Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0325d.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/27/14 12:15:31
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - PRODESAN
49 anos depois

Empresa vem se transformando e se adaptando aos novos tempos da administração pública...
Leva para a página anterior
Matéria publicada pelo editor de Novo Milênio no site Macuco News, em 27 de outubro de 2014, sobre os 49 anos de atividades da Prodesan, completados nesse mês:
 


A sede da Prodesan marcou época na cidade
Foto: Benê Pontes/PMC

Prodesan inova há 49 anos

Até 1961, não existiam secretarias municipais em Santos. Quatro anos depois, quando surgiu a Prodesan, começou-se a questionar se elas deveriam mesmo existir, já que a nova empresa de economia mista "fazia tudo". Depois, quem esteve ameaçada de extinção foi a própria empresa. Criada em outubro de 1965, completa agora 49 anos, em saudável convivência como executora de importantes obras e serviços municipais.

Uma inovação nas administrações municipais brasileiras, a Progresso e Desenvolvimento de Santos (Prodesan) atuou ora como órgão de planejamento, ora como operadora de serviços públicos, outras vezes como projetista ou executora e fiscalizadora de obras. Opera ainda na pesquisa e aplicação de práticas administrativas e gerenciais de serviços públicos.

"A diferença entre a grande Santos do presente e a magnífica Santos do futuro é a Prodesan" (jornal Cidade de Santos, 1ª edição, 1/7/1967).

Colmeia - Sua sede leva o nome de seu primeiro diretor-presidente, Aníbal Martins Clemente. Primeiro prédio público fora do Centro da Cidade, ganhou o apelido de "Colmeia", por causa dos protetores solares amarelos na fachada envidraçada, projetada pelos arquitetos italianos Flávio Pastore e Luigi Villavechia.

Ali funcionam órgãos municipais, a Galeria de Arte Nelson Penteado de Andrade, auditório e os setores da empresa. Na entrada, o charme do chafariz e da minicascata. À noite, via-se de longe a iluminação natalina.


A sede da Prodesan ganhou o apelido de "Colmeia"
Foto: Benê Pontes/PMC

Números expressivos

Um dos primeiros supercomputadores da Baixada Santista ocupava nos anos 70 um salão inteiro, seu Centro de Processamento de Dados (CPD), ainda no tempo dos cartões perfurados com informações. Hoje, o Departamento de Tecnologia da Informatização provê soluções tecnológicas que subsidiem a gestão pública moderna e eficiente.

Ela desenvolveu o Sistema Integrado de Gestão Escolar (Siges), gerencia a rede DataCenter da Prefeitura, realiza serviços de Inteligência de Negócios, cria programas de computador para várias secretarias, atende hospitais, empresas portuárias e órgãos públicos como Câmara, Meap e Iprev.


Catamarãs da Prodesan auxiliam na limpeza das praias
Foto: Francisco Arrais/PMC

Muito santista se lembra dos antigos calendários que atestavam a excelência do parque gráfico da Prodesan, reproduzindo telas de Benedito Calixto que ainda enfeitam mesas e paredes. Ali foram impressos em 1970 os primeiros exemplares do Diário Oficial de Santos. A Prodesan opera serviços como os sanitários públicos móveis instalados em feiras-livres e outros eventos. A importância da empresa pode ser medida por outros exemplos:

- 2.159 chamados mensais, em média, para o telefone 0800-770-8770, envolvendo serviços Cata-Treco, Coleta de Contentores, de Resíduos Orgânicos e de Material Reciclável, Coleta Domiciliar de Lixo, Coleta de Entulho de Obras, de Entulho Pequeno, Retirada de Entulho por Denúncia e Limpeza de Galerias de Águas Pluviais;

- 42.473 toneladas de "piche" (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) produzidas em 2013. Sua usina da Alemoa tem capacidade para 600 toneladas diárias. A Prefeitura é a principal cliente, nas operações "Tapa Buraco" nas vias públicas, usando 500 t de massa asfáltica por mês;

- 16.021,58 t/mês de lixo urbano retirado pela Terracom, em serviço fiscalizado e controlado pela Prodesan;

- 440 toneladas e lixo reciclável coletado (12,41 t de metal, 120 t de papel, 42 t de plástico, 23 t de vidro em caco, 983 vasilhames) em 2013;

- 3 t/mês de resíduos flutuantes recolhidos em catamarãs, auxiliando na limpeza e balneabilidade das praias;

- 3.635 metros de galerias, 5.148 metros de ramais de ligação, 323 poços de visita, 713 bocas de lobo, fazem a média mensal dos serviços de limpeza do sistema de drenagem do município, incluindo córregos, galerias e canais, caixas nos sopés dos morros, caneletas etc.;

- 72 unidades municipais de Saúde atendidas com limpeza técnica de equipamentos hospitalares, além de atender a outras secretarias [CPM]


Usina de Asfalto da Alemoa produz 42,4 mil t de piche por ano
Foto: Isabela Carrari/PMC

Leva para a página seguinte da série