Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0428b.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/23/10 13:03:17
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - MAQUETES
Construtores de mundos... em miniatura (1)

Leva para a página anterior

Maquete é a representação realista em escala de grandes estruturas, podendo ser funcional ou não, permitindo admirar o objeto representado - já existente ou a ser criado - de diferentes ângulos e posições, examinando sua interação com o ambiente em que se encontra(rá). Em Santos, diversos profissionais já se dedicaram ou continuam se dedicando a esse ramo da modelagem de estruturas em miniatura, tanto sólida (usando os mais diversos materiais) como virtual (em representações feitas em computador, também com os mais diversos programas). Um deles é Pedrolandi Fernandes Sestari, enfocado nesta matéria do semanário santista Jornal da Orla, na edição impressa e eletrônica de 27 e 28 de junho de 2009:

O Centro Histórico de Santos em maquetes - Enquanto prepara miniaturas de modernos edifícios, o maquetista Pedrolandi Fernandes também se dedica a reproduzir prédios históricos da cidade

Foto: Leandro Amaral, publicada com a matéria, na primeira página da edição

28/06/2009
Cotidiano
História em miniatura

Vitor de Andrade Silva

O santista Pedrolandi Fernandes está dividido entre o passado e o futuro. Nos últimos anos ajudou a erguer muitos dos arranha-céus que pipocaram com o boom imobiliário e que ainda estão modificando a paisagem da cidade. Dentre elas, o Jardins da Grécia, na Ponta da Praia, o futuro hotel Riviera e o Pátio Iporanga, ambos no Gonzaga. Fernandes não é engenheiro tampouco pedreiro. Mas sua profissão requer conhecimentos destas duas áreas, pois envolve tanto cálculos e entendimento de plantas, quanto habilidades manuais - diga-se de passagem, dignas até de um exímio artesão ou artista plástico. Os seus arranha-céus, na verdade, não impressionam pelo tamanho (não ultrapassam dois metros de altura), mas sim pelos detalhes e precisão, que só um maquetista com uma paciência de Jó consegue reproduzir.

Mas, agora, Fernandes está dando prioridade a outras "construções": menores na estatura, porém mais importantes dentro de um contexto histórico. Sua audaciosa ideia é construir diversas maquetes de verdadeiros patrimônios arquitetônicos da cidade, que hoje são considerados pontos turísticos por sua beleza e história. "A proposta é reunir material para montar uma exposição fixa das maquetes. Quem sabe até fazer uma Santos em miniatura? Mas, por enquanto, tenho as fachadas do teatro Guarany e da antiga Estação do Valongo. Agora, pretendo fazer a pinacoteca Benedicto Calixto, o prédio da Prefeitura Municipal e a antiga Bolsa do Café", explica o maquetista.

Amante da cidade que nasceu, Fernandes quer dar um pouco de seu talento e contribuir não só com a preservação da memória da história de Santos, mas também com o seu desenvolvimento. Só que, para isso, ele está buscando informações sobre as plantas das construções e a contribuição da Prefeitura. "Para fazer a maquete da Estação do Valongo tive que tirar mais de 200 fotos da fachada para capturar e reproduzir todos os detalhes da construção, um trabalho que poderia ser poupado. Se eu tiver acesso às plantas desses prédios, facilitará, e muito, o meu trabalho. Há meses solicitei a planta da Pinacoteca, mas ainda não obtive resposta", conta.

A ideia de Fernandes é buscar parcerias para conseguir as plantas e um espaço para expor as miniaturas. "Seria ótimo se fosse firmado um acordo com a Secretaria de Turismo. Se as miniaturas ficarem expostas na própria Estação do Valongo, quem sabe não atrairia ainda mais turistas à nossa cidade?", propõe. "A ajuda de patrocinadores também somaria bastante já que, sem investimentos, será difícil concretizar esse sonho que tenho desde 2004, quando fiz a maquete do Teatro Guarany, hoje exposta no mezanino do prédio da Prodesan", completa.

Serviço:
pedrolandimaquetes@yahoo.com.br 3234-3014 ou 9133-2274.

pedrolandimaquetes@msn.com e http://maquetesdesantos.blogspot.com


FOTOS DE LEANDRO AMARAL, EM GALERIA NO JORNAL DA ORLA:

Fotos: Leandro Amaral, publicadas com a matéria na versão eletrônica

Fotos enviadas para publicação em Novo Milênio por Pedrolandi Sestari, em 22 de agosto de 2009

 

Fotos enviadas para publicação em Novo Milênio por Pedrolandi Sestari, em 5/setembro/2004

 

Clique nesta imagem para obter o vídeo correspondente, em formato MP4
"O telejornal SP Record da TV Record Litoral, de Santos/SP, exibiu neste sábado (22/08/2009) uma matéria sobre os bondes de Santos e seus admiradores. O telejornal teve a apresentação de Vanesca Leite, e a reportagem foi de Sandra Fonseca com imagens de Sérgio Martins e produção de Débora Pedroso."

Vídeo postado no YouTube por Emilio Sergio Pechini em 22 de agosto de 2009. Clique >>aqui<< ou na imagem para obter o arquivo, em formato MP4, com 13,6 MB e 3'43"

Leva para a página seguinte da série