Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0342c.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/13/06 10:29:50
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Colônia lusa
A cidade dos portugueses (3)

Jornal de 1944 destaca a participação lusa no desenvolvimento santista
Leva para a página anterior
Texto publicado na edição especial comemorativa do cinqüentenário do jornal santista A Tribuna (exemplar no acervo do historiador Waldir Rueda), em 26 de março de 1944 (grafia atualizada nesta transcrição):
 


Imagem: reprodução parcial da matéria original

Homenagem da A Tribuna à laboriosa colônia portuguesa

[...]


Os portugueses no jornalismo - Além de Alberto Veiga, a cuja atividade nos reportamos em outro tópico, numerosos portugueses têm atuado no jornalismo local, muitos deles se destacando pela sua cultura, pelo seu entusiasmo e amor devotado à profissão. Entre eles, nos ocorrem no momento os seguintes:

Eduardo Salamonde, que trabalhou alguns anos no Diário de Santos, daqui seguindo para o Rio de Janeiro, onde ingressou no corpo redatorial de O País, destacando-se nos círculos literários e políticos da Capital Federal.

Francisco Pereira exerceu ação preponderante na imprensa local, tendo trabalhado nas redações da A Tribuna, Diário de Santos, Cidade de Santos e Diário Mercantil.

Mário Teves, um poeta apreciável e escritor de mérito, foi, ao que temos notícia, redator de O Dia.

Custódio Pereira de Carvalho, que foi secretário do Diário de Santos, era também um dos elementos mais destacados da imprensa local.

Armando Erso, João Luso, atualmente no Rio de Janeiro, onde ocupa lugar de relevo nos meios literários e jornalísticos, também aqui trabalhou, como redator do Diário de Santos.

Fernando de Magalhães, falecido em Lisboa em 1932, trabalhou em vários jornais locais, sendo diretor da A Vanguarda.

Acácio Teixeira Botelho, já falecido, foi durante muitos anos redator e mais tarde chefe da revisão desta folha.

Costa Lopes, conhecido pelos seus companheiros de trabalho pela alcunha de Comandante, em alusão à circunstância de ter exercido as funções de capitão de longo curso da marinha mercante, e que faleceu em 1933, foi por mais de uma vez redator de A Tribuna.

Capitão Henrique Marques Pereira - durante alguns anos foi chefe da revisão desta folha, que deixou para regressar aos Açores, onde veio a falecer.

Aires dos Reis, atualmente afastado do jornalismo, desempenhou com brilhantismo o cargo de redator em quase todos os jornais locais, inclusive A Tribuna.

Alberto de Carvalho, também afastado da atividade jornalística, é ainda nome muito popular nos meios da imprensa. Foi redator da A Tribuna e depois diretor da Gazeta do Povo e da Gazeta Popular.

Antonio Santos Júnior exerceu sua atividade profissional em Santos como redator do Diário da Manhã e da Gazeta Popular.

Alberto Marrote colaborou com muito brilho na imprensa local, alcançando apreciável renome nos meios intelectuais da cidade.

Corrêa da Silva e Antônio Gomes de Andrade passaram igualmente por esta redação, revelando, em todas as missões que lhes foram atribuídas, elevado critério e brilho profissional.

Artur Caratão foi co-proprietário da A Notícia e vem há muitos anos emprestando sua colaboração aos jornais locais.

Os que ainda colaboram conosco - Presentemente, ainda emprestam sua atividade a esta folha Antônio Luiz de Oliveira, Cristiano Teixeira, Joaquim Serra, Armando de Oliveira e Carlos Baltazar Lopes, na administração; Antonio F. Sarabando, na redação.

João da Silva Figueira, como chefe das oficinas gráficas, cargo que exerce há muitos anos, é um dos nossos mais dedicados auxiliares.

Na corporação gráfica contamos ainda com a colaboração de Luiz Pires, linotipista, e Manoel Luiz Abreu, tipógrafo.

Estes os nomes que nos ocorrem no momento, sendo certo, entretanto, que muitos outros emprestaram sua colaboração leal e dedicada à imprensa santista.


[...]
Leva para a página seguinte da série