Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0295.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/11/05 22:03:31
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Idosos radicais

Eles não querem apenas uma cadeira de balanço e um pouco de sol e competem com os jovens em todas as atividades profissionais, esportivas, culturais e de lazer, invadindo e conquistando espaços incomuns

Nas décadas finais do século XX, um fenômeno começou a chamar a atenção dos pesquisadores, intensificando-se no início do século XXI: a cidade tem cada vez mais pessoas idosas, que continuam residindo em Santos ou voltam à região após a aposentadoria, atraídas pela qualidade de vida e pelas oportunidades de lazer e convivência encontradas, algumas até pioneiras no Brasil. Enquanto os jovens rumam para outras cidades em busca de emprego, puxando assim pelo outro lado as estatísticas da média etária santista, os idosos invadem literalmente os espaços que bem pouco tempo atrás estavam reservados apenas aos mais novos.

O professor de uma aula de ginástica na praia destinada aos jovens se surpreendeu ao constatar que cada vez mais seus novos alunos tinham idade superior a 60 anos e ali estavam acompanhando normalmente os exercícios. Surfistas e praticantes de vôo com asa delta e paraglider são em vários casos pertencentes à chamada terceira idade, e até mesmo se enquadram no conceito da quarta idade. Pessoas centenárias são vistas em concursos de dança ou praticando ciclismo, natação e ginástica na praia.

Além da presença constante nos esportes radicais, os mais idosos também estudam nas universidades e até se organizam em repúblicas, dividindo aluguel e manutenção de residências, numa experiência pioneira apoiada pelas autoridades municipais. Que também criaram o projeto Vovô Sabe Tudo, em que pessoas de maior experiência são contratadas para transmitir seus conhecimentos aos mais novos e aos visitantes, em oficinas de arte e cultura ou dirigindo bondes em passeios turísticos.

E toda essa atividade atrai cada vez mais os idosos, realimentando os resultados estatísticos que deixam Santos entre as cidades brasileiras com maior população idosa. Idosa, mas radical... 

Veja:

[1] Programa Caminhos & Parcerias - Os idosos de Santos
[2] Vovôs radicais/Sempre jovens e radicais
[+] mais, em breve...

Veja mais:
A melhor (c) idade
Leis santistas para idosos
Tempo de inclusão social
"Vovô Sabe Tudo" treinará motorneiros e condutores
Prosseguem as inscrições para o "Vovô Sabe Tudo"
Asylo se transformou em Casa do Sol
Um Polyphon na Casa do Sol


Anibbal Orrin, aos 71 anos, chega à praia às 5h30 para surfar
Foto: Ana Paula Bordinhon, publicada no semanário Boqueirão News de 28/5 a 3/6/2005

Leva para a página seguinte da série

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais