Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0287k.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/15/13 19:36:27
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - TELECOMUNICAÇÃO
Um século de telecomunicações (11)

Leva para a página anterior
Datam dos anos finais do século XIX as primeiras referências sobre os serviços de telecomunicações em Santos. E, apesar de ser importante porto e estar próxima a centros de negócios como a capital paulista, só em junho de 1968 começou a ter serviços como o de telex, que teria grande importância no período até o final do século, principalmente antes da difusão dos aparelhos de fac-símile (fax ou telefax) e do videotexto no fim dos anos 1970, dos BBSs em fins da década de 1980 e especialmente da Internet, que a partir de 1995 provocou rapidamente a perda de relevância desses antecessores.

A inauguração do serviço de telex em Santos foi registrada em matéria do jornal santista A Tribuna de 18 de junho de 1968, página 12 do 2º caderno (a última dessa edição do jornal - ortografia atualizada nesta transcrição):


Imagem: reprodução da matéria de A Tribuna

Simas inaugura nosso telex

A fim de inaugurar oficialmente a Central Telex do DCT (N.E.: sigla do Departamento de Correios e Telégrafos), esteve ontem em Santos o ministro das Comunicações Carlos Furtado de Simas, acompanhado da esposa e de diversos assessores.

A inauguração, que estava prevista para as 16 horas, só foi realizada às 17,30 horas, quando o ministro cortou uma fita verde-amarela e ouviu a saudação do cel. Figueiras, diretor do Serviço de Telégrafo, a mensagem enviada pelo general Rubens Rosato Teixeira, diretor-geral do DCT, e os agradecimentos do deputado Athié Jorge Coury, em nome da Cidade.

Depois foi a sua vez de falar do plano de realizações do governo Costa e Silva e da importância que está sendo dada ao setor de comunicações, considerado imprescindível num país em que as regiões são economicamente tão diversas e distantes dos grandes centros.

Telegraph Exchange - Na saudação ao ministro, o cel. Figueiras deu uma pequena explicação da origem do termo "telex", formado das primeiras letras de "Telegraph Exchange", designativo de sistema que vem auxiliar as zonas em que as comunicações telegráficas não são suficientes.

Por meio de aparelho instalado no próprio escritório, o assinante pode manter contato com 82 países que fazem parte da rede internacional ligada ao Brasil e também com as diversas regiões do País que possuem Central Telex, de forma bastante econômica.

Há muitos anos Santos vinha lutando pela instalação de uma estação de Telex, e o deputado Athié Jorge Coury, em sua saudação, relembrou o empenho por ele demonstrado no Congresso "para que se desse ao maior porto da América Latina condições para se comunicar com o mundo inteiro".

Ao falar, agradeceu o deputado em nome dos santistas e do prefeito Sílvio Fernandes Lopes, representado na ocasião pelo secretário da Fazenda, sr. Benjamim Goldemberg.

Atraso - Durante mais de uma hora grande número de autoridades da Cidade esperou pelo ministro e sua equipe. Justificou o ministro, à sua chegada, o atraso, citando "a proverbial hospitalidade dos paulistas", que o convidaram para diversas solenidades.

Como não é sempre que pode vir a São Paulo, seu atraso foi "plenamente justificado". Após a cerimônia de inauguração, regressou à Capital, onde deveria participar às 18,30 horas de uma entrevista no Palácio Mauá.

Enquanto aguardavam a chegada do sr. Carlos Simas, os funcionários do DCT fizeram teste do aparelho, contatando com todas as Centrais Telex do País, quando receberam mensagens de congratulações dos colegas das estações de Fortaleza, Salvador, Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo, Santo André e de campinas, que será inaugurada amanhã pelo ministro.

Santos chama Brasília - Como parte da solenidade, o ministro Carlos Simas enviou mensagem ao presidente Costa e Silva, por meio do Telex, comunicando a inauguração da Central de Santos.

"... com o DCT servindo de base nos serviços de Telex nacional e devidamente integrado no nosso esquema, queremos comunicar o acontecimento de hoje a vossa excelência na certeza de que estamos todos nós - vossa excelência de sua parte com seu grande empenho e nós do Ministério das Comunicações com o trabalho de realização - muito fazendo para um Brasil mais forte, mais coeso e muito mais feliz".

Depois, numa gentileza da Radiobrás, que deu a ligação internacional, o ministro Carlos Simas enviou mensagem também ao embaixador Vasco Leitão, em Washington, comunicando a inauguração da Central Telex e elogiando sua atuação à frente da embaixada brasileira nos Estados Unidos.

A vez dos funcionários - Quando o ministro já se retirava do prédio do DCT, um grupo de funcionários perguntou-lhe quando o Departamento passaria à autarquia. O sr. Carlos Simas assegurou-lhes que brevemente isso ocorrerá, pois já estão prontos os estudos preliminares.

O juiz de menores e diretor do Forum, dr. Carlos Rocha de Siqueira, apresentou ao ministro e esposa três patrulheiros do Juizado que prestarão serviço na Central Telex, como mensageiros. O sr. Carlos Simas, elogiando a medida, cumprimentou os garotos assim: "Vocês estão certos, pois é com trabalho que se vence na vida".

Já passava das 18 horas quando o ministro e comitiva deixaram o DCT, partindo imediatamente para São Paulo, onde estava marcada entrevista para as 18,30 horas. "Ainda bem que não dissemos de que dia", comentou um dos elementos da comitiva.


Nosso telex já funciona na agência do DC
Foto publicada com a matéria


Ministro transmitiu mensagem a Costa
Foto publicada com a matéria


Siemens do Brasil S.A. - Inauguração da central telex de Santos
Anúncio publicado no jornal santista A Tribuna em 19 de junho de 1968, página 3

Na década de 1980, a consulta ao catálogo de assinantes telex de Santos mostra que, além da instalação em diversas empresas (principalmente de navegação), existiam aparelhos telex em apenas duas residências: a do advogado do setor marítimo Durval Boulhosa (aparelho 131370 DNDB BR) e a do jornalista Carlos Pimentel Mendes (indicativo 131529 CPMJ BR), agora editor de Novo Milênio.


Exemplo de comunicação por telex entre a diretoria da extinta Empresa de Portos do Brasil (Portobrás) e o jornalista Carlos Pimentel Mendes, em 21 de outubro de 1987 (às 10h23). Em preto, o texto recebido, e em vermelho o enviado


Mensagem divulgando as vantagens do serviço Telex, assinada pelo supervisor de mercado da Embratel Santos, Luiz da Silva, em 24 de maio de 1991, recebida no aparelho 131519 CPMJ BR


Oferta de acesso a serviço de reprodução gráfica via telex (em que letras e símbolos alinhados formam  complexas imagens no seu conjunto), alusiva ao Dia dos Namorados, enviada pela empresa Easylink Services, de New Jersey/EUA ao aparelho 1313529 CPMJ BR em 26/5/1991

Leva para a página seguinte da série