Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0321c.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/15/06 13:20:54
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - RECREIO
A história do Recreio (3)

Cena final foi escrita em 2006
Leva para a página anterior
Encalhado em 1971 na praia santista da Ponta da Praia, o navio Recreio afundou na areia e ali ficou por mais de 30 anos, até seus destroços serem finalmente removidos pela Prefeitura. Foi um processo demorado, assim registrado em 10 de agosto de 2006 pelo jornal santista A Tribuna, nas edições impressa e eletrônica:
 


Condições da maré interromperam trabalhos várias vezes
Foto: Carlos Marques, publicada com a matéria

Quinta-feira, 10 de Agosto de 2006, 07:51
RECREIO
Remoção dos destroços vai terminar em setembro

Da Reportagem

A Prefeitura vai concluir em setembro a remoção dos destroços da embarcação Recreio, que encalhou no ano de 1971 próximo ao Canal 6, na Ponta da Praia. Os trabalhos foram retomados esta semana em função da condição favorável da maré.

O chefe do Departamento de Políticas e Controle Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio-Ambiente (Semam), Carlos Tadeu Eizo, acompanhou os trabalhos que estão sendo executados pela Terracom. Desde fevereiro, foram retiradas seis toneladas de material durante as escavações. Uma retroescavadeira e um maçarico estão sendo usados para retirar as ferragens que vinham oferecendo risco para os banhistas que freqüentam a área.

Eizo explicou que os técnicos envolvidos no trabalho levaram em consideração as condições climáticas previstas para esta época do ano. "Nestes meses, tradicionalmente, não há maré cheia. Nós dependemos disso para poder executar o trabalho".

A condição sazonal da maré, que muda de acordo com a lua ou com a chegada de uma frente fria, fez com que a Semam parasse o serviço por diversas vezes. "Nós já havíamos previsto isto quando abrimos a licitação. Não estamos preocupados com a duração. O importante é garantir a segurança no local".

Parte dos restos do navio permanecerá sob a areia. O objetivo, segundo Eizo, é retirar o maior volume de material possível. "Eliminando assim eventuais riscos para os banhistas".

O navio Recreio funcionava ancorado na Praia do Góes como um bar, restaurante e boate. Em fevereiro de 1971, uma tempestade fez com que a embarcação se desgarrasse, provocando a sua chegada à praia, próximo ao Canal 6. Naquela ocasião, foi tentada a remoção com rebocadores, mas sem êxito.

Leva para a página seguinte da série