Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0348a.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/13/06 19:24:09
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Religiosos santistas -  [1]
D. Lara, o primeiro bispo de Santos

Chegada ocorreu em 18 de abril de 1925

Leva para a página anterior

Matéria publicada no jornal santista A Tribuna , em um sábado, 18 de abril de 1925, na página 2:


Imagem: reprodução parcial da matéria original

Bispado de Santos

Chega, hoje, a esta cidade, d. José Maria Parreira Lara

O espírito profundamente religioso do povo desta cidade receberá com demonstrações de júbilo a chegada de seu primeiro bispo, d. José Parreira Lara.

Circunscrição populosa, cheia de espírito cristão, manifestado em inúmeras criações e instituições religiosas de caridade e auxílio, Santos não deixa de tributar ao dignitário eclesiástico profunda e sincera homenagem. O espírito católico é uma das mais respeitáveis forças que hão trazido, desde a fundação dos primeiros colégios dos jesuítas até a época presente, unido, coeso e uno, o espírito brasileiro, acalentando as nossas esperanças, fazendo, num lapso de tempo relativamente reduzido, um povo trabalhador, de alma branda, honesta, que acredita na eficiência dos bons costumes e na educação baseada nos princípios cristãos.

A história eclesiástica, no Brasil, assinala nomes que não podem ser esquecidos no cômputo geral e cronológico de nossos valores. Quer na ciência, ou nas artes, quer no difícil mister da educação ou nas obras pias, a Igreja Católica tem contribuído poderosamente para o progresso que desfrutamos hoje.

D. José Maria Parreira Lara será o depositário e continuador do passado de beleza e abnegação de que se ufana justamente a Igreja católica no Brasil.

A indicação do nome de s. exa. Para o primeiro bispado de Santos, recaindo na figura de um sacerdote compenetrado de seus misteres de pastor de almas, e o seu passado, que nada mais é do que uma sucessão ininterrupta de benefícios às ovelhas que apascenta, é uma dádiva oportuna feita a Santos pela mão generosa do Sumo Pontífice.

O clero santista, representado pelos padres seculares e pelos religiosos das ordens monásticas que têm conventos nesta cidade, recebe com satisfação a nova autoridade eclesiástica, que traz para nosso meio o prestígio de um nome conceituado e respeitável e uma soma de serviços reais e valiosos aos fiéis entregues aos cuidados espirituais de sua exa.

O povo, em sua grande maioria católico, saberá continuar as tradições de bondade, generosidade e gratidão, seguindo os exemplos vivos de caráter superior e coração nobre, que constituem  os pontos de apoio da vida religiosa de d. José Maria Parreira Lara.

 * * *

Chegará hoje, pelas 17 horas, a esta cidade, o exmo. sr. d. José Maria Parreira Lara, primeiro bispo desta diocese. Sua excia. será recebido, na estação, pelas comissões da Câmara Municipal, do Patrimônio do bispado, pelos representantes de todas as associações religiosas (sem distintivos), corpo consular, militares de mar e terra, funcionários públicos, membros do alto comércio, associações leigas, instrutivas, beneficentes, operariado e povo, tocando a banda municipal, nessa ocasião, o hino pontifício.

No momento em que o trem especial chegar à estação, estrugirá, no Monte Serrat, uma salva de 21 tiros, apitando, imediatamente, todos os vapores surtos no porto, tanto nacionais como estrangeiros, bem como as fábricas e demais empresas, repicando, ainda, festivamente, todos os sinos da cidade, até a entrada de sua excia. na Catedral.

Da estação, irá o exmo. sr. bispo à Matriz de Santo Antonio do Valongo, onde já deverão estar presentes todas as irmandades e associações católicas de todas as paróquias da cidade, revestidas de suas insígnias e cruzes alçadas. Nessa igreja, sua excia. tomará os paramentos pontificais e, processionalmente, seguirá para a Catedral, sob o pálio, pelo seguinte itinerário: Rua do Comércio, Largo do Rosário, Ruas do Rosário e Senador Feijó, Praça José Bonifácio e Catedral, onde haverá soleníssimo Te Deum, sermão de saudação e bênção pontifical.

