Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0433a.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/15/10 14:27:28
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - BIBLIOTECA - Tropeiro & Capela
Um tropeiro e uma capela (1)

Clique na imagem para voltar ao início do livro

 

Na primeira década do século XVII, um tropeiro santista que transportava cargas entre as vilas de Santos e S. Paulo faleceu num pouso de tropas, no alto da Serra do Mar, e sobre sua sepultura foi colocada uma cruz.

O tempo passou, e nesse local surgiu uma orada, depois um ermida, em seguida uma capela, que ganhou o nome de Santa Cruz e foi consagrada a São Sebastião. Na década de 1980, foi parcialmente demolida, mas, anos depois, resolveu-se restaurá-la pedra por pedra, tornando-a um marco de um tempo glorioso da história nacional.

Um livrete de 16 páginas mais capas - cedido em 2010 a Novo Milênio para reprodução digital, pelo professor de História Francisco Carballa, de Santos, e pela coordenadora pedagógica do projeto de restauro, Sonia Cristina Santos Breyer -, conta essa história de quatro séculos, até os presentes dias:

Leva para a página anterior

Restauração da Capela de Santa Cruz

Leva para a página seguinte da série

Imagem: reprodução parcial da capa do livrete

 

Descrição do projeto

O Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios, que efetuou a restauração da capela de Santa Cruz de Rio Grande da Serra, é um esforço conjunto das prefeituras de Rio Grande da Serra e Santana do Parnaíba com o SESI de Minas Gerais e o Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria Estadual de Turismo.

Imagem incluída na página 3 do livrete

 

Imagem incluída na página 3 do livrete

 

Vista parcial de Rio Grande da Serra, com a capela ao fundo, em 1970

Imagem incluída na página 4 do livrete