Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0312.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/19/05 10:31:18
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
O edifício Sulacap

A Sul América Capitalização construiu em Santos o seu 4º edifício do Brasil

Na sua edição especial de 26 de janeiro de 1939, comemorativa do centenário da elevação de Santos à categoria de cidade, o jornal santista A Tribuna publicou esta matéria-publicidade (grafia atualizada nesta transcrição):


Título e fotos da matéria

A comemoração do Centenário da Elevação da Vila de Santos à categoria de Cidade

É com orgulho justificado que Santos comemora hoje o centenário de sua elevação á categoria de cidade, uma vez que esse ato veio enquadrar a antiga povoação de Jurubatuba, fundada em 1536 por Braz Cubas, no rol dos grandes centros do país, tornando possível a sua fama como o maior porto exportador cafeeiro do mundo. Justo é também que todos os elementos da cidade, do Estado e do país se associem para abrilhantar as comemorações da data.

Assim é que a Sul América Capitalização, desejando prestar uma homenagem ao laborioso povo santista, lançará a pedra fundamental de um majestoso edifício, que contribuirá para o progresso da nossa cidade.

Esse edifício, que se erguerá na Rua do Comércio, onde foram demolidos os velhos prédios ns. 36 e 38 e que terá também fachadas para a Rua 15 de Novembro e para a Rua Conde D'Eu, no centro comercial de nossa cidade, constituirá mais uma das sólidas aplicações de suas reservas.

Este local, que é bem conhecido do nosso povo, como típico de Santos antigo e que felizmente vai aos poucos desaparecendo, terá nesse novo arranha-céu o início de uma nova era de progresso santista.

Com a demolição do velho prédio da Repartição do Saneamento, desaparecerá a lendária galeria pitorescamente alcunhada pelo nosso povo de "Beco das Lágrimas", dando lugar a que a Rua Conde D'Eu venha a ter o seu término na Rua do Comércio, assim saneando completamente essa área central da cidade.

A Sul América Capitalização, cuja existência data de 1929, foi, como é do domínio de todos, a primeira sociedade de capitalização a se fundar no nosso país, sendo hoje a terceira do mundo.

Concebida pela primeira vez em meados do século passado (N.E.: século XIX), na França, a capitalização não assumiu, desde logo, a forma perfeita que deveria apresentar mais tarde. Basta dizer que as tarifas em vigor naquele tempo comportavam o prazo de 99 anos; e que, assim, nenhum subscritor podia, razoavelmente, esperar viver até o vencimento. Dest'arte, naqueles contratos, embora já de capitalização, o sorteio representava a maior vantagem. Essa situação levou a Justiça francesa a estudar meticulosamente o assunto, tendo, finalmente, reconhecido como perfeitamente legais as operações de capitalização com sorteios.

Como foi recebida e como evoluiu a capitalização no Brasil temos o melhor testemunho na vida triunfante da Sul America Capitalização. O público depositou no sistema e na Companhia sua confiança. Melhor do que quaisquer palavras, a realidade diz eloqüentemente dessa vitória esplêndida, que cresce com os anos numa sucessão de êxitos.

Para testemunhá-lo, sirvam estes dados ligeiros: mais de 68% dos títulos de capitalização existentes no Brasil são da Sul América Capitalização. De todos os prêmios mensais, pagos no Brasil por títulos de capitalização, quase 69% são pagos à Sul América Capitalização. Mais de 73% dos títulos sorteados anualmente são títulos da Sul América Capitalização. De todas as reservas, reunidas todas as sociedades de capitalização, mais de 84% cabem à Sul América Capitalização. Isto é melhor do que um começo honroso: é um êxito brilhante.

Parece-nos, assim, desnecessário insistir na apreciação dos benefícios que a Sul América Capitalização traz ao povo, quer se trate de ricos, quer de pessoas de pequenos recursos.

E aí estão, para comprovar esse êxito brilhante, os majestosos e soberbos Edifícios Sulacap nas ruas mais centrais e comerciais de cada cidade. No Rio de Janeiro - na Rua da Alfândega, esquina de Quitanda; em Juiz de Fora - no centro da Rua Halfeld, a mais comercial da "Princesa de Minas".

Já estão em estudos os Edifícios Sulacap destinados às cidades de Porto Alegre, Salvador e Recife, mas a pedra fundamental do quarto Edifício Sulacap é a que se vai lançar, a 28 deste mês, em homenagem à comemoração do centenário da nossa cidade. Esse edifício, como os dois já construídos e o terceiro já em construção, será um monumento de fino gosto arquitetônico, além de importante marco de um surto renovador desta nossa agora centenária "urbe".

Aqui estampamos fotografias dos Edifícios Sulacap do Rio e de São Paulo, já construídos, bem como do projeto do de Santos, que terá três fachadas.



Rua do Comércio, cerca de 1939, vendo-se na direção do passeio direito um cartaz indicando que ali será construído o edifício Sulacap (ver detalhe abaixo)
Foto de J. Marques Pereira, no acervo do historiador Waldir Rueda

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais