Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0296.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/22/12 17:56:36
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Mudanças no crescimento populacional

Os números das estatísticas demográficas, além de informarem o número de habitantes da região em cada época, ajudam a compreender as alterações havidas na qualidade de vida e na economia da região. Uma série de pestes, no final do século XIX e início do século XX, dizimou parcela considerável da população e forçou a adoção de providências para o saneamento: surgiram os canais de drenagem.

A falta de trabalhadores no porto e nas lavouras cafeeiras fez com que grandes levas de migrantes desembarcassem no cais santista, e parte desse contingente ficou em Santos mesmo. A Segunda Guerra Mundial forçou outra mudança, quando por razões estratégicas os naturais de países em guerra com o Brasil tiveram de ser levados para o interior paulista, junto com seus descendentes.

No final do século XX, novas alterações são detectadas, quando a falta de trabalho na região leva os jovens a emigrarem para a capital paulista e outras regiões, ao mesmo tempo em que os atrativos da qualidade de vida atraem imigrantes mais idosos. Verifica-se ainda o crescimento da população feminina e diferenças sensíveis na evolução demográfica dentro da própria Baixada Santista.

 

Conheça o Atlas Censitário NM de Santos (planilha MS Excel, com 3,79 MB) - CLIQUE:

Clique na imagem para obter o arquivo (planilha tipo MS Excel)

  

Veja mais:

População diminui e muda de cidade

A campanha sanitária de Santos (com os vários censos resumidos)

Estatísticas - Seade

Estatísticas - IBGE

Estatísticas - Firjan/IFDM


Taxa anual de crescimento populacional - 2000/2005
Imagem: Fundação Seade

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais