Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0292h.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/20/06 11:32:31
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - II GUERRA
Santos na II Guerra Mundial (9)

Leva para a página anterior
A Segunda Guerra Mundial foi traumática para os santistas, que temiam ataques por submarinos alemães ao porto e pela aviação nazista à Usina Henry Borden ou à própria cidade. Japoneses, italianos e alemães tiveram de deixar a região às pressas, pelo receio que colaborassem com seus países de origem, então inimigos do Brasil. E a cidade também compareceu com sua cota de sacrifício humano e material para o esforço de guerra brasileiro, enviando seus pracinhas para o combate nos campos de batalha da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália.

A entrada do Brasil na guerra aconteceu a partir do torpedeamento de navios brasileiros pelas belonaves alemãs, em 1942, quando se iniciava o quarto ano do conflito internacional. Santos se mobilizou de diversas formas, como registrou a antiga revista santista Flama, em várias edições:


"Aspecto tirado durante a grandiosa quermesse realizada nos salões do Santos Atlético Clube, no dia 12, promovida pelo Comitê Britânico de Socorro às Vítimas de Guerra"
Foto-legenda: revista Flama, dezembro de 1943 (ano XXII, edição nº 12)


"Uma das cenas da peça Corações Brasileiros, de autoria do dr. Amaral Rocha, nosso prezado colaborador, representada pela primeira vez, no dia 9 de janeiro, pela corporação cênica do Real Centro Português. Com esta peça pretendem os amadores da cidade iniciar, em Santos, o Teatro de Guerra, como contribuição para o esforço de guerra"
Foto-legenda: revista santista Flama, em janeiro de 1944 (ano XXIII, nº 1)


"Realizar-se-á, em Santos, brevemente, um festival em benefício da Cruz Vermelha Russa. Para assentarem as bases desse festival reuniram-se, no dia 13 de abril, na residência da sra. Sofia Kogan, as sras. Fileta Presgrave do Amaral, Nair Lacerda, Maria Gay de Mendonça, Lilliam E. Grant, e senhorita Yolanda Fagundes. O nosso clichê focaliza um aspecto dessa reunião, durante a qual foi servido um chá, à moda russa"
Foto-legenda: revista Flama, abril de 1944 (ano XXIII, edição nº 4)

Leva para a página seguinte da série