Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0323c.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/30/06 08:49:34
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - BANCOS
Por onde passa o dinheiro (3)

Leva para a página anterior
Porto de grande importância no comércio internacional brasileiro e na movimentação marítima de cargas do Estado de São Paulo, Santos concentrou um número incomum de empresas bancárias e afins. Centro internacional do comércio do café, local de veraneio dos detentores das maiores contas bancárias nacionais, a praça também reúne e reuniu uma série de serviços correlatos, de poupança, de capitalização e financiamento, seguros mútuos e outras atividades.

Um dos bancos representados em Santos foi tema de matéria paga no jornal santista A Tribuna, na edição comemorativa do cinqüentenário da Proclamação da República, em 15 de novembro de 1939, página 22 (exemplar no acervo do historiador Waldir Rueda - grafia atualizada nesta transcrição):


Na legenda da foto: "Fachada da sede própria do Banco Hollandez Unido,
em Santos, á rua 15 de Novembro ns. 157/59"
Imagem: reprodução parcial da matéria

Banco Hollandez Unido

A atuação profícua desse modelar estabelecimento de crédito no desenvolvimento das relações comerciais entre a Holanda e outros países - A invejável situação de prosperidade do Banco Hollandez Unido é um reflexo magnífico da índole progressista, ordeira e laboriosa do nobre povo batavo

O Banco Hollandez Unido (Holandsche Bank-Unis N.V.), cuja direção geral está sediada em Amsterdam, é um estabelecimento de crédito que vem, em meio quarto de século de existência, cumprindo em toda a sua plenitude os altos fins para que foi criado. Realmente, sempre administrado por altos e prestigiosos vultos da finança e da economia do nobre país batavo, o Banco Hollandez Unido completou 25 anos de atividade, no atual exercício, apresentando uma invejável situação de prosperidade.

A finalidade desse estabelecimento de crédito é, sob todos os pontos de vista, patriótica, porquanto ele coopera, em sua larga esfera de ação, para o desenvolvimento cada vez maior das relações comerciais e financeiras entre a Holanda e os vários países onde realiza suas operações.

Assim é que o Banco, no sentido de tornar mais práticas suas relações econômico-financeiras, estabeleceu e mantém sucursais em Rotterdam, Holanda; em Willemstad (Curaçao); em Oranjestad (Aruba, N.W.I), Índias Neerlandesas; em Buenos Aires, na Argentina, onde mantém ainda uma agência sita à Calle Corrientes 1900; no Rio de Janeiro, em S. Paulo e em Santos, no Brasil; em Haifa, na Palestina; em Istambul, na Turquia, onde mantém também uma agência, na Alalemci Han; em Caracas e em Maracaibo, na Venezuela.

Todas essas sucursais e agências estão confiadas a elementos de valor no mundo das finanças, sendo perfeitos conhecedores do métier, advindo daí, sem dúvida alguma, a florescente situação de prosperidade da grande organização bancária dos Países Baixos.

O Conselho de Administração do Banco, composto dos srs. J. P. Van Tienuhoven, doutor em Direito e Ciências políticas; Jhr. M. H. de Beaufort, W. Dyckmeester, doutor em Direito e Ciências políticas; G. H. de Mares Oyens, J. Czn; M. Steiner e P. J. Stheeman, apresentou, na assembléia geral ordinária dos acionistas, realizada em Amsterdam a 18 de outubro findo, o seu bem cuidado Relatório sobre as operações relativas ao 25º exercício administrativo, por onde se evidencia a sadia posição intrínseca do estabelecimento.

Foram examinados os balanços, as contas de lucros e perdas, bem como os documentos justificativos, tendo sido constatado que os negócios do Banco são tratados com a máxima pontualidade e revestidos de toda a precaução. Ficou também patente a solidez da organização, graças à visão de seus administradores, que, nesses 25 anos de proveitosa existência, tudo vêm fazendo em prol do desenvolvimento cada vez mais crescente dos negócios do modelar estabelecimento bancário, que é um padrão de legítimo orgulho dos holandeses.

Um índice eloqüente dessa magnífica situação está patente no fato de, na assembléia ordinária referida, ter sido aprovada a distribuição do dividendo de 6% relativo ao período financeiro de 1º de julho de 1938 a 30 de junho de 1939.

O povo brasileiro, assim como o comércio e a indústria nacionais, olham com extremada simpatia o Banco Hollandez Unido, porque sabem que é ele um dos fautores decisivos de nosso progresso e de nosso desenvolvimento, incentivando tanto quanto possível as nossas relações comerciais com os Países Baixos.

A sucursal de Santos, que se acha instalada em prédio próprio, à Rua 15 de Novembro, 157/9, está confiada ao critério e ao largo tirocínio administrativo dos distintos cavalheiros, srs. S. S. Anspach, sub-diretor; R. Lenk e S. La Fuente.

Leva para a página seguinte da série