Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0359c.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/27/07 20:10:16
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS -
Uma mesquita islâmica... em Santos (1)

Leva para a página anterior
Situada na Avenida Afonso Pena, a Mesquita Islâmica de Santos foi inaugurada em 1985, passando a sediar também a Sociedade Beneficente Islâmica do Litoral Paulista, que desde então vem realizando intenso trabalho cultural e religioso, como explicaram seus representantes, em entrevista especial a Novo Milênio, em 20 de julho de 2007:
 


O diretor Hussein Sayah, Sheick Salah Saad e o presidente da Soc. Islâmica do Litoral Paulista, Salah Mohamad Ali
Foto: Carlos Pimentel Mendes, em 20 de julho de 2007

A mesquita e a comunidade islâmica do Litoral Paulista

Durante três anos, enviado pelo Ministério da Religião do Egito, Sheick Salah Muhy Otman Saad permanece em Santos, para reforçar a pregação islâmica na região, onde chegou em 2006. Não se expressa em português, mas sua mensagem é bem entendida pelos freqüentadores da Mesquita Islâmica de Santos, que todas as sextas-feiras, voltados na direção da cidade sagrada de Meca, fazem as suas orações, acompanhadas também pelo presidente da Sociedade Islâmica do Litoral Paulista, Salah Mohamad Ali, e pelo diretor Hussein Sayah.

A população de origem árabe da Baixada Santista é estimada em 30 mil pessoas, e nos principais dias de oração e nas festividades a mesquita chega a abrigar mais de mil pessoas.

Salah Mohamad Ali explica que a mesquita foi erguida por sua entidade, na Avenida Afonso Pena, para a realização de um amplo trabalho social e religioso: "A atividade religiosa consiste em explicar os pilares da religião islâmica, tanto conversando com as entidades que são afins, como com os estudantes das faculdades e escolas da região. Além disso, promovemos as festas islâmicas durante o ano, sendo as principais as do fim do Ramadan, o Dia do Sacrifício, o Dia do Nascimento de Mohamed, a Viagem Noturna e a Ascensão do Profeta aos Céus".

Nesse trabalho de divulgação da cultura árabe em geral e da religião islâmica, é sempre ressaltado que essa religião, diferentemente de outras, é parte integrante da vida cotidiana das pessoas, não havendo separação entre as atividades: o Alcorão é o código de conduta dos muçulmanos, presente em todos os momentos de sua vida. E a Sociedade Islâmica participa do Grupo Inter-Religioso da Baixada Santista, que tem a finalidade de incentivar o diálogo entre todas as crenças e religiões.

Aulas - Continua o presidente dessa entidade, explicando que esta associação realiza aulas sobre a religião islâmica, abertas ao público em geral, nas terças e sextas-feiras, das 21h00 às 22h30.

As atividades sociais na mesquita compreendem o ensino da língua árabe, com uma escola funcionando às terças e quintas-feiras em dois períodos (19h30 às 21h00 e 21h00 às 22h30), para pessoas até os 15 anos de idade. Futuramente, deverão ser abertas também classes para adultos.


Representantes da comissão feminina da Sociedade Islâmica do Litoral Paulista
Foto: Carlos Pimentel Mendes, em 20 de julho de 2007

A Sociedade Islâmica incentiva a interação com todas as sociedades islâmicas do Brasil e os clubes árabes em geral. Na mesquita, iniciou a fundação de uma biblioteca com livros em árabe, português, espanhol e inglês. Conta com um grupo de pessoas já preparado para fazer palestras sobre a cultura árabe e os preceitos da religião islâmica, que pode ser contatado na própria mesquita, para essas palestras, pelo telefone (13) 3231-6864 (secretaria) e pelo correio eletrônico.

Recentemente, foi ainda criada uma comissão feminina da Sociedade Islâmica do Litoral Paulista, para falar sobre o trabalho das mulheres muçulmanas na educação dos filhos e na construção da sociedade, além de fazer a divulgação da religião islâmica e preparar as festas religiosas e sociais da comunidade.




Sheick Salah Muhy Otman Saad, em sua pregação
Fotos: Carlos Pimentel Mendes, em 20 de julho de 2007

Leva para a página seguinte da série