Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0310f.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/27/06 21:23:37
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - POLÍCIA E JUSTIÇA
Justiça despejada

Em 1967, as instalações da Justiça do Trabalho estavam... na Justiça!
Leva para a página anterior
Na edição especial de lançamento do jornal Cidade de Santos, em 1º de julho de 1967 (exemplar no acervo do historiador Waldir Rueda), foi publicada esta notícia:
 
Despejo pode parar a Justiça do Trabalho

Uma ordem judicial poderá provocar a paralisação de 4.291 ações trabalhistas de toda a Baixada Santista. Uma ação de despejo contra a Justiça do Trabalho de Santos - para demolição do prédio - já está decretada, e a qualquer momento poderá ocorrer a sua execução.

A Justiça do Trabalho de Santos foi instalada em 1953, no 1º andar do prédio 53 da Rua Braz Cubas, e tem sob sua jurisdição os municípios de Cubatão, Piaçagüera, Guarujá, São Vicente, Praia Grande, até Solemar. Suas duas Juntas de Conciliação e Julgamento recebem uma média diária de 20 processos. Em acomodações precárias, ali trabalham 38 pessoas, entre juízes, vogais e pessoal administrativo.

Difícil acesso - Uma escada estreita e um elevador que dificilmente funciona levam os trabalhadores às salas das duas Juntas. E é comum ver pessoas idosas ou doentes e mulheres grávidas deixarem de comparecer às sessões de julgamento por não terem condições de subir a escada. Os corredores estão sempre lotados de trabalhadores, que ali se aglomeram quase que diariamente à espera do julgamento de seus processos. Contra isso há constantes reclamações dos juízes e dos funcionários.

Distribuição dos feitos - Com a criação da 2ª Junta de Conciliação e Julgamento - a 1ª funcionava anteriormente na Praça Rui Barbosa - foi instalada em 1º de abril de 1964 a Distribuição dos Feitos da Justiça do Trabalho em Santos. Daquela data até 31 de dezembro de 1966, a DFJT recebeu 36.774 processos e deu baixa em 32.829. De janeiro até 26 de junho deste ano entraram na Distribuição dos Feitos 2.505 processos, com baixa para 2.159.

Leva para a página seguinte da série