Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0346k.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/22/10 12:01:23
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Árvores
Arborização em Santos (11)

Novas árvores na cidade...
Leva para a página anterior
Matéria divulgada em 15 de março de 2010 pelo jornal santista A Tribuna, nas páginas A-1 (primeira) e A-4:
 


BOOM VERDE - A expansão imobiliária em Santos não trouxe só arranha-céus para a concorrida área urbana. Com a matemática que exige cinco árvores plantadas para cada uma arrancada, a Cidade ganhou, nos últimos três anos, 6.535 unidades, todas de espécies nativas como ipês, quaresmeiras, bauhinias e manacás

Foto: Rogério Soares, publicada com a matéria

MEIO-AMBIENTE

Em três anos, Santos ganha mais de 6 mil árvores novas

Cinco mudas são plantadas para cada árvore removida na Cidade

Da Redação

Nem só de grandes torres "brotando" da terra em direção ao céu vive Santos. Na cidade que experimentou, nos últimos anos, o sabor do boom imobiliário, também são plantadas mudas de árvores. Para se ter idéia, o Município ganhou nos últimos três anos 6.535 árvores novas. As espécies nativas, como ipês, quaresmeiras, bauhinias e manacás, foram priorizadas.

Além do plantio que a Prefeitura realiza permanentemente, uma parte dessas mudas é resultado do chamado ato compensatório. Ou seja, quando uma empresa solicita a remoção de árvores para a realização de obras, é obrigada a compensar a vegetação sacrificada.

E foi justamente o crescimento da construção civil em Santos que fez a Secretaria de Meio Ambiente mudar a forma de calcular essa compensação.

Antes, segundo o engenheiro agrônomo João Luiz Cirilo Fernandes Wendler, que é chefe do Departamento de Parques e Áreas Verdes do Município, a matemática para os atos compensatórios era uma árvore removida sendo igual a uma árvore plantada. Agora a proporção é bem diferente. Para cada árvore removida, cinco são plantadas.

"Com esse boom imobiliário e o aumento dos pedidos de remoção de árvores, a gente foi conversar com as construtoras para não perder massa verde". Assim, esse novo cálculo passou a ser utilizado pela Cidade há cerca de dois anos.

As empresas solicitam a remoção das árvores através de processos previamente autorizados pelo setor responsável por obras particulares. Cabe ao departamento de Áreas Verdes vistoriar o local para verificar a real necessidade da retirada e a possibilidade de que seja plantada no mesmo local ou o mais próximo possível.

Caso isso não seja viável, é feita então a proposta de compensação em função do valor ambiental das árvores (porte, idade e espécie).

Como exemplos recentes de compensação, a Secretaria de Meio Ambiente citou um prédio que está sendo construído no José Menino e que resultou na doação de 100 mudas de árvores para a Cidade. Uma outra construção na Avenida Francisco Glicério gerou mais 30 mudas de árvores.

Um outro exemplo de arborização que ainda não está definido envolve a Codesp. Por conta da construção da Avenida Perimetral, conforme o Departamento de Áreas Verdes, há previsão de plantio de 500 árvores.

SOLICITAÇÕES

Os munícipes podem solicitar o plantio de árvores em suas ruas e calçadas através da Ouvidoria Pública, pelo telefone 0800-112056. Antes de plantar qualquer árvore, é bom consultar o Departamento de Áreas Verdes para evitar espécies inadequadas

 

Como funciona - É o Código de Posturas do Município (Lei 3.531/1968), com nova redação dada pela Lei Complementar 172/1995, que prevê poda, corte, remoção ou sacrifício de árvores, mediante autorização da Prefeitura.

Na compensação, as espécies são plantadas no mesmo local quando há espaço disponível no passeio. Caso contrário, as mudas são entregues no Departamento de Áreas Verdes para serem distribuídas pela Cidade.

Para isso, a Prefeitura mantém atualizada a relação de locais disponíveis para plantio, resultados de quedas de árvores, solicitação de munícipes e vistorias.

As espécies são definidas conforme alguns fatores como, por exemplo, a largura da calçada e a localização das redes elétrica e de água. Para facilitar o manejo, a Secretaria de Meio Ambiente procura manter espécies iguais na mesma rua.

Todo o serviço é realizado por uma empresa terceirizada. Este ano, novos plantios começarão assim que o processo de licitação para contratar uma nova empresa for concluído.


Ipês estão entre as espécies priorizadas no plantio de novas mudas

Foto: Rogério Soares, publicada com a matéria

Leva para a página seguinte da série