Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0319k.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/18/11 19:14:28
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - HOTELARIA
Antigos hotéis e restaurantes santistas (11)

Leva para a página anterior
Em artigo publicado no Jornal Popular em 23 de abril de 1999, o memorialista e escritor Bandeira Jr. resumiu a história do Palace Hotel que funcionou no José Menino, de 1910 a 1959, ilustrada em bico-de-pena por Lauro Ribeiro da Silva (Ribs):
 


Imagem: reprodução parcial da página com a matéria

Antigamente era assim

Bandeira Jr. [*]

No bico-de-pena o saudoso Ribs (Lauro Ribeiro da Silva) focaliza o famoso Palace Hotel, inaugurado, pelo seu proprietário, o lusitano Manoel Laves Tomás, em 5 de março de 1910, na Praia do José Menino, nº 124.

Esse concorrente do também famoso Hotel Internacional (da família Martini) teve seus dias de glória; hospedava todos os anos os funcionários da Fábrica de Meias Lupo, da Capital, que em férias coletivas desciam a Santos, sempre no mês de julho.

E em seus arejados salões, na década de 40, o Clube dos Estudantes promoveu concorridas vesperais dançantes. Já no ocaso, esse conceituado hotel abrigou (com outro proprietário, sr. Sebastiano Appi, ex-comissário do liner Conte Grande) as majestades da folia, presentes à 1ª Convenção Nacional de Reis Momos - promoção pré-carnavalesca do Conselho Municipal de Turismo, nos pródromos do carnaval de 1963.

Durante esse cometimento, o cronista viveu um dos momentos mais emocionantes de sua vida: findo o último e cerimonioso jantar, "pintaram" alguns inoportunos discursos (chatos mesmo!), quando do corredor da sala de jantar, irrompe o som mavioso do "chorinho" comandado pelo Walter do Bandolim, impondo respeitoso silêncio, e estrondosos aplausos no final.

[*] Bandeira Junior é memorialista e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santos.

Leva para a página seguinte da série