Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0311g.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/14/08 11:39:54
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - OVNIS
Visitantes, de lugar muito, muito distante...(7)

"No creo em brujas, pero que las hay, hay..."
Leva para a página anterior
Parece que 2008 fica marcado como um ano importante para a ufologia. Ao menos, a seqüência de casos inexplicados impressiona. Algo foi registrado nos céus, e algo pousou na região. É o que confirma o grupo Exo-X, conforme notícia publicada na página A-12 (Cidades/Peruíbe) do jornal santista A Tribuna, na quinta-feira, 9 de outubro de 2008 - que cita incorretamente o grupo de estudos como sendo Eco-X:
 


Forma como a vegetação foi abaixada chamou atenção da vizinhança
Foto: Adalberto Marques, em 20/8/2008, publicada com a matéria

SÃO JOSÉ

Eco-X confirma pouso de Ovni

Da Redação

Os pesquisadores do grupo Eco-X chegaram à conclusão de que as marcas deixadas na vegetação de um banhado no Bairro São José, em Peruíbe, foram feitas por um Objeto Voador Não-Identificado (OVNI). O estudo realizado no local do suposto pouso no final de agosto foi divulgado na última segunda-feira e concluiu que "há grandes chances de ser um fenômeno OVNI, seguido de vôo rasante ao solo".

Diante da riqueza testemunhal e do impacto causado no solo pelo suposto OVNI os ufólogos concluíram que o caso é "um dos mais bem documentados de que se tem notícia".

O fato aconteceu na madrugada de 18 de agosto, num terreno da Rua Itália, numa área localizada a cerca de 350 metros das margens da Rodovia Padre Manuel da Nóbrega. O suposto OVNI comprimiu a vegetação composta por taboa, espécie típica do Litoral Sul.

Neste local, uma marca "ovalada" foi constatada na manhã seguinte. Os ufólogos Paulo Aníbal e Paulo Pilon, que estiveram no local, constataram que a marca tinha 15 metros no seu eixo maior e 9 metros no seu eixo menor. Já o "tombo da vegetação" ocorreu no sentido sudoeste para nordeste, como foi verificado pela bússola, que não apresentou nenhuma anormalidade de natureza magnética.

As plantas tombadas formaram um "piso aparente" a 25 centímetros de altura em relação ao solo e era constituído de caules praticamente paralelos ao solo. Isto foi o resultado da dobra da base das plantas próximo ao solo. Havia brotos jovens com as folhas dobradas múltiplas vezes, sugerindo que houve pressão abrupta sobre as folhas. Estas, por sua vez, não foram dobradas no momento inicial do fenômeno.

Vizinhos relataram que, à 1h30 da noite dos fatos, os cachorros começaram a latir e a rosnar como se estivessem com medo de algo; nesta hora teria havido queda de luz e um barulho semelhante ao de uma furadeira e uma intensa luz avermelhada teria brilhado por alguns segundos. No mesmo dia, e no mesmo horário, foi observada uma imensa bola de luz que vinha da direção do Bairro do Bananal.

O documento do grupo Eco-X também conclui que "é bastante provável que o local foi visitado por um OVNI de cor avermelhada ou alaranjada muito intensa, que pairou cerca 25 centímetros do solo; primeiro na região sudoeste da elipse e, posteriormente, deslocando-se alguns metros na direção nordeste. Depois, subiu verticalmente, evitando danos ao poste vizinho à formação elíptica".

Leva para a página seguinte da série