Terminadas as cerimônias do ritual, seguirá sua excia., a pé, pela Rua Senador Feijó e Praça da República, para o Convento do Carmo, acompanhado de todo o povo, e, aí, receberá uma grande manifestação popular, falando, na ocasião, em nome de todos os católicos do novo bispo, o ilustre dr. Freitas Guimarães, prior da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo. Todos os alunos dos colégios, associações pias e grupos escolares deverão ficar postados, com seus respectivos estandartes e distintivos, nos passeios das ruas do itinerário, se for possível na extensão de todo o trajeto, para maior realce da recepção.

Todas as bandas de música tomarão parte no cortejo. A comissão dos festejos, por nosso intermédio, reitera, com insistência, o pedido já feito para que o comércio em geral, bancos, companhias de vapores, associações instrutivas, esportivas, pias e religiosas, consulados, repartições públicas federais, estaduais e municipais, colégios e quartéis, embandeirem seus estabelecimentos, durante os dias de hoje e amanhã, bem como encerrem o expediente de seus trabalhos às 13 horas, de acordo com a semana inglesa, para que os seus auxiliares possam comparecer, emprestando todos o maior realce à referida recepção.

A mesma Comissão solicita ainda que todos os estabelecimentos fabris secundem, às 17 horas, os apitos de todos os vapores, os quais, de acordo com o que já ficou resolvido pelo Centro de Navegação Transatlântica, deverão também achar-se embandeirados em arco, desde cedo, assim continuando no dia seguinte.

Para que se não verifiquem naturais atropelos, a Comissão roga ao povo católico desta cidade que se coloque, na procissão, atrás do pálio, deixando, assim, bem livres os passeios do itinerário, para serem ocupados pelos alunos, grupos escolares, asilos e catecismos. Espera ainda a comissão, para maior brilhantismo das festas, que as exmas. famílias católicas adornem as frentes de suas casas e espalhem flores nas ruas. De ordem do sr. arcebispo metropolitano, todos os sinos desta cidade repicarão, festivamente, ao alvorecer, ao meio dia e às Ave Marias, nos dias de hoje e amanhã.

Amanhã, às 7½ horas, o exmo. sr. bispo celebrará, na Catedral, sua primeira missa, devendo comparecer à mesma, fazendo a sagrada comunhão por sua excia., todas as ordens terceiras, confrarias, irmandades, associações religiosas e instrutivas, catecismos e colégios, todos devidamente revestidos de suas respectivas insígnias.


S. Exa. Revma., d. José Maria Parreira Lara, primeiro bispo de Santos
Foto publicada com a matéria

O trânsito de veículos – A Delegacia Regional de Polícia, a fim de que a imponente procissão desta tarde, por ocasião da chegada de d. Lara, não seja perturbada pelo movimento de automóveis, tomou, a propósito, as devidas providências, estabelecendo medidas que não permitirão aquele fato.

Assim, nas ruas marcadas para a passagem do grande cortejo, não trafegarão, durante a procissão, automóveis.

A polícia também tomou ouras medidas, não só em relação aos veículos, como aos pedestres, durante a passagem, nas ruas do itinerário, da procissão de hoje à tarde.

A representação da Municipalidade – Conforme foi resolvido, há tempos, por indicação do sr. comendador Alfaya Rodrigues, a Municipalidade será representada, à chegada do ilustre prelado, pelos vereadores srs. comendador João Manuel Alfaya Rodrigues, Benedicto Pinheiro e coronel Manuel Ribeiro de Azevedo Sodré.

O sr. Arnaldo Ferreira de Aguiar, vice-prefeito, em exercício, também comparecerá à chegada de d. José Maria.


S. Santidade, o papa Pio XI
Foto publicada com a matéria

O almoço de amanhã, no Club da Bolsa, oferecido pela Municipalidade – Amanhã, às 12 horas, a Municipalidade oferecerá ao exmo. d. José Maria um grande almoço, que se realizará no Club da Bolsa.

Para essa homenagem ao bispo de Santos, os srs. dr. B. de Moura Ribeiro, presidente da Câmara, e Arnaldo Ferreira de Aguiar, vice-prefeito municipal, em exercício, expediram convites às autoridades locais, clero, pessoas gradas e representantes da imprensa.

* * *

Comemorando a chegada do sr. Bispo, circulará, hoje, em caráter de poliantéia, um número especial do O Vigilante, órgão do Centro Católico, que trará, além de bem escolhida colaboração, ótima reportagem e clichês sobre a sagração de sua excia. cada número avulso custará 2$000.


D. Duarte Leopoldo e Silva, arcebispo de S. Paulo
Foto publicada com a matéria

Leva para a página seguinte da série