Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0321a.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/08/07 01:29:06
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - RECREIO
A história do Recreio (1)

Leva para a página anterior

Encalhado em 1971 na praia santista da Ponta da Praia, o navio Recreio afundou na areia e ali ficou por mais de 30 anos, até seus destroços serem finalmente removidos pela Prefeitura. O navio havia sido reformado e inaugurado em 1º de agosto de 1970 como o único navio de diversões do gênero no continente, com salões de festa, palco para shows, pista de danças e, meses depois, também uma piscina. Devia ficar ancorado permanentemente defronte à Praia do Góes, mas uma tempestade em 26 de fevereiro de 1971 fez com que encalhasse na areia da praia santista. A história foi contada na edição de 18 de janeiro de 2006 do jornal santista A Tribuna:


Depois que invadiu a praia santista, nas proximidades do Canal 6, a embarcação também se transformou em atração turística
Foto: reprodução, publicada com a matéria

Navio encalhado chegou a ser palco de festa

Muitas pessoas estiveram a bordo do Recreio no Réveillon de 1971

Da Reportagem

"Me lembro como se fosse hoje. O acidente ficou muito marcado na minha memória porque aconteceu pouco tempo depois de termos participado de uma festa no navio Recreio. Nem acreditamos. Durante a festa, chegamos até a brincar que o navio estava estranho, se mexia demais para uma embarcação que estava presa ao fundo do mar", contou a comerciante Dóris Tolosa Conceição Gonçalves.

Dóris, hoje com 54 anos, junto com seu marido, o professor universitário Manuel Roseti Gonçalves, de 64 anos, e um grupo de amigos, comemoraram o Réveillon de 1971 a bordo da embarcação Recreio, que acabou encalhando na praia menos de dois meses depois (veja o quadro).

Na época, Dóris e Gonçalves ainda eram jovens e estavam namorando. O casamento foi realizado dois anos depois, em dezembro de 1973.

"Compramos os ingressos para a festa de Réveillon do navio, que, aliás, foi muito agitada. Teve jantar, música. Pena não termos tirado uma foto na ocasião. Nunca íamos imaginar que ele iria encalhar na praia e que os destroços só seriam retirados mais de 30 anos depois".

Os trabalhos de remoção do navio, encalhado na Ponta da Praia, nas proximidades do Canal 6, começaram no último sábado pela Prefeitura e já tiveram duas etapas.

A mais recente foi na noite da última segunda-feira. Conforme o secretário municipal de Meio-Ambiente, Flávio Rodrigues Corrêa, a terceira fase dos trabalhos está prevista para o final do mês (dia 27 ou 28).

A realização dos serviços está condicionada à maré, que precisa estar baixa para permitir a atuação das equipes da Terracom, Defesa Civil e da própria Secretaria Municipal de Meio-Ambiente (Semam), responsáveis pela remoção.

"Estou achando ótimo a Prefeitura ter decidido retirar esses destroços, porque sempre comentávamos que poderia causar algum acidente. Era perigoso para os banhistas", disse Gonçalves.


Manuel Roseti e Dóris Tolosa eram namorados 
e estavam na festa na chegada do Ano-Novo de 1971
Foto: Raimundo Rosa, publicada com a matéria

Atração - O trabalho de remoção das ferragens do navio acabou virando atração para turistas e moradores que passam pela região, conforme mostrou A Tribuna na edição de ontem.

"Quando o navio encalhou foi a mesma coisa. Muita gente ia lá para ver. Também virou atração", contou, rindo, o professor universitário Manuel Gonçalves.

De acordo com o professor Rogério Rocha, que também esteve na praia no dia em que a embarcação encalhou, antes de vir para Santos, o navio Recreio ficava em Santa Catarina.

Na época ele levava o nome de Carl Hoepcke. Um incêndio, explicou ele, teria destruído boa parte da embarcação, que foi reformada e trazida para a região, funcionando como um restaurante flutuante e boate.

Remoção - A previsão da Semam é que a quarta etapa do trabalho de remoção dos destroços ocorra em fevereiro, também à noite, devido ao grande fluxo de pessoas na praia durante todos os dias da temporada de verão. Ao todo, serão necessárias 50 horas para a conclusão dos serviços.

O objetivo da Semam é retirar os destroços que estão a até 40 centímetros de profundidade, garantindo assim a segurança dos banhistas.

Em alguns períodos, devido à maré baixa e à movimentação da areia, pedaços das ferragens chegam a ficar expostos, podendo causar acidentes envolvendo as pessoas que caminham pela região.

A Tribuna não esquece

Em 26 de fevereiro de 1971, A Tribuna publicou matéria sobre o encalhe do navio
Recreio, que foi parar na areia, a menos de 100 metros da Avenida Bartolomeu de Gusmão. A embarcação se soltou em razão de fortes ventos que atingiram a região. Transformado em restaurante e em boate, o navio tinha permissão para fundear à entrada da Barra, mas não possuía os motores e sua movimentação era feita por meio de rebocadores. Naquela ocasião, a embarcação encalhada atraiu a atenção de um grande número de pessoas. Alguns tripulantes do navio chegaram a sair dele quando o Recreio já estava encalhado na areia.

Leva para a página seguinte da série