Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0360m005.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/06/11 09:20:49
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - MONUMENTOS-005
Homenagem ao Descobrimento da América

Leva para a página anterior
Em sua Poliantéia Santista (volume III, publicado pelo autor em 1996, em São Vicente/SP), Fernando Martins Lichti registra:
 


Foto: Carlos Pimentel Mendes, em 8 de junho de 2007

Homenagem ao Descobrimento da América

No belo jardim da praia de Santos, enriquecendo-o, foi construído pela colônia espanhola um grande monumento de exaltação a Cristóvão Colombo, em comemoração do V Centenário do Descobrimento da América.

A coletividade espanhola da Baixada Santista, através de suas entidades representativas - Centro Espanhol e Repatriação, Sociedade de Socorros Mútuos e Beneficente Rosália de Castro, Centro de Estudos Hispânicos e Jabaquara Atlético Clube - formou uma Comissão Organizadora dos Eventos do V Centenário do Descobrimento da América, para comemorar, nesta região, o registro de tão grata efeméride.

O ponto alto dessas comemorações foi a construção de um monumento, doado à cidade, erigido no jardim da praia, na Av. Presidente Wilson, na altura do nº 59 (Rua Olavo Bilac), inaugurado no dia 11 de outubro de 1992.

O projeto foi de autoria do escultor Alfonso Comesãna Hermida (N.E.: informação contestada em 2011 pela Secretaria de Cultura de Santos, que exclui a participação de Alfonso Hermida e atribui a autoria apenas ao escultor Luís Garcia Jorge) e do escultor Luís Garcia Jorge, sendo este também o seu construtor.

Descrição do monumento - Tem uma plataforma de 112 metros quadrados, uma base de 25 metros quadrados e uma altura de 10 metros, sendo assentado o conjunto numa base ovalar de concreto. O monumento projeta no 1º plano a figura de Cristovão Colombo, segurando na mão um mastro em forma de cruz. No fundo figuram duas grandes velas de caravela, tendo ao lado uma coluna com o globo terrestre, coroado com o símbolo do V Centenário. O monumento figura dentre os maiores de Santos.

Também contribuíram para a construção desse monumento: a Prefeitura Municipal de Santos, a Comissão Nacional do V Centenário do Governo Espanhol e a coletividade santista, com apoio do Consulado da Espanha em Santos e o Conselho de Residentes Espanhóis de São Paulo.

A Comissão Organizadora esteve assim constituída: Matias Muñoz Pérez, presidente; Emílio Dominguez Alonso, secretário; Manuel Fernandez Alonso, tesoureiro. Membros: Manuel Rey Carbia, Casto Vicitez Fernandes, Feliciano Alvarez Vasquez, Djalma Fischetti Fernandes, Antônio Galindo Ribas, Alfonso Comesãna Hermida, Manuel Portela Lobato, Manuel Rodriguez y Rodriguez e José Angel Cabal Cabeza.








Fotos: Carlos Pimentel Mendes, em 8 de junho de 2007

Foto: Benê Pontes, publicada no Diário Oficial de Santos em 6 de outubro de 2004, página 5

 

Foto: Antônio Vargas, publicada no Diário Oficial de Santos em 10/outubro/2002, pág. 16 (última)

Leva para a página seguinte da série

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais