Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0395j.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/11/08 17:53:29
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - GRUTAS
As grutas, em 2008 (G)

Locais estão desaparecendo da cidade...

Leva para a página anterior

Mesmo com toda a religiosidade que marca de diversas formas a vida dos santistas, uma de suas manifestações mais singulares - as grutas devocionais, de origem natural ou especialmente construídas - estão desaparecendo de Santos. Vão sendo demolidas uma a uma, conforme diminuem os devotos do santo homenageado e aumentam as exigências de espaço para construção imobiliária ou expansão das atividades do estabelecimento que as abriga.

Assim, com a saída dos bombeiros de seu Castelinho, desapareceu a gruta de São Sebastião; com o fim da escola Independência, sumiu também a gruta devocional que ali existia. Outras correm também o risco de desaparecer em poucos anos mais, com as transformações rápidas por que passa a cidade. A foto a seguir foi feita especialmente para Novo Milênio, em maio de 2008, pelo professor e pesquisador de História santista, Francisco Carballa:

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SANTOS:

Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, na Santa Casa

Foto feita em maio de 2008 por Francisco Carballa

Já estas fotos foram feitas pelo pesquisador Francisco Carballa em 22 de junho de 2009, mostrando a gruta em homenagem a Santa Isabel criada na Praça João Gomes, situada num pátio interno junto à cantina do hospital:

Fotos feitas em junho de 2009 por Francisco Carballa

Leva para a página seguinte da série