Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0343e.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/28/13 22:42:38
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Trabalho
Sindicalismo santista (5)

As muitas entidades sindicais que atuam em Santos
Leva para a página anterior
Matéria publicada no jornal santista A Tribuna em 22 de janeiro de 2011, na página A-7:
 


Foto da 1ª diretoria do Sindicato do Comércio Varejista, em 1931
Foto: divulgação, publicada com a matéria

Sindicato comemora 80 anos

Da Redação

O dia 22 de janeiro é histórico para o Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista (SCVBS). Hoje, a entidade, fundada em 1931, completa 80 anos de luta em defesa dos lojistas. São cerca de 1.200 estabelecimentos nos nove municípios da região, que tem no comércio o seu mais forte empregador.

Segundo o presidente da entidade Alberto Weberm
an, de 71 anos, é motivo de orgulho a comemoração de oito décadas de existência. Desde a fundação, o sindicato é dirigido por empresários que, de forma voluntária, buscam as soluções mais adequadas para atender com eficiência aos associados e representados.

Esse é o caso do próprio Weberman. Desde que começ
ou a trabalhar no comércio de móveis, há 60 anos, é associado ao sindicato e sempre esteve em cargo diretivo. "Está no sangue. Sempre gostei de atuar em defesa do comércio".

Apesar das dificuldades, como alta c
arga tributária e elevadas taxas de cartões de crédito, Weberman diz que o SCVBS vem contribuindo para o desenvolvimento do comércio da região, com formas de incentivos, sempre visando o incremento das atividades empresarial e econômica.

Com sede na Avenida Ana Costa, 25, o SCVBS é atualme
nte o quinto maior sindicato do comércio em número de prestação de serviços. Para assegurar o pleno funcionamento, o sindicato ainda mantém em seus quadros 50 funcionários.

A entidade teve vários momentos imp
ortantes em sua trajetória desde a sua fundação, por Mário Pavão e Eloy Peres Vargas. Uma delas foi em 1959 quando ocorreu a implantação do Serviço de Proteção ao Crédito. Na ocasião, o famoso SPC caiu como uma luva para reduzir a inadimplência que preocupava o setor.

Na década de 90, ocorreu outro gran
de avanço, com aquisição de computadores para melhorar o atendimento aos associados, o que incluiu a criação e ampliação de convênios médico-hospitalares e farmacêuticos, entre outros.

Segundo Vargas, a ex
pectativa é boa em relação ao futuro devido aos projetos do pré-sal da Bacia de Santos.

Pioneira - Com 73 an
os, a loja mais antiga nos quadros de associados do sindicato é a H. Quintas. Para o neto do fundador da casa, especializado em material de construção, Fernando Antonio Quintas Alves, de 62 anos, é motivo de orgulho estar há tantas décadas no sindicato e também no mercado.