Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0390q.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/31/11 14:27:19
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Crônica policial - 17
Pirata, preso, vai no bonde para a cadeia...

E ainda consegue fugir correndo...

Leva para a página anterior

Imagine a cena: um pirata é preso no porto, levado de bonde para a cadeia, e ainda consegue fugir do policial, sendo detido pela população. Pois foi o que aconteceu em 1930, sendo noticiado pelo jornal paulistano Folha da Manhã, de 23 de julho de 1930, na página 2 (ortografia atualizada nesta transcrição):

"Pirata" que agia a bordo - uma fuga e uma correria pela cidade

Imagem: reprodução da nota original

SANTOS, 22 - A bordo do vapor Madrid, surto no porto, foi preso, hoje, o indivíduo Luiz Parada, que, naquele transatlântico, fora encontrado no camarote de um passageiro, na 1ª classe. Dado o alarme, Luiz Parada fugiu, mas não conseguiu sair de bordo, sendo preso pelo agente Castro, da Polícia Marítima, e que se encontrava de serviço a bordo do Madrid.

Esse agente, segurando Luiz, que já vira sua "parada" perdida, levou-o para o cais, tomando o bonde da linha 19, para o conduzir à central.

Descidos do bonde, o agente conduzia o larápio pela calçada. Luiz, porém, em dado momento, deu forte empurrão no policial, fugindo pela Rua General Câmara. Nessa via pública, porém, estavam os inspetores de segurança Luiz Corrêa e Pinto dos Reis.

Vendo estes a correria, saíram no encalço do gatuno que entrava em uma loja, entrava em outra, surgia em um botequim, continuando, sempre, numa fuga desesperada, até que foi seguro e levado, para a Central, deu o nome errado, mas, pouco depois seu nome exato era conhecido. Confessou o "pirata" que fora a bordo para roubar.

Conduzido para o xadrez, passou antes pelo Gabinete de Identificação.

 Leva para a página seguinte da série