Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0390g.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/01/08 19:51:05
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Crônica policial - 07
Dois marinheiros brigões

A história talvez terminasse em outro porto...

Leva para a página anterior

A Primeira Guerra Mundial chegava ao auge, em 1917, e os barcos a vela apenas começavam a se cruzar no porto com as primeiras embarcações a vapor, quando este episódio de briga entre marinheiros foi registrado em Santos pelo jornal santista A Tribuna, em 17 de julho de 1917 (página 4 - exemplar no acervo do historiador Waldir Rueda - ortografia atualizada nesta transcrição):

Imagem: reprodução da matéria original

Um encontro desastroso

Rank Bjonford, puro marujo noruego e gajeiro do mastro grande de uma galera que está ancorada ao largo, vindo ontem pela Rua Xavier da Silveira, metido numa vistosa farpela comprada em Christiania, esbarrou, ao dobrar a esquina da Praça Teles, com o seu patrício Glatz Strampjeld, também marujo, mas de um vapor. Do encontro resultou discussão para os dois, dizendo Rank a Glatz que tratasse de acender os faróis, para enxergar.

- Acenda você os seus! - exclama o Glatz, retrucando. - Se não sabe navegar, aprenda, seu marujo das lagostas!

Nem o Rank esperava por aquela, ao cabo de vinte anos de navegação a vela e com temporais de levar cabrestantes e raposas pela popa fora. E retrucou-lhe também:

- Olha lá, seu marinheiro de fornalhas: veja bem que quando você limpou a primeira vez os tubos da caldeira, já eu arriava joanetes, rizava gáveas (N.E.: rizar é reduzir a área da vela exposta ao vento. Gávea é a vela central num barco com três) e envergava polacas (N.E.: tipo de vela triangular latina, usada durante mau tempo) à fúria dos vendavais. E prepare essa carranca para receber um golpe de mar grosso.

E mal terminava a frase, aplicava tamanho murro na cara do Glatz que este soçobrou ali mesmo na sarjeta. Dois minutos depois andava um soldadinho à procura do Rank, que já ia a meio do estuário à popa do escaler, de vela em cima e amurado por bombordo, com rumo ao portaló da galera.

O Glatz foi à Santa Casa e voltou para bordo com a cabeça arroteada, e à tarde lá estava sobre o castelo de proa do vapor a fazer sinais ameaçadores de vingança contra Rank, que se ria a bom rir empoleirado sobre o guincho da galera.

 Leva para a página seguinte da série