Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0287i.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/06/15 20:15:42
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - TELECOMUNICAÇÃO
Um século de telecomunicações (9)

Leva para a página anterior
Datam dos anos finais do século XIX as primeiras referências sobre os serviços de telecomunicações em Santos. E, apesar de ser importante porto e estar próxima a centros de negócios como a capital paulista, só na década de 1980 (como o resto do Brasil) começou a ter serviços como a discagem direta à distância. Passou pelas eras dos telegramas, do telex, do fac-símile (fax ou telefax), do videotexto, dos BBSs e desembarcou na Internet, com todos os seus recursos. Mas, nesta página, volta-se a janeiro de 1934, quando foi inaugurado em Santos (no dia 13) o serviço de telefonia automática.

No dia 4 de janeiro de 1934, a Cia. Telefônica Brasileira (CTB) publicou este anúncio no jornal santista A Tribuna:


Imagem: reprodução de A Tribuna de 4/1/1934, página 10

Como curiosidade, note-se a grafia relativamente modernizada do anúncio acima ("telefonico", "Telefonica"), em relação à ortografia empregada na logomarca do mesmo anúncio ("Telephonica") e nos textos jornalísticos relativos à inauguração, citados abaixo.

Em 13 de janeiro de 1934, era implantado em Santos o serviço de telefonia automática. O mesmo jornal santista A Tribuna registrou (ortografia atualizada nesta transcrição):


O novo edifício onde se acham instalados os serviços dos telefones automáticos da Companhia Telefônica Brasileira
Imagem e legenda: reprodução da matéria publicada em A Tribuna, na página 2

Companhia Telefônica Brasileira

Inauguração da nova estação e do serviço de telefones automáticos

Conforme noticiamos, será inaugurado hoje, à meia-noite, o novo serviço de telefones automáticos, importante melhoramento com que a Companhia Telefônica Brasileira acaba de dotar a nossa cidade.

O serviço será iniciado logo após a inauguração da nova estação da Companhia, sita à Rua Braz Cubas, esquina da Rua Júlio de Mesquita, tendo sido convidadas para o ato as autoridades locais, imprensa e várias outras pessoas gradas.

Fazendo entrega do novo serviço à Prefeitura Municipal, usará da palavra um dos diretores da Companhia.

A primeira ligação automática será feita pelo dr. Aristides Bastos Machado, prefeito municipal.

Após o ato inaugural, será servida aos presentes uma mesa de doces e refrescos.


Anúncio publicado em 13 de janeiro de 1934 no jornal santista A Tribuna

Em 14 de janeiro de 1934, na página 2, A Tribuna registrou (ortografia atualizada nesta transcrição):


Imagem: reprodução parcial da matéria publicada em A Tribuna, na página 2

Companhia Telefônica Brasileira

Santos acaba de ser dotada com o serviço de telefones automáticos - A inauguração do notável melhoramento e do novo Centro, na Vila Mathias

Com a presença do sr. prefeito municipal, de autoridades locais, pessoas gradas e representantes da imprensa, realizou-se, ontem, às 24 horas, consoante antecipamos, a cerimônia da inauguração do Centro Telefônico Automático da Cia. Telefônica Brasileira, à Rua Braz Cubas, esquina da Rua Júlio Mesquita, no bairro de Vila Mathias, e do serviço de aparelhos automáticos, com que a referida Cia. vem de dotar Santos.

O ato foi assistido, também, por altos funcionários da empresa, não só desta cidade como da capital.

De S. Paulo vieram, entre outros, os srs. J. H. English, superintendente da Planta; Frank Shouler, superintendente da seção de Construção; E. Peterson, superintendente da Divisão Interna; P. Sallatine, J. L. Fernandes, C. Fernandes, L. Pretzfeld, J. B. Thackyray, chefe da Contabilidade; J. La Farina, almoxarife geral; J. J. Douse, engenheiro-chefe; H. Maroni, arquiteto-engenheiro; R. Rowe, contador; W. Tulk, W. G. Mitchel, engenheiro; P. Applegate, superintendente da Conserva; A. L. Bagot Gray, superintendente do Tráfego.

Especialmente convidadas, estiveram presentes ao ato inaugural, entre outras, as seguintes pessoas:

Dr. Aristides Bastos Machado, prefeito municipal; cap. Innocencio da Costa Cruz, comandante do Corpo de Bombeiros de