Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0390h.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/01/08 19:51:16
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Crônica policial - 08
Pagou a pimenta com um ovo

Uma história um tanto ardida...

Leva para a página anterior

A história foi publicada no jornal antes mesmo que seu protagonista soubesse do inesperado desfecho do caso, ocorrido quando a pacata cidade, ainda tentando se livrar das marcas da febre amarela e outras epidemias, atravessava a Primeira Guerra Mundial. Assim foi registrado pelo jornal santista A Tribuna, em 17 de julho de 1917 (página 3 - exemplar no acervo do historiador Waldir Rueda - ortografia atualizada nesta transcrição):

Imagem: reprodução da matéria original

Na mesma moeda...

Bebendo a última ginebrita para dormir o sono dos justos, estavam num botequim da Praça José Bonifácio, às 23 horas, o Luiz Velasques e mais o Antonio Carapeto. Num momento de distração do primeiro, o segundo pôs-lhe pimenta moída no copo da brava, de maneira que o outro, ao bebê-la, sentiu tamanha sensação, que, sem dizer palavra, abalou a correr rua afora, a gritar que tinha comido pólvora seca!

Numa farmácia deram-lhe um vomitório que causou bom e prolongado efeito, de maneira que o Luiz, voltando ao botequim, vingou-se do Antonio, pondo-lhe no bolso um ovo de galinha, cru, o qual se desfez, produzindo o efeito que se esperava.

E lá foram os dois, sempre amigos: o Luiz para a Rua Braz Cubas e o Antonio para o bairro do Macuco. Só hoje, porém, é que vai achar o ovo no bolso.

 Leva para a página seguinte da série