Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0360m022.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/03/14 14:31:25
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - MONUMENTOS-022
Infância de Portinari

Leva para a página anterior
Homenageando o pintor Cândido Portinari, existe na praça do mesmo nome (situada na confluência da Rua João Caetano e avenidas Moura Ribeiro e Pinheiro Machado, no bairro do Marapé), um monumento (em fibra-de-vidro e com 1,80 metro de altura) criado por Serafim Gonzalez e seu filho Daniel Leandro Gonzalez. É "A infância de Portinari", em que uma criança brinca de empinar pipa (também chamada de papagaio), aludindo a uma das fases da obra desse que foi um dos grandes mestres da pintura nacional. O monumento foi colocado naquela praça na década de 1990, durante as obras de sua reurbanização. Este registro fotográfico é de maio de 2007:
 





Fotos: Carlos Pimentel Mendes, em 20 de maio de 2007

Matéria publicada no Diário Oficial de Santos em 29 de julho de 1999 (ano X/nº 2.528):
Desenvolvimento Urbano
Prefeitura homenageia Portinari com monumento no Marapé

Daqui a cerca de 15 dias, mesmo quando não houver vento, um menino vai empinar pipa na Praça Cândido Portinari, no Marapé. É que, naquele logradouro, totalmente reurbanizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (Sedurbam), será inaugurado o monumento Menino empinando pipa, encomendado pela Prefeitura aos escultores santistas Serafim Gonzalez e seu filho, Daniel, que se inspiraram em uma tela do artista que dá nome à praça.

Ontem, o secretário Antonio Carlos Gonçalves, da Sedurbam, visitou a oficina dos Gonzalez, para acertar detalhes sobre a instalação da obra, que ficará sobre uma plataforma construída pela secretaria.

"Com a escultura, vamos ornamentar a praça de forma coerente, relacionando o nome do logradouro ao monumento e, ao mesmo tempo, homenagearemos escultores locais e o grande Portinari", afirmou.

A escultura, em fibra de vidro, já está concluída. Ela tem a aparência do bronze, mas é colorida, para lembrar a intensidade de cores usada por Cândido Portinari em suas telas. Serafim Gonzalez conta que não utilizou modelo vivo, para esculpir o menino, que mede 1,80m de altura, usa suspensórios e traz, no bolso, um estilingue. A pipa flutua no ar, sustentada por um fio de aço, que representa a linha, e os artistas tiveram o cuidado de esculpir a rabiola o mais semelhante possível ao modelo de Portinari. Na base, o monumento exibe uma bola e um peão.

OS ARTISTAS - A arte de Serafim e Daniel pode ser vista em outros pontos da Cidade. É de autoria de Serafim o busto de Zumbi, na Praça Palmares, e de Daniel, as obras que enfeitam o Edifício Golden Tower, na Rua Azevedo Sodré (D.Quixote e Sancho Pança), o Hotel Mendes Plaza (Guitarrista e Mulher com Cabeça de Veado) e a escadaria do Paço Municipal (José Bonifácio).

Cândido Portinari nasceu em Brodowski (Minas Gerais) e se destacou pelos painéis de grandes dimensões e a temática das obras, que quase sempre retratavam a realidade nacional, além de ter sido reconhecido também no exterior: um de seus painéis – Guerra e Paz – decora a sede da Onu, em Nova York.

"Menino empinando pipa" é o tema da escultura que será instalada na Praça Cândido Portinari

Foto: Antônio Vargas, publicada com a matéria

Leva para a página seguinte da série

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais