Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0360m110.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/17/14 22:53:48
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - MONUMENTOS-110
Portal da Lusofonia

Leva para a página anterior
Um monumento diferente, por não homenagear pessoas ou simbolizar acontecimentos históricos, mas tratar de uma comunidade. Assim é o Portal da Lusofonia, situado na Praça Doutor Hipólito do Rego, conforme assim registrou em seu site (consultado em 25/12/2009) o jornal paulistano Mundo Lusíada:

10/AGO/2005

Homenagem aos países de língua portuguesa

Prefeitura de Santos e Elos Internacional edificam o “Portal da Lusofonia”

Monumento foi inaugurado dia 6 de agosto, na Praça Dr. Hipólito do Rego, no bairro do Embaré, em Santos

Foto Antonio Vargas

Santos (SP) – Este Portal, como está intitulado, é uma homenagem do Elos Internacional da Comunidade Lusíada e da Prefeitura Municipal de Santos às Nações que integram o grupo da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - (Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste).

O Monumento foi idealizado pela Presidente do Elos Internacional, Maria Araújo Barros de Sá e Silva, e tomou forma pelas mãos do artista plástico Francisco Teles Barreto. A escultura é composta  por duas colunas retorcidas, divididas em blocos, como se fossem velas de uma embarcação. Em cada bloco está estampada a bandeira de uma nação de língua oficial portuguesa, sendo que, na parte superior das colunas estão a do Brasil, onde o Elos foi fundado e a de Portugal, origem de toda a lusofonia.

Ligando as duas colunas, que representam os Países lusófonos, na parte inferior, está o símbolo do Elismo, que é formado por dois ramos de oliveira, significando a paz, interligados por dois elos de corrente, um verde e amarelo e o outro verde e vermelho, simbolizando a amizade entre Brasil e Portugal.

Em sendo o Elos Internacional uma entidade cultural sem fins lucrativos, a Presidente Maria Araújo diz que não foi fácil conseguir recursos para a realização do projeto. Solicitou patrocínio de alguns empresários da Baixada Santista, dos seguintes setores: Indústria, Comércio, Educação, Financeiro e Imobiliário, sem qualquer sucesso. No entanto, contou com a colaboração de uns poucos amigos que assumiram parte dos custos. São eles: Sociedade Portuguesa de Beneficência; José Joaquim Cordeiro, Ex-Presidente do Elos Clube de São Paulo; Nina Tubino, do Elos Clube de Brasília; Jorge Rangel, Ex-Presidente do Elos Internacional; e José Rodrigues Liberado Junior, da Escola Técnica de Enfermagem Skin Line.

O motivo que levou o Elos a edificar este marco na cidade é para afirmar à população santista que a entidade nasceu em Santos, no dia 8 de agosto de 1959, fundada pelo saudoso Dr. Eduardo Dias Coelho, médico da Beneficência Portuguesa, e tem por objetivos a defesa e a expansão do idioma português, a congregação de valores humanos, a união dos povos, o culto ao lar, o respeito à família, a veneração à Pátria, o amor ao próximo, a dedicação ao trabalho, a honradez e a idoneidade moral, entre outros.

Já na época da inauguração, o Diário Oficial de Santos publicou, na página 3 da edição de 4 de agosto de 2005:

Obras

PMS e Elos Internacional homenageiam países de língua portuguesa

Portal da Lusofonia será inaugurado sábado, no Embaré

A Prefeitura e o Elos Internacional estarão homenageando as oito nações integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com a inauguração, no sábado, do Portal da Lusofonia, instalado na Praça Hipólito do Rego, situada na confluência da Av. Siqueira Campos e Rua Castro Alves, no Embaré.

A escolha da Cidade pelo Elos Internacional da Comunidade Lusíada, para receber tal monumento, deve-se ao fato de a entidade ter surgido em Santos, no dia 8 de agosto de 1959, por iniciativa do médico Eduardo Dias Coelho.

Para a edificação desse marco, onde estão retratados os laços de origem de Portugal, entre Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, a Prefeitura, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Seosp), reformou a Praça Hipólito do Rego. Ao Elos Internacional coube o patrocínio da escultura com o apoio financeiro da Sociedade Portuguesa de Beneficência; de José Joaquim Cordeiro, ex-presidente do Elos Clube de São Paulo; Nina Tubino, do Elos Clube de Brasília; Jorge Rangel, ex-presidente do Elos Internacional e José Rodrigues Liberado Júnior, da Escola Técnica Skin Line.

Idealização - O Portal da Lusofonia foi idealizado pela presidente do Elos Internacional, Maria Araújo Barros de Sá e Silva, e tomou forma pelas mãos do artista plástico Francisco Teles. A escultura é composta por duas colunas retorcidas, divididas em blocos, como se fossem velas de uma embarcação. Em cada bloco está estampada a bandeira de uma nação de língua oficial portuguesa, sendo que, na parte superior das colunas estão a do Brasil, onde o Elos foi fundado, e a de Portugal, origem de toda a lusofonia.

Ligando as duas colunas, que representam os países lusófonos, na parte inferior, está o símbolo do elismo, que é formado por dois ramos de oliveira, significando a paz, interligados por dois elos de corrente, um verde e amarelo e o outro verde e vermelho, simbolizando a amizade entre Brasil e Portugal.

O mesmo Diário Oficial de Santos publicou em 9 de agosto de 2005 (página 6) esta foto-legenda:

PORTAL DA LUSOFONIA - Inaugurado na manhã de sábado, na Praça Dr. Hipólito do Rego (confluência da Av. Siqueira Campos com a R. Castro Alves), no Embaré, o Portal da Lusofonia presta homenagem às oito nações integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). São elas Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades e integrantes do Elos Internacional da Comunidade Lusíada - idealizador da homenagem junto com a Prefeitura - e teve exibição da Banda do CPI-6. Durante o discurso, a presidente do Elos Internacional, Maria Araújo Barros de Sá e Silva, citou trechos da Carta de Princípios Elistas e ressaltou a atenção especial dispensada pela Prefeitura

Foto: Antônio Vargas, publicada com a nota

Detalhes do monumento, em abril de 2011

Fotos: Google Maps/Street View (acesso: 17/9/2014)

Leva para a página seguinte da série

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais