Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0346a.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/03/10 16:52:30
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Árvores
Arborização em Santos (1)

Os vários tipos de plantas e árvores da cidade ao longo do tempo
Leva para a página anterior
As espécies usadas na arborização santista são o tema de um site especial da Prefeitura de Santos na Internet (consulta em 4/7/2010):
 


Imagem: captura de tela, página principal do site especial da Prefeitura (consulta em 4/7/2010)

Cuidando das nossas árvores

A presença de árvores na cidade está condicionada à realização de um manejo adequado da vegetação arbórea com a urbanização das cidades. Influenciam seu crescimento: o trânsito de pedestres na calçada, tráfego de veículos nas pistas, redes aéreas de telefonia e eletricidade, fachadas e marquises, sinalização de trânsito, iluminação pública e redes subterrâneas constituídas de canalizações e caixas.

Para garantir este convívio, a Prefeitura de Santos, por meio da Semam (Secretaria de Meio Ambiente), que coordena o Depav (Departamento de Parques e Áreas Verdes), realiza a manutenção da arborização urbana, seguindo critérios técnicos, de acordo com a avaliação e acompanhamento de profissionais especializados. Este manejo envolve a poda de copa e raízes, além da substituição do vegetal, se houver necessidade.

O período apropriado para a poda de árvores se estende de abril a outubro, quando as chuvas diminuem e as árvores apresentam menor crescimento vegetativo. Em função desses fatores e de critérios, como espécie existente na rua, tempo da última intervenção e número de solicitações para a via, é feita a programação mensal de podas, sempre priorizando ruas inteiras.

Fora deste período são feitos atendimentos emergenciais, podas de limpeza e de segurança. Os serviços de poda sempre são realizados em parceria com a CET, para a reserva de vagas, e com a CPFL, para livrar a árvore da fiação elétrica. No entanto, a programação pode ser alterada por questões técnicas e operacionais ou condições climáticas desfavoráveis, como por exemplo, a ocorrência de chuvas intensas.


Arborização em Santos
Imagem: montagem com fotos publicadas com a matéria

Perguntas freqüentes

Por que algumas espécies têm um sistema de poda mais intenso que outros?
A poda é determinada de acordo com a característica de cada espécie. Os critérios vão desde o crescimento vegetativo, mais rápido ou mais lento, até o local em que a árvore está, próximo ou distante a um posteamento da rede elétrica.

Qual o critério para a realização de podas?
As podas são feitas periodicamente, de acordo com o planejamento arbóreo, com um mapeamento de espécies nas ruas. Espécies que crescem mais rápido têm um retorno mais rápido.

Como faço para solicitar o plantio de uma árvore em frente à minha casa?
Há duas maneiras. Telefonando gratuitamente para a Ouvidoria Pública Municipal, pelo 0800-112056, ou indo diretamente ao Jardim Botânico Chico Mendes (Rua João Fracarolli, s/n.º) e participando do Programa Voluntário de Plantio, em que é feita essa solicitação e são indicadas as melhores espécies, após a avaliação técnica dos engenheiros agrônomos da prefeitura.


Plantas santistas
Imagem: montagem com fotos publicadas com a matéria

Do Jardim Botânico para as ruas da cidade

Além das mais de 300 espécimes registradas das coleções botânicas, o que equivale a milhares de plantas, o Jardim Botânico Chico Mendes mantém um criadouro para incentivar, nos espaços públicos, o cultivo de exemplares ornamentais.

No local, são mais de 30 espécies, que passam por diversos procedimentos, como o cultivo em sacos plásticos, na primeira etapa, e, depois, o crescimento em canteiros.

Lá, as plantas são regadas por um caminhão-pipa, tomam sol e chuva, até criarem raiz, ficarem mais fortes e serem levadas para o habitat definitivo, como praças, escolas, jardins e outros lugares.

Entre muita clorofila e flores de várias tonalidades, destacam-se os lírios, os ipês, as onze horas (que desabrocham flores nesse período e depois se fecham), periquitos bambus, entre tantas outras nas mais de mil mudas cultivadas.

Ao todo, dez funcionários estão envolvidos nessa ação. O resultado de tudo isso pode ser conferido nas ruas e praças da cidade.


