Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0390s.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/08/12 16:44:31
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Crônica policial - 19
Vidente não viu...

... mas a polícia adivinhou!

Leva para a página anterior

Esta história foi noticiada pelo jornal paulistano O Estado de São Paulo, na primeira página da edição de 6 de dezembro de 1896 (Acervo Estadão - ortografia atualizada nesta transcrição):

Imagens: reprodução parcial da pagina com a matéria, no Acervo Digital Estadão

Os Municípios

Santos

Na Rua de Luiza Macuco, à Vila Mathias, mora uma santa mulher que arranja a vidinha por meio da cartomancia.

À volta da casa desta sibila poderosa era um horror de gente todas as noites, principalmente mulheres; umas, porque desconfiavam da fidelidade dos maridos; outras, porque tendo os seus namorados, desejavam saber se a estola dos padres lhes cairia um dia nas mãos trêmulas, ao pronunciar do sagrado conjugo...

E umas davam à espertalhona 2$000, 4$000, 5$000, outras 10$000 e ainda outras 20$000, em troca de conselhos sábios, indicações prudentes, todo um mar de sabedoria.

Vai a polícia e sabe do negócio. Já se vê que a mulherzinha não adivinhou, e grande foi a sua surpresa diante dos agentes que a cercavam com o respeito devido.

Resultado: a feiticeira foi para a cadeia e as ingênuas que constituíam a quase totalidade da clientela ainda agora estão cismando como a tal não adivinhou o triste fim que a esperava...

 Leva para a página seguinte da série