Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0371d.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/25/07 13:05:08
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - PESCA
Pesca santista... profissional (4)

Uma verdadeira operação de guerra, para garantir estoque de peixe para o período de abstinência de carne da Semana Santa católica...
Leva para a página anterior
Publicado pelo jornal santista A Tribuna, em 10 de abril de 1952:
 




Os aspectos e flagrantes acima dão uma idéia exata da azáfama que ia ontem pela Ponta da Praia, e do esforço que está sendo desenvolvido pelas autoridades, pescadores e armadores para assegurar farto abastecimento de pescado, durante os três dias de jejum tradicional. Alguns barcos estavam descarregando, outros aguardando oportunidade de fazê-lo, e outros ainda aprestando-se para se fazer novamente ao mar, a tentar trazer novos contingentes do precioso alimento
Foto publicada com a matéria

Assegurado o abastecimento de peixe para Santos e S. Paulo

Até anteontem, à noite, haviam sido contadas 305 toneladas de pescado - Com os carregamentos chegados ontem, a chegar hoje e amanhã, pela manhã, serão alcançadas quase 500 toneladas - Adquirido pela COFAP o peixe trazido pelo vapor nacional Rio Solimões

Com os elementos de que dispõe, pode-se já afirmar que não faltará peixe em Santos e em S. Paulo. O abastecimento dessas duas grandes cidades já está assegurado pelos carregamentos chegados a o porto e pelos que ainda se esperam até sexta-feira pela manhã.

Embora tardiamente autorizado a providenciar a distribuição do pescado, devido às indecisões dos diversos órgãos que em S. Paulo se julgam com autoridade para intervir no assunto, o encarregado da Inspetoria de Pescado, do Serviço de Caça e Pesca, subordinado à Secretaria da Agricultura, sr. Álvaro da Silva Braga, tomou todas as providências que se tornavam necessárias, esperando-se que se alcance um total de 450 a 500 toneladas.

Se esse serviço tivesse começado a ser feito 15 dias antes, teríamos hoje mais de 800 toneladas, pois nos primeiros dias da semana passada os armadores, devido ao excesso do pescado, não podendo colocá-lo nem em Santos nem em S. Paulo, e não tendo onde armazenar o produto, tiveram de mandar alguns carregamentos para o Rio de Janeiro.

Estoques disponíveis - No ano passado, quando o referido funcionário foi encarregado de organizar esse trabalho com a devida antecedência, conseguiu um estoque de 850 toneladas, podendo fornecer peixe para todo o Estado de S. Paulo, parte do Paraná, Minas, e até para Goiás seguiu peixe de Santos. No entanto, 450 a 500 toneladas darão para abastecer Santos, S. Paulo e grande parte do nosso Estado.

Até ontem à tarde havia cerca de 305 toneladas, sendo 77.700 toneladas (N.E.: SIC - 77,7 t) armazenadas no frigorífico do Matadouro Municipal, e o restante peixe fresco chegado nos dias 6, 7 e 8. Há ainda as descargas de ontem, hoje e amanhã pela manhã, acreditando-se que se alcance a proximidade das 500 toneladas.

Os pescadores e armadores estão colaborando para reforçar as reservas de peixe para os três dias de jejum, tendo-se feito ao mar todos os barcos disponíveis. Alguns que descarregaram ontem voltaram a sair, para regressar hoje, à tarde, ou amanhã, pela manhã, com o peixe que puderem apanhar.

Vendas em Santos - Surgem, entretanto, reclamações contra a tabela em vigor. Acham armadores e pescadores que, sendo ela mais baixa do que a do ano passado, ao passo que todas as despesas de barcos e salários aumentaram, não é animadora nem estimula a trabalhar, havendo ainda a circunstância de em Santos ser a mesma essa tabela, o que não entusiasma os comerciantes a mandar o produto para a capital, a não ser, neste período, a título de colaboração, e, nos períodos normais, somente depois de estar esgotada a capacidade local de consumo.

O prefeito municipal, para facilitar a instalação de postos de distribuição de peixe em todos os pontos desta cidade, permitiu a cobrança de mais um cruzeiro por compra (não por quilo), para que os comerciantes tenham compensadas as despesas de empregados extraordinários para atender às enormes filas de compradores, que assim obterão mais facilidade na aquisição do produto.

Peixe fino - Está ocorrendo uma circunstância, que aliás é natural. A porcentagem de peixe fino é muito reduzida, razão pela qual haverá falta das qualidades geralmente mais procuradas. É que a proporção de peixes de qualidade é de apenas 20%, em cada pescaria, e às vezes mais baixa. O restante, é sardinha e a chamada mistura. Assim, haverá peixe barato em abundância, escasseando porém o mais caro.

Ontem, cerca de 70 tons. - Ontem os barcos de pesca trouxeram 68.737 quilos de peixe, havendo boa porcentagem de peixe considerado de primeira.

Depois de descarregar o produto, os barcos fizeram-se ao mar, aproveitando o seu bom estado, o que vem facilitar enormemente a pesca de peixes de primeira qualidade.

Outros contingentes - Além da produção dos barcos matriculados em Santos, São Paulo contará com um carregamento chegado ontem do Rio Grande do Sul, pelo vapor nacional Rio Solimões, a saber: 3.500 quilos de camarão frescal, 350 caixas de tainhas e 200 caixas de peixes diversos, no total de 28 toneladas. Esse peixe foi adquirido pelo COAP, para ser distribuído em S. Paulo, contribuindo, assim, para melhorar o abastecimento da capital.

A fim de assistir ao desembarque desse produto e enviá-lo para a capital, vieram a Santos, à tarde, os srs. capitão Jaime dos Santos, diretor do Departamento de Policiamento Econômico; capitão Sérvio Rodrigues Caldas, major Elias Gomes da Silva, tenentes Jarbas de Carvalho e José Cerachiari, e dr. Mário Faria Penteado e Silva, este presidente do COAP.

Estiveram a bordo, assistindo ao desembarque do peixe, os srs. Antenor Batista, operoso agente da Caixa de Crédito da Pesca; vereador Benedito Neves Góis e dr. Joaquim Ribeiro de Morais, diretor do Instituto de Pesca Marítima, tendo este examinado o produto, considerando-o ótimo para o consumo.

O peixe foi transportado para a capital em auto-caminhões.

Leva para a página seguinte da série