Jardim Botânico Chico Mendes
Imagem: montagem com fotos publicadas com a matéria

As árvores no maior jardim de praia do mundo

Consagrada pelo Guiness Book como a detentora do maior Jardim de Praia do mundo, a orla santista conta com gramados e alamedas de palmeiras, além de 19 espécies de arbustos isolados. Ao todo, são 5.335 metros de comprimento, largura entre 45 e 50 metros e 218.800 metros quadrados de área, em toda a faixa de areia.

São 719 canteiros, e os que recebem primeiro o vento sul têm espécies mais resistentes, que formam uma barreira que protege os canteiros internos. Neles, há 77 espécies, sendo que se destacam nessa paisagem os biris vermelhos (Canna indica), crisântemos brancos, amarelos e mesclados (Crysanthemum sp), lírios amarelos (Hemerocalis flava) e brancos (Spathiphiphyllum sp).

Ao todo, de acordo com levantamento botânico, são 1.746 árvores, sendo 943 palmeiras de pequeno e médio porte, de 21 espécies diferentes. Das outras 803 árvores restantes, os chapéus-de-sol (Terminalia catappa) são responsáveis por mais de 90%.

Idealizado pelo engenheiro Saturnino de Brito em 1914, o jardim da orla santista começou a tomar corpo em 1920, próximo aos hotéis tradicionais da cidade. Movimento encabeçado pelo poeta Vicente de Carvalho e o prefeito da época, Joaquim Montenegro, conseguiu a cessão da área para o município, em 1922.


Praias santistas
Imagem: montagem com fotos publicadas com a matéria

Selo Verde e Azul

Santos recebeu em 31 de março de 2010 a certificação como Município Verde Azul, conferida pelo governo do Estado.

O reconhecimento foi conquistado graças às ações, projetos e programas desenvolvidos pela prefeitura visando a qualidade ambiental.

A certificação resultará na destinação de recursos estaduais para o município investir na consolidação de projetos ambientais estratégicos. O projeto, instituído em 2007, visa a gestão compartilhada com as cidades na obtenção de resultados efetivos de preservação e recuperação ambiental.

Entre as 10 diretivas avaliadas, Santos obteve a nota máxima (10) em quatro: Educação ambiental, Conselho ambiental, Estrutura ambiental e Uso da água.

No primeiro quesito, a cidade foi reconhecida por ter uma lei de educação ambiental transversal nas escolas municipais; capacitar agentes multiplicadores; e criar salas verdes (Jardim Botânico e Área Continental) e centros educativos (no Orquidário e no Aquário).

Santos também desenvolve um programa de ecoturismo e participa do projeto Criança Ecológica. (Saiba mais)

As árvores

Muitos são os benefícios que as árvores trazem ao meio ambiente. Afinal, elas produzem sombra, reduzem a temperatura e a poluição urbana, amenizam a poluição sonora, liberam oxigênio na atmosfera, aumentam a umidade do ar, absorvem o gás carbônico e minimizam, assim, o aquecimento causado por gases do efeito estufa.

Tendo em vista que as cidades são ambientes muito alterados em função da interferência do homem, a presença de vegetação arbórea é fundamental, uma vez que traz qualidade de vida aos seus habitantes.

A boa arborização garante a estabilidade microclimática, melhora as condições de uso do solo, promove a sustentabilidade ambiental e deixa mais bonita a paisagem das cidades.

As árvores, além de servirem de abrigo para a avifauna, também contribuem para o equilíbrio psicossocial do homem, que tem mais oportunidade de se aproximar com o seu meio natural.

Veja as principais espécies encontradas em Santos:

(clique nas imagens para ir às páginas correspondentes)

Clique na imagem para ir à página Clique na imagem para ir à página Clique na imagem para ir à página
Clique para ir à página Clique para ir à página Clique para ir à página
Clique na imagem para ir à página Clique na imagem para ir à página Clique na imagem para ir à página
Clique para ir à página Clique para ir à página Clique para ir à página
Clique na imagem para ir à página Clique na imagem para ir à página Clique na imagem para ir à página
Clique para ir à página Clique para ir à página Clique para ir à página
Clique na imagem para ir à página Clique na imagem para ir à página Clique na imagem para ir à página
Clique para ir à página Clique para ir à página Clique para ir à página
Clique na imagem para ir à página Clique na imagem para ir à página Clique na imagem para ir à página
Clique para ir à página Clique para ir à página Clique para ir à página
Leva para a página seguinte da série