Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0300j4d.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/31/09 13:45:29
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - SANTOS EM... - BIBLIOTECA NM
1938 - por Victorino Prata Castello Branco (5)

Leva para a página anterior
Clique na imagem para voltar ao índice deste livroAo longo dos séculos, as povoações se transformam, vão se adaptando às novas condições e necessidades de vida, perdem e ganham características, crescem ou ficam estagnadas conforme as mudanças econômicas, políticas, culturais, sociais. Artistas, fotógrafos e pesquisadores captam instantes da vida, que ajudam a entender como ela era então.

Em 1938, era editado na capital paulista, o livro Santos - Resumo Histórico e Geographico para uso das suas escolas e collegios, de Victorino Prata Castello Branco, com 66 páginas e ilustrações de T. Mendonça, sendo um exemplar da obra conservado na biblioteca da Sociedade Humanitária dos Empregados no Comércio de Santos (SHEC). Esse trabalho é aqui integralmente reproduzido, com ortografia atualizada:

Santos

Resumo histórico e geográfico para uso das suas escolas e colégios

 

Victorino Prata Castello Branco

Ilustrações de T. Mendonça

S. Paulo - 1938

 

Alguns homens ilustres de Santos

1 - Não podemos publicar o resumo biográfico de todos os santistas ilustres, pois são muitos e o nosso trabalho foi organizado em moldes modestos. Citamos, por isso, apenas os mais importantes.

Padre Bartholomeu Lourenço

2 - O padre Bartholomeu Lourenço, nascido em Santos, em 1685, foi o inventor do balão aerostático, antecedendo às experiências feitas na França pelos irmãos Montgolfier. Faleceu a 18 de novembro de 1724, no Hospital de Misericórdia de Toledo, na Espanha, depois de longo sofrimento.

José Bonifácio de Andrada e Silva

3 - Nasceu a 13 de junho de 1763. O seu papel na História do Brasil foi enorme, sendo considerado o Patriarca da Independência e um dos maiores homens do nosso país. Faleceu em Niterói a 6 de abril de 1838, sob a consternação geral do povo.

Alexandre de Gusmão

4 - Nasceu em 1695. Estudou com os jesuítas, escreveu muitas obras e alcançou altos cargos na Corte, chegando a secretário particular de d. João V e a Príncipe Romano. Faleceu a 31 de outubro de 1753, depois de uma vida brilhantíssima e cheia de glórias.

Antonio Carlos Ribeiro de Andrada

5 - Nasceu no dia 1 de novembro de 1773. Foi juiz de fora, ouvidor, corregedor, deputado e por fim senador. A sua vida é um hino de amor à sua terra e à sua gente. Faleceu no dia 5 de dezembro de 1845.

Martim Francisco Ribeiro de Andrada

6 - Nasceu a 19 de abril de 1775. Foi secretário do Governo Provisório de São Paulo e ministro da Fazenda no RIo de Janeiro. Como chefe do Partido Caramuru, tomou parte ativa em vários movimentos políticos. Faleceu em Santos no dia 3 de fevereiro de 1844.

Frei Gaspar da Madre de Deus

7 - Nasceu a 9 de fevereiro de 1715. Distinguiu-se no magistério, na tribuna sacra e como historiador. A sua obra Memórias para a História da Capitania de São Vicente é um dos seus maiores trabalhos. Faleceu a 28 de janeiro de 1800 no Mosteiro de São Paulo.

José Feliciano Fernandes Pinheiro

8 - Nasceu a 9 de maio de 1774. Visconde de São Leopoldo, fundador do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, autor dos Annaes da Provincia de São Pedro do Sul etc. Faleceu em Porto Alegre a 6 de julho de 1847.

Joaquim Xavier da Silveira

9 - Nasceu a 7 de outubro de 1840. Dedicou-se ao jornalismo e à tribuna judiciária, onde foi considerado o primeiro orador da Província. Tomou parte ativa na propaganda abolicionista. Deixou lindos versos que ficaram esparsos em jornais da época. Faleceu no dia 30 de agosto de 1874.

Outros santistas ilustres

10 - Entre os mais antigos ainda citamos: conselheiro José Ricardo, venerável André de Almeida, padre dr. Gaspar Gonçalves de Araújo, tenente-coronel Manoel Martins dos Reis, capitão Gonçalves Figueira, frei Jesuíno do Monte Carmello etc.

Outros santistas ilustres

1 - Entre os santistas mais modernos podemos citar os seguintes, alguns vivos, outros recentemente falecidos, mas que sempre elevaram ou ainda elevam o nome de Santos com os seus trabalhos e com a sua inteligência:

Vicente de Carvalho

2 - Advogado e jornalista. Nasceu a 5 de abril de 1866. Destacou-se porém como poeta, deixando várias obras de maravilhoso lirismo. O seu último livro Poemas e Canções é uma obra-prima de encanto e de harmonia. Faleceu a 22 de abril de 1924.

Martins Fontes

3 - Dr. José Martins Fontes. Nasceu a 23 de junho de 1884. Médico, escritor e poeta, sendo mesmo considerado o maior vate de Santos e, quem sabe, do Estado. Faleceu a 25 de junho de 1937, deixando uma enorme bagagem literária.

Paulo Gonçalves

4 - Nasceu a 2 de abril de 1897 e faleceu a 8 de abril de 1927, deixando muitas obras publicadas e algumas inéditas, todas repassada de um grande sentimento. Foi um verdadeiro poeta e se não tivesse falecido tão moço seria um dos maiores vates da sua geração.

Ribeiro Couto

5 - Nasceu a 12 de março de 1898. Jornalista e poeta de nomeada. Tem escrito muitas obras, algumas em prosa, mas o seu sucesso foi feito pelos trabalhos poéticos, cheios de sentimento e de encanto. Reside atualmente no Rio de Janeiro.

Affonso Schmidt

6 - Nasceu a 29 de junho de 1894. Jornalista e poeta conhecido. Tem muitas obras publicadas e sempre apreciadas em virtude da vivacidade do seu estilo e da graciosidade dos seus versos. Mora atualmente em São Paulo.

Fábio Montenegro

7 - Nasceu em Santos a 26 de maio de 1891. Foi um poeta inspirado e mavioso que encantou a sua geração com os versos que publicou e que, na maior parte, ficaram esparsos. Os santistas ergueram-lhe um busto na Praça dos Andradas.

Alberto de Sousa

8 - Nasceu a 20 de junho de 1870. Jornalista de pulso e escritor de raros dotes. Deixou muitas obras, entre as quais se destaca Os Andradas, de grande valor. Faleceu em São Paulo no dia 28 de setembro de 1927.

Dr. Reynaldo Porchat

9 - Nasceu em Santos a 23 de maio de 1868. Conhecido jurisconsulto e grande professor de Direito. As suas lições, especialmente sobre Direito Romano, são famosas pelo valor e erudição. Reside atualmente em São Paulo.

Outros santistas ilustres

10 - Entre muitos outros ainda podemos citar mais estes nomes de ilustres santistas: Gentil Garcez, dr. Alcides Lobo Vianna, Wladimir Alfaya, José Baptista Coelho (João Phoca), Angelo de Sousa etc.


Leva para a página seguinte da série