Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0318i.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/08/06 13:07:25
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - IMPRENSA
A imprensa santista (9)

Leva para a página anterior
Em 1º de julho de 1967, voltou a circular em Santos um jornal diário com o nome Cidade de Santos, extinto com a edição de 15 de setembro de 1987. No primeiro número, uma edição especial, esse jornal (publicado pelo grupo Folha da Manhã e impresso em sua sede na capital paulista) registrou a campanha de seu lançamento:
 



Passeta com os veículos do jornal Cidade de Santos/Folha de São Paulo,
em 30 de junho de 1967, véspera da estréia desse diário em Santos
Fotos publicadas na edição de estréia do Cidade de Santos (acervo do historiador Waldir Rueda)


Passeata com os veículos do jornal Cidade de Santos/Folha de São Paulo,
em 30 de junho de 1967, véspera da  estréia desse diário, pela Rua D. Pedro II, em Santos
Foto: filme 3840-67 do Cidade de Santos/FSP, imagem cedida pelo historiador Waldir Rueda


Editorial de apresentação, na primeira página do jornal de 1º de julho de 1967:

Para servir

Cada jornal que se abre há de ser, pelos próprios objetivos da Imprensa, uma trincheira a mais na defesa da dignidade do homem e das instituições por ele criadas para garantia da vida comum, na paz e no entendimento, assim como daquelas outras instituições que, transcendendo o humano, refletem e guardam as mensagens e o exemplo deixados por Deus na terra.

Assim se explica havermos colocado junto ao nome deste jornal, para que diariamente penetre, com ele, todos os olhos e alcance todos os corações, o brasão da altiva e generosa cidade de Santos, que justamente se orgulha de sua tradição de ensinar não apenas o amor da pátria mas também a grande virtude da caridade.

CIDADE DE SANTOS chega para, em harmonia com os demais que sobre seus ombros tomaram o alto mister do jornalismo no grande porto do café, assim como em todas as áreas que com ele formam a grande metrópole marítima de São Paulo, servir a uma grande colméia de trabalho os frutos primordiais da Imprensa, que são, conforme consagrou sua Santidade o Papa Paulo VI, a informação e formação.

Forcejaremos para que o jornal que agora se apresenta à ordeira e laboriosa população santista esteja à altura daquelas tradições que o emblema do município ressalta. A informação imparcial, o comentário sereno, a total independência, a preocupação de ajuntar aos fatos o complemento cultural que contribua para o aperfeiçoamento intelectual, a certeza de que nossas portas e colunas estarão abertas ao diálogo, o empenho em dar à notícia de Santos a divulgação que ela merece, a férrea disposição de defender a justiça social - eis um pouco da matéria-prima de que será feita a CIDADE DE SANTOS.

Contamos, para isso, com o apoio dos leitores, das grandes massas de trabalhadores e dos empresários, veículo que é o jornal dos interesses e das mensagens de uns e outros. Juntos, haveremos de servir a pátria e ajudar os homens na sementeira do Amor, a grande força construtiva.


Primeira página da edição de estréia do jornal Cidade de Santos, em 1º de julho de 1967
(acervo do historiador santista Waldir Rueda)

Leva para a página seguinte da série