Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0451v.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/27/12 23:01:34
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - NATAL
Presépios diferentes: ecológico, em areia...

Nascimento de Cristo é motivo para a cidade se engalanar no fim de cada ano

Leva para a página anterior

Cidade marcada pela presença de povos cristãos desde seu primeiro momento, Santos comemora o período natalino também com presépios originais, considerando os materiais disponíveis e a consciência ambiental. Em 22 de dezembro de 2012, no Diário Oficial de Santos, página 40 (última):

Esculturas de velas e bonecos de neve feitos com garrafas PET enfeitam jardim junto à Lagoa da Saudade

Foto: Marcelo Martins, publicada com a matéria

 

Nova Cintra tem decoração natalina com material reciclável

Um trabalho feito pela comunidade para a comunidade. Foi assim que moradores do Morro da Nova Cintra definiram o trabalho de iluminação que decora a Lagoa da Saudade. Inaugurada na noite de quinta-feira, a decoração foi produzida com material reciclável pelos alunos das oficinas de arte do Centro da Juventude dos Morros.

"Usamos aproximadamente 10 mil garrafas PET para fazer as esculturas. O material veio da própria comunidade que sempre nos ajuda", explicou o artista plástico José Renaldo dos Santos, responsável pela obra. Além da tradicional árvore de Natal, a decoração tem velas gigantes estilizadas, bonecos de neve e anjos.

As peças estão no gramado que circula os quiosques da lagoa. "O trabalho dura meses, mas vale a pena principalmente quando a gente vê as pessoas admirando e fotografando", diz o artista.

O auxiliar de exportação André Luiz, de 29 anos, morador do Morro do Pacheco, elogiou a iniciativa. "Ficou muito bonito, principalmente porque é um trabalho em que a comunidade participa, seja na montagem ou doando as garrafas. É um trabalho que nos orgulha". Após o acionamento das luzes, foi exibido vídeo sobre as etapas da produção.

 

Em 16 de dezembro de 2012, o portal G1/TV Tribuna - Santos e Região informou:

 

Artista trabalha em presépio feito de areia em Santos, SP

Foto: Reprodução/TV Tribuna, publicada com a matéria

 

16/12/2012 07h40 - Atualizado em 16/12/2012 09h00

Artista esculpe presépio de areia e encanta moradores em Santos

Artesão Jair da Silva teve a ideia de montar o presépio em areia.
Trabalho demorou três semanas para ser concluído.

 

Do G1 Santos

A forma de reproduzir o nascimento de Jesus mexe com a imaginação de muita gente na hora de criar presépios. Um artesão de Santos, no litoral de São Paulo, encontrou uma maneira original de dar vida a esses personagens e esculpiu um presépio de areia.

O presépio mostra exatamente os principais personagens que fazem parte do nascimento de Jesus, como conta São Lucas. Ele diz que Maria deu a luz a seu filho primogênito, o envolveu em faixas e o colocou em uma manjedoura. A tradição mostra que no estábulo havia feno e conchos. No meio de tudo isso, Maria, José, o menino Jesus e o burro que transportou a família de Nazaré para Belém.

O artesão Jair Damasceno da Silva teve a ideia de montar o presépio em areia. Ele começou a utilizar a técnica de escultura em areia em 1990. Depois ele começou a participar de eventos e já viajou o mundo todo mostrando a arte. "Todo ano sou convidado para participar de alguns festivais de escultura em areia na Europa", conta ele.

Foto: Reprodução/TV Tribuna, publicada com a matéria

Ele começou esculpindo na madeira. Um quadro inspirado na pintura Santa Ceia, de Leonardo Da Vinci, é uma de suas obras. "Eu aprendi com o meu pai o entalho. Desde criança já fazia trabalho de móveis. Na verdade eu comecei com ele o entalho de móveis e a escultura em areia veio depois", fala.

O presépio de areia foi montado na entrada da igreja Coração de Jesus, em frente a praia da Aparecida, em Santos. Para fazer e manter a escultura foi preciso areia, cola e água. Ele utilizou um borrifador, pincéis e espátulas para dar forma a cada personagem e contornar cada detalhe de sua obra.

"Segundo uma pesquisa, a areia aqui do litoral é uma das melhores do mundo para escultura em areia. Por causa dos grãos, que são finos, ela dá uma consistência melhor no bloco e facilita nos detalhes. Eu usei dois tipos de areia, a da praia e a de construção", disse. Na escultura do José, ele conta que utilizou duas caixas molhadas. "O que dá essa consistência é a água", conta.

Presépio foi montado em igreja próxima à orla da praia

Foto: Reprodução/TV Tribuna, publicada com a matéria

O trabalho impressiona não só pelos detalhes, mas também porque a escultura é toda trabalhada. Ele desenhou pedras no chão, o tronco de uma árvore e uma folha. O trabalho demorou três semanas para ser concluído. As pessoas que passam em frente a igreja ficam encantadas com a obra do escultor. Um exemplo é a diretora de escola Maria Roseli Gerage. "É um trabalho diferenciado dos demais. A gente sempre vê de papel, de madeira, de gesso, mas esse eu nunca tinha visto", diz ela.

Diferente dos presépios que são guardados para o ano seguinte, este vai embora naturalmente como foi criado. Mas o importante é o gesto de Jair, já que cada detalhe da obra conta com a sensibilidade de um artista. “O interessante é que muitas pessoas perguntam porque que o menino não está olhando para Maria. A minha mensagem é que Cristo não veio apenas para a família de José e Maria, e sim para o mundo, para nós todos", conclui.

Presépio feito de areia em Santos, SP

Foto: Reprodução/TV Tribuna, publicada com a matéria

A escultura em areia, o escultor e ainda um trabalho anterior: a Santa Ceia esculpida em madeira

Fotos: captura de tela de reportagem da TV Tribuna/TV Globo/Portal G1

Em 22 de dezembro de 2012, o portal G1/TV Tribuna - Santos e Região informou:

Aposentado monta presépios na garagem há 10 anos

Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1, publicada com a matéria

 

22/12/2012 07h22 - Atualizado em 22/12/2012 07h23

Homem monta presépio ecológico na garagem de casa em Santos

Idoso de 76 anos mantém tradição do presépio há 10 anos.
Banda musical e Papai Noel fizeram parte da inauguração.

 

Anna Gabriela Ribeiro

Do G1 Santos

O aposentado Rubens Gomes, morador de Santos, no litoral de São Paulo, transforma há 10 anos a garagem de casa em uma atração natalina. Todos os anos ele constrói um presépio e, a cada ano, a montagem aumenta cada vez mais. Este ano, ele montou um presépio de aproximadamente 12 m², que reúne todas as noites centenas de vizinhos e curiosos que vêm de outros bairros para apreciar o projeto.

A decoração, que começou com cinco objetos, hoje conta com 210 peças, entre imagens de animais, pessoas e casas, além de 1.500 luzes e canhões com iluminação de LED. Uma das luzes é em formato de estrela, que passeia por todo o presépio como se fosse uma estrela cadente. Mas a principal atração para as crianças é o riacho, que corre com água de verdade e percorre todo o presépio.

O projeto do idoso de 76 anos foi desenvolvido em parceria com o filho, o engenheiro eletricista Rubens Gomes Filho. Eles montam o presépio na porta de casa há 10 anos. Eles contam que a decoração foi aumentando até se tornar gigante. "Isso me dá prazer. O principal objetivo é espalhar o espírito natalino nas pessoas. O trabalho é gratificante. Quero chegar aos 100 anos fazendo presépios", afirma o aposentado.

Presépio fica no bairro Jardim Piratininga, em Santos

Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1, publicada com a matéria

Apesar do riacho com água, bonecos que giram e iluminação constante, Rubens Filho explica que eles têm a preocupação ecológica, por isso fazem questão de adaptar toda a decoração para que fique sustentável. "A água que corre no riacho é recirculada para que não haja desperdício, e também colocamos alvejante para evitar o mosquito da dengue. As luzes são de LED porque são mais econômicas, a grama do presépio é feita por garrafas PET desfiadas, as casinhas são caixas de sapato e caixas de leite. Até caixas de papelão foram cortadas em tiras para montar as cercas", explica Rubens Filho.

Os detalhes foram minuciosamente criados para encantar crianças e adultos, com música natalina, luzes e decoração caprichada. "Virou atração. Todas as noites cerca de 50 pessoas passam por aqui. Na inauguração teve apresentação de banda musical e Papai Noel", diz Rubens.

Foram gastos no projeto aproximadamente R$ 500 e toda a montagem do presépio levou 22 dias para ficar pronta. Segundo o aposentado, a imagem principal, a do menino Jesus, só será exposta na noite de 24 de dezembro. "Tenho que seguir a tradição. Também vou desmontar o presépio em 6 de janeiro, dia de Reis", afirma. O presépio fica na Rua Marino Leite, no bairro Jardim Piratininga, em Santos.

Presépio reúne 210 peças decorativas e 1.500 lâmpadas para iluminação

Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1, publicada com a matéria

Leva para a página seguinte da série