Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0350a1928d.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/04/14 23:08:10
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - ANÚNCIOS...
Propaganda santista: 1928 (D)

Leva para a página anterior


Companhia Melhoramentos de Vila Balneária - Praia Grande
Publicado no jornal paulistano Folha da Manhã em 16 de setembro de 1928 - página 3

 

A Companhia Melhoramentos de Vila Balneária e o progresso da Praia Grande - Santos

A reportagem que vimos fazendo sobre terrenos a prestações tem despertado um interesse muito maior do que esperávamos.

Para tal tem concorrido, de maneira decisiva, a lealdade com que nos temos conduzido nesse trabalho, feito com a máxima isenção de ânimo, dispostos, como nos achamos, a prestar ao público um serviço útil.

Aliás - devemos confessar - o nosso trabalho tem sido grandemente facilitado pela boa vontade que deparamos da parte das mais conceituadas empresas vendedoras de terrenos a prestações, que não nos têm negado as informações necessárias, indo algumas ao extremo de nos facilitarem a visita às suas propriedades, para podermos conhecer de visu a beleza do sítio e os melhoramentos levados a efeito.

Foi o que se deu com a Companhia Melhoramentos de Vila Balneária, com sede nesta Capital, à Rua Líbero Badaró, 10, sobrado, 2º andar, salas 11 e 12, telefone 2-6217, cujo gerente, sr. Mário Bandeira, teve a nímia gentileza de nos acompanhar, pessoalmente, no domingo último, a um passeio de automóvel até à Praia Grande, em Santos, onde estão localizados os terrenos que aquela Companhia está vendendo a prestações.

Muito se tem dito da beleza e majestade das demais praias de Santos, mas nada lhe fica a dever, indubitavelmente, a lindíssima Praia Grande, retalho maravilhoso do nosso surpreendente torrão em que a natureza foi pródiga de encantos e de salutares delícias, e ainda considerada como uma das melhores pela sua amplitude, limpeza, brando declive e segurança das suas águas.

Clima reconfortante, bafejado pelas auras marítimas, o da Praia Grande é de uma imensidade insuperável, delicioso e saudável como poucos.

Fundada e dirigida por um brilhante grupo de homens da mais sólida reputação em nossos meios comerciais, aquela Companhia adquiriu uma vasta extensão de terras, naquele formoso recanto do nosso litoral, distante apenas 20 quilômetros do centro da cidade de Santos e, não contente de para ali atrair inúmeros compradores, está trabalhando fortemente a fim de obter para a Vila Balneária vários melhoramentos de grande valor, como seja: construção de escritório e residência para administração, armazém, farmácia e um bem montado bar-restaurante, além da estação ferroviária Vila Balneária, já aberta ao tráfego público em 7 de fevereiro deste ano, pela Estrada de Ferro Santos-Juquiá (Estrada de Ferro Sorocabana), cuja construção foi feita ao centro dos terrenos da citada Vila e numa distância de 500 metros do mar.

Além das paradas dos trens diários e dos subúrbios, estes últimos a serem inaugurados em breve, é a estação Vila Balneária beneficiada com o encruzamento dos trens de passageiros procedentes de Santos-Juquiá e vice-versa, e proximamente pelos trens do ramal de Mayrink a Santos, o que representa um grandioso benefício para os futuros moradores daquela encantadora Vila.

Iniciada, já há tempos, a venda dos primeiros lotes de terrenos, foi tal a procura por parte dos compradores, que em pouco foi inteiramente vendida a primeira parte da Vila Balneária, restando, apenas, agora, cerca de 500 lotes da outra área, a ser vendida.

Explica-se esse sucesso nos negócios da Companhia Melhoramentos de Vila Balneária pela modicidade dos preços cobrados pelos lotes, pagáveis suavemente em quotas mensais, sem juros, e mais ainda pela excelente qualidade dos terrenos, altos e secos, totalmente arruados e nivelados, saneados, abundância de ótimas águas potáveis de serra, e vizinhança com um centro de grande importância como Santos, com o qual se comunica por ferrovia e por magníficas estradas de rodagem.

Ajunta-se a isso a ótima ideia da Companhia Melhoramentos de Vila Balneária, a qual está em condições de ajudar e favorecer as construções, a fim de tornar mais rápido o desenvolvimento da zona, desenvolvimento este que se prenuncia surpreendente.

A vida ali estua a plenos pulmões, não há dúvida de que a Vila Balneária se torne dentro em pouco um centro de grande animação, graças à iniciativa poderosa das pessoas que se interessam pelo seu dsenvolvimento.

O Conselho Administrativo da Companhia Melhoramentos de Vila Balneária, constituída com o capital inteiramente retido de mil contos de reis, está assim composta: presidente, sr. Antonio Palmieri, diretor do Banco do Comércio e Indústria de São Paulo e Banco do Estado de São Paulo; vice-presidente, dr. Sylvio de Campos, advogado; diretores, sr. cav. Luiz Favilla, capitalista; Creso Miranda, subdiretor do Banco do Comércio e Indústria de São Paulo; Duilio Frugoli, sócio da firma Irmãos Frugoli & Cia.; Angelo Ricco e Equilio Ricco, sócios da firma Ricco & Cia.

Esses nomes constituem, por si sós, garantia segura da seriedade da Companhia Melhoramentos de Vila Balneária.

É, como se vê, uma organização perfeitamente sólida e incapaz de manobras pouco lícitas para ilaquear a boa-fé dos seus clientes.

O sr. Mário Bandeira, cavalheiro distintíssimo e amável, a quem devemos muitas gentilezas e as informações que foram registradas, é o gerente geral da Companhia, um dos seus mais dedicados colaboradores

A ele se deve, sem dúvida alguma, grande parte da prosperidade e do conceito da Companhia Melhoramentos de Vila Balneária.

(Transcrito da A Folha da Manhã, de 22 de março de 1928).

A Vila Balneária é a única que possui estação ferroviária na incomparável Praia Grande, servida por trens diários. Vide horários publicados nas guias de Estrada de Ferro.

Em breve publicaremos a relação do avultado número de compradores de terrenos em Vila Balneária.


Vista panorâmica da Vila Balneária

Imagem publicada com o texto

 


Estação Vila Balneária - Praia Grande

Imagem publicada com o texto

N. E.: A Vila Balneária passou a fazer parte dos bairros Solemar e Real

Leva para a página seguinte da série