Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0296a41.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/07/08 11:19:27
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Demografia-1913
Mudanças no crescimento populacional (41)

No total, cerca de 88 mil habitantes... em 1914

Leva para a página anterior

Em 1914, foi publicada pela Prefeitura Municipal de Santos a obra Recenseamento da Cidade e Município de Santos em 31 de dezembro de 1913. O término desse recenseamento foi noticiado pelo jornal santista A Tribuna, na página 2 da edição de 28 de janeiro de 1914 (ortografia atualizada nesta transcrição):


Imagem: reprodução parcial da matéria original

O recenseamento da população

A apuração das listas censitárias recolhidas até ontem, ao meio dia, dá para Santos uma população de 87.798 habitantes

O sr. Carlos de Affonseca, prefeito municipal, fez ontem, às 14 horas, uma visita de inspeção aos trabalhos de apuração do recenseamento realizado a 31 de dezembro último.

S.s. foi recebido pelo sr. coronel Augusto Filgueiras, diretor que lhe ministrou minuciosas informações sobre a marcha do serviço.

Estavam funcionando 4 mesas apuradoras, compostas de 6 membros cada uma, sob a respectiva chefia dos srs. Henrique Marques Pereira, Euclydes de Andrade, Accacio Botelho e M. Ribeiro. Cada mesa tem apurado uma média de 100 boletins diários, trabalhando 5 horas consecutivas por dia.

À medida que os mapas de apuração vão sendo cheios, passam para uma outra mesa, onde dois funcionários procedem às somas de cada qual. Estas somas são transferidas para outros mapas que, no final do trabalho, servirão para a organização definitiva dos mapas destinados à publicidade.

Antes de ser iniciada a apuração parcelada por categoria, condição e outros característicos da população, faz-se a apuração do número total de habitantes, de acordo coma as listas entradas até ontem ao meio dia.

Verificou-se que a população presente no município de Santos, na noite de 31 de dezembro de 1913, era a seguinte: 

População aglomerada
  Hos. Muls. Tot.
(Cidade e arrabaldes) 38.781 31.933 70.774
População esparsa:
(Zona Rural) 10.008 7.016 17.024

Soma

48.789 39.009 87.798

Faltam ainda arrecadar algumas listas da zona urbana, entre as quais as de moradores recalcitrantes do Saboó, as de duas autoridades policiais e as de dois diretores de órgãos da imprensa. Da zona rural faltam apenas um trecho da Serra Velha, e as ilhas da Moela e das Queimadas. As duas últimas não foram arrecadadas por falta de condução, mas virão brevemente.

Acrescentando os indivíduos dessas listas aos que já foram apurados, a população excederá de 88.000 habitantes.

O sr. prefeito municipal, depois de se manifestar satisfeito com o resultado numérico obtido, que veio provar o critério com que foi executado o serviço, dirigiu palavras de calorosa felicitação ao sr. Augusto Filgueiras.


Coronel Augusto Filgueiras, chefe da Repartição do Recenseamento do município
Foto publicada com a matéria

Leva para a página seguinte da série