Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0320j.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/11/06 09:51:32
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - PORTO DO CAFÉ
O auge do café e o início do porto santista (10)

Tendência em 1967 era ampliar o corredor de exportação de granéis sólidos
Leva para a página anterior
Na edição especial comemorativa de seu cinqüentenário (exemplar no acervo do historiador Waldir Rueda), o jornal santista A Tribuna publicou, em 26 de março de 1944 (grafia atualizada nesta transcrição):
 
O café e a Praça de Santos

Por Cyro Lacerda

Santos, Campinas e Ribeirão Preto são, de modo incontestável, nomes que se acham fortemente ligados à evolução da cultura cafeeira no Estado bandeirante. E essa cultura representa, como por certo não o ignoram brasileiros e estrangeiros, o alicerce da economia nacional, pois constituiu, desde seus primórdios, o fulcro da riqueza que possibilitou o nosso progresso e o nosso desenvolvimento em todos os campos de atividade.

Desconhecer o papel desempenhado pelo café no cenário brasileiro não é apenas demonstração de ignorância, mas também um alheamento que pode ser considerado anti-patriótico. Cremos, por isso, não necessitar de um estudo profundo, a respeito da rubiácea e sua significação na economia nacional, o modesto artigo que nos propusemos inserir neste retalho de página.

Não pretendemos, por exemplo, entrar na apreciação dos elementos que tornaram Campinas o pião do movimento irradiador das plantações cafeeiras, formando-se em seu recesso a heráldica da agricultura paulista.

Muito já se escreveu, visando demonstrar ter sido nessa privilegiada fração territorial que o inteligente empirismo dos agricultores condensou as regras, determinadas pela experiência, para a escolha de terrenos propícios à cultura cafeeira, com base na vestimenta vegetal nativa, chamada de padrões.

Quanto mais rica em padrões, tanto melhor a terra, variando a categoria de acordo com a proeminência de alguns. Geralmente, e isto não é ignorado pelo lavrador paulista, terrenos bem vestidos, enxutos, permeáveis, humosos, situados entre 450 e 750 metros acima do nível do mar, e não expostos ao vento Sul, são indicados para café.

Julgamos também não ser necessário alongar-me sobre as causas que tornaram Ribeirão Preto a capital agrícola do Estado, desde que a Mogiana pôs a descoberto o maior bloco de terra roxa caroável que forra a superfície de S. Paulo, convergindo para aquela urbe todo o movimento comercial da média e alta Mogiana. Foi esse florão que alicerçou os créditos da terra roxa, considerada como inigualável para a produção do "ouro verde".

***

Não desejamos, e nem a índole deste artigo o comporta, penetrar no âmago das condições de variada espécie que facultam o desenvolvimento da lavoura da rubiácea. Em Santos, tanto quanto no interior paulista, não são absolutamente desconhecidas as peculiaridades que a caracterizam.

Assim, pois, vamos tratar do café, quando colhido, beneficiado e ensacado, é remetido para esta cidade, onde os comissários e exportadores, após diversas operações laboriosas, o transformam em objeto precioso de comércio. E o produto, negociável conforme seu tipo e qualidade, é transportado para os armazéns da faixa do cais, aguardando praça em navios que o conduzirão para os quadrantes do globo, dando-nos em troca o maior número de divisas cambiais necessárias ao equilíbrio orçamentário e ao desenvolvimento de nossas condições existenciais.

É notável, sob todos os pontos de vista, a contribuição da praça santista para o bom funcionamento da complicada engrenagem que aciona o comércio cafeeiro. Mas, não obstante sua complexidade e dificuldades supervenientes, é um mecanismo que se destaca pela harmonia e regularidade de seus movimentos.

Desde as grandes molas dessa maravilhosa engrenagem - e entre essas colocamos os exportadores, comissários, corretores e auxiliares de escritório - até as mais modernas - nas quais enfileiramos os ensacadores, transportadores, estivadores etc. - todos, conscientes da missão que desempenham em benefício da coletividade, se desdobram, se multiplicam no sentido de que o trabalho seja executado com exatidão, porque sabem eles muito bem que essa virtude é apreciada por quantos se dedicam ao comércio.

Sabem ainda que da exatidão decorrem a confiança, o conceito e a prosperidade dos negócios, que é a prosperidade de cada qual, justo prêmio ambicionado pelos que sabem cumprir o seu dever. Na praça santista, o cumprimento do dever constitui uma tradição que, mau grado os modernos métodos de comerciar, pelos quais muitos dela se afastam por egoísmo ou ambição, dia a dia se adorna de galas esplêndidas, na mais formosa afirmação de ética e probidade comerciais.

***

Outrora, quando o corrente modernista mal balbuciava, porém esperava as oportunidades do futuro, um fio de barba era o mais seguro penhor que garantia uma transação. A palavra representava também um empenho valioso, tanto assim que ficou nas páginas da história o emocionante episódio de Dom Egas Moniz, o qual, não podendo cumprir a palavra empenhada ao rei de Castela, por não lhe permitirem as combinações políticas de seu soberano, o rei D. Afonso Henriques, saiu de Portugal, com sua mulher e filhos, descalço e com o baraço ao pescoço, a fim de que o monarca castelhano mandasse aplicar-lhe, e aos seus, o castigo que julgava merecer. O rei de Castela, porém, emocionado ante tal integridade de caráter, não só perdoou a Dom Egas Moniz, como ainda lhe brindou sua amizade.

Este episódio, que resumimos, em que pese sua grandeza como exemplo edificante de pundonor e probidade, guardadas as devidas proporções no tempo e no espaço, serve para estabelecer as primícias do juízo que se há formado sobre os processos seguidos pelas grandes firmas do comércio cafeeiro da praça santista.

Esses processos são do mais estrito e rigoroso cumprimento da palavra empenhada, embora isso muitas vezes represente nos negócios a termo o abalo de fortunas feitas em anos e anos de continuado labor. E como se trata de transações feitas somente de boca, seria talvez admissível que a parte a sofrer o prejuízo se furtasse à responsabilidade do compromisso, uma vez que este não foi documentado.

Mas, isto não se dá na praça de Santos, e o comissário ou exportador, sabendo embora comprometida sua fortuna particular, prefere ficar sem vintém que deixar de cumprir a palavra dada. E não se diga que isso é fantasia, pois muitos casos desses já se têm verificado, e atestar o grau de honradez dos que exercem sua atividade na praça santista, que é uma autêntica escola de probidade, onde até os meninos de escritório, que saem à rua conduzindo grandes somas para pagamentos e depósitos em bancos, seguem as belas normas de conduta irreprochável de seus chefes.

Leva para a página seguinte da série