás

Fotos da agência de notícias AFP mostram bombeiros trabalhando no local do acidente, em Santos:

Fotos publicadas com a matéria


5 hrs 19 min atrás

Em entrevista à rádio Estadão, o presidente do PSB de São Paulo, Marcio França, disse que Eduardo Campos era "o jovem mais brilhante que a política brasileira produziu nos últimos anos".
Ele afirmou ainda que estão todos "muito tristes" e confirmou que a esposa de Campos está, com os filhos do casal, em Recife.

Perguntado sobre quais seriam as possíveis decisões do partido após a morte do candidato, França respondeu que "ninguém tem cabeça para pensar nisso agora".
5 hrs 22 min atrás

Paulo Maluf lamenta via Twitter:

Imagem publicada com a matéria

5 hrs 30 min atrás

Bombeiros trabalham no local do acidente. Ao menos sete feridos estariam sendo tratados em hospitais de Santos.

Foto publicada com a matéria

5 hrs 32 min atrás

Mais políticos comentam morte do candidato à presidência:

Imagem publicada com a matéria

5 hrs 33 min atrás

Imagem mostra local do acidente em Santos:

Foto publicada com a matéria

5 hrs 33 min atrás

O jornal Estado de S. Paulo afirma que Renata Campos, mulher de Eduardo Campos, se encontra na sua casa no Bairro dos Dois Irmãos em Recife, ao lado dos cinco filhos do casal.
5 hrs 36 min atrás

Marta Suplicy também acaba de comentar a morte:

Imagem publicada com a matéria

5 hrs 38 min atrás

Também no Twitter, Congresso informa que a presidente Dilma Rousseff cancelou entrevistas desta noite na Globo News e no Jornal das Dez após a morte de Eduardo Campos.

5 hrs 40 min atrás

Líder do PSDB diz-se chocado, pelo Twitter, com morte do presidenciável:

Imagem publicada com a matéria

5 hrs 40 min atrás

Presidenciável Luciana Genro, do PSOL, é a primeira a comentar morte de Campos, pelo Twitter:

Imagem publicada com a matéria

5 hrs 43 min atrás

Eduardo Campos participaria hoje de seminário internacional sobre o Porto de Santos.
5 hrs 44 min atrás

A assessoria de comunicação na sede do PSB disse ao canal Globo News que partido ainda aguarda a lista de passageiros do avião e não confirma a presença de familiares do candidato Eduardo Campos.
5 hrs 45 min atrás

Miguel Arraes, avô de Eduardo Campos, também faleceu em um dia 13 de agosto, há 9 anos.
5 hrs 49 min atrás

Nenhum dos presidenciáveis comentou, até agora, queda do avião de Eduardo Campos na cidade de Santos (SP).
5 hrs 50 min atrás

Partido de Marina Silva lamenta morte de Eduardo Campos pelo Twitter:

Imagem publicada com a matéria

5 hrs 53 min atrás

Assessoria do partido informa que a candidata a vice, Marina Silva, não estava no avião.

Foto publicada com a matéria

5 hrs 56 min atrás

Repórter da GloboNews afirma que avião também levava familiares de Eduardo Campos:

Imagem publicada com a matéria

6 hrs 6 min atrás

Alexandre Rande, assessor de Eduardo Campos que participava de um evento na capital paulista, confirmou que o candidato à presidência estava no avião que caiu em Santos, diz a repórter Ruth Costas, que está no evento.
6 hrs 10 min atrás

Nota oficial da FAB sobre queda do avião:

Imagem publicada com a matéria

6 hrs 10 min atrás

Confira na íntegra a nota da Aeronáutica:
O Comando da Aeronáutica informa que nesta quarta-feira (13/08), por volta das 10h, uma aeronave Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, caiu na cidade de Santos, no litoral de São Paulo.

A aeronave decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Guarujá (SP). Quando se preparava para pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave.

A Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os fatores que possam ter contribuído para o acidente.

Brasília, 13 de agosto de 2014.

Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
6 hrs 12 min atrás

De acordo com a Aeronáutica, a aeronave Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, saiu do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Guarujá, em São Paulo. Quando se preparava para pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo. Feridos já estariam sendo tratados em hospitais de Santos.
6 hrs 13 min atrás

Um avião pequeno caiu na manhã desta quarta-feira em Santos, no litoral paulista. Assessores do PSB confirmaram à BBC Brasil que o candidato à presidência Eduardo Campos estava no avião. Bombeiros confirmam sete vítimas no acidedente.
6 hrs 15 min atrás

A rede de televisão Cable News Network (CNN), de Atlanta/EUA, transmitiu, em 13/8/2014, desde Santos, em inglês:

Imagens: fotogramas/site CNN-inglês

Noticiário local, da TV Tribuna, às 19 horas de 13/8/2014:

Veja:

Noticiário noturno local Jornal da Tribuna 2ª edição, da TV Tribuna, às 19h00 de 13 de agosto de 2014 (arquivo em formato MP4 com 41,4 MB, duração de 22'49") - Clique numa das imagens abaixo para obter o vídeo:

Clique na imagem para ver o vídeo em formato MP4

Clique na imagem para ver o vídeo em formato MP4

Clique na imagem para ver o vídeo em formato MP4

Clique na imagem para ver o vídeo em formato MP4

Imagens: captura de tela do site do programa

Leva para a página seguinte da série