Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0314l.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/01/08 16:38:19
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - TIROS DE GUERRA
Tiros de Guerra santistas (12)

Leva para a página anterior

Um dos tiros de guerra de Santos era o Tiro Naval, fundado em 21/10/1917 e extinto após a Revolução Constitucionalista de 1932. A documentação destas páginas pertence ao acervo da família do comandante Armando Erbisti, sendo as imagens cedidas a Novo Milênio por Sérgio Barros de Moura, residente na cidade de Peruíbe/SP. Como este recorte de jornal, transcrevendo notícia de A Gazeta de 4 de outubro de 1932 (ortografia atualizada nesta transcrição), e as instruções do general Euclydes de Figueiredo aos seus comandados:

Imagem: reprodução do arquivo

 

O último boletim do general Klinger

Um resumo das providências do ex-comandante das Forças Constitucionalistas

No seu boletim de ontem, o general Klinger mandou transcrever a proclamação do ex-governador paulista que fica fazendo parte integrante da lista do movimento de 9 de julho. Essa proclamação fica, assim, registrada nos boletins da Região Militar.

Em 28 de setembro foi feita comunicação ao governador do Estado de que o comando das forças constitucionalistas pretendia propor armistício. Disso sabiam pessoas que, dias antes, fizeram sentir ao governo a necessidade de se cuidar do armistício. O dr. Pedro de Toledo, segundo informou ao general Klinger o dr. Waldemar Ferreira, respondeu àquelas pessoas que o comando militar estava cuidando disso, aguardando apenas momento oportuno. No comando das forças apenas o coronel Villa Bella e Silva era sabedor das intenções do general Klinger. Nem mesmo os comandantes mais graduados foram consultados. A mais absoluta reserva foi guardada.

Esclarece o general Klinger que, quando da 2ª viagem do seu emissário para tratar do armistício, recebeu alta noite, do comandante da Força Pública, um pedido para que consentisse que, em companhia do coronel Villa Bella, seguisse um representante da Força Pública. Foi aceito o pedido na certeza de que tal representante iria secundar o esforço do emissário do general Klinger. Em vez de um, foram com o coronel Villa Bella dois representantes da Força. Estes conferenciaram, em Cruzeiro, sem a presença do emissário do general Klinger, com o general Góes Monteiro. Aliás, também os oficiais da F. P. não tomaram parte nas conferências do coronel Villa Bella com o general Góes Monteiro.

Anteontem, três oficiais da Força Pública, por ordem do seu comandante geral, procuraram o general Klinger, a quem deram conhecimento de 2 telegramas. No primeiro, o coronel Herculano perguntava ao general Góes Monteiro qual a situação em que fiava o governo do Estado, porque esse governo, ao ter conhecimento do tratado da Força Pública com aquele general, lhe fizera tal pergunta. No outro o general Góes respondia que o coronel Herculano devia depor o governo, instituir, sob sua chefia, um governo militar e tomar a seu cargo as garantias das vidas e dos bens dos paulistas. A mesma comissão perguntou ao general Klinger pelo general Miguel Costa, obtendo, como resposta, que devia estar preso em Campo Grande, e que ele, general Klinger, não daria ordem para soltá-lo.

Mais tarde, outra comissão, da parte do coronel Herculano, comunicou ao general Klinger que o comandante da F. P. assumira o governo militar e que aquele coronel ficava à disposição do general. Este agradeceu a cortesia.

Entre os generais Klinger e Góes Monteiro foram trocados telegramas no dia 2. Num deles o general Klinger louvava-se no seu emissário e dizia que as forças sob o seu comando reconheciam a necessidade de submeter-se. Em seguida a esse, passou o general Klinger outro telegrama:

"General Góes, Cruzeiro: Peço esclarecimento, antes que o coronel Herculano o faça, qual situação comando 2ª Região Militar em face governo militar acabais de mandar aqui instituir"

O general Góes respondeu:

"Na falta forças federais obedecentes espontaneamente governo federal aí centro capital paulista tive necessidade investir coronel Herculano do governo militar dessa capital a fim salvaguardar ordem, vidas e propriedades povo paulista. Peço vossas providências para que oficiais aí fiquem guardando propriedades federais militares a fim entregá-las oportunamente. Como cmdte. 2ª Região Militar nomeado desde 9 de julho darei ordens diretas coronel Herculano".

Determinou mais o general Góes que as forças obedientes ao comando do general Klinger se reunissem em Itapetininga, Capapava e Jundiaí. Em conseqüência dessa determinação o general Klinger telegrafou a todos os comandantes de setores nos seguintes termos:

"Combinação para suspensão hostilidades fracassou. Motivos por ora não convém tornar público tiveram impossível continuação da idéia com qualquer probabilidade êxito. Por isso, no intento de evitar calamidade pública de extensão imprevisível, sobretudo conseqüente maior invasão Estado, comuniquei ao general Góes que as forças que obedecem ao meu comando reconhecem necessidade submissão ao Governo da União. Este governo mandou coronel Herculano, cmdte. geral da Força Pública, que fez com general Góes convenção em separado, depor governador e assumir governo militar. General Góes determinou também forças federais e irregulares obedecem meu comando este setor se reúnam em... para aguardar presença tropa federal que irá praticar ato oficial de submissão".

O general Góes, em adiantamento, mandou que as forças de Mato Grosso se reunissem em Três Lagos.

Às 21 horas do dia 2 o general Góes telegrafou ao general Klinger, explicando ter sido captado em Cruzeiro um rádio pelo qual se declarava haver equívoco nas declarações do general Klinger lá recebidas como sinceras e definitivas. Pedia o general Góes uma explicação franca.

Dada a explicação pedida, o general Klinger telegrafou ao general Góes: "Diante vosso 622, fico sem função. Peço ordens meu destino e dos oficiais me acompanham".

O general Góes respondeu: "Gen. Klinger - S. Paulo - De Cruzeiro - Dia 2, hora 22,50 - Resposta vosso 591 deveis embarcar com vossos oficiais e se quiserem com respectivas famílias, podendo trazer também outros oficiais sem função aí que assim desejem com destino a esta localidade onde sereis recebido - (a) Gen. P. Góes".

O general Klinger designou, em conseqüência, o capitão lemos Bastos para ficar em permanência no Quartel General e determinou a partida dos demais oficiais e famílias. O general Klinger partiria mais tarde.

(A Gazeta, 4 de outubro de 1932).


 

Instruções do general Euclydes de Oliveira Figueiredo a seus comandados, em 28 de setembro de 1932, comunicando a promoção de Armando Erbisti ao posto de capitão


Documentação fotografada por Carlos Pimentel Mendes em 16/12/2007

Leva para a página seguinte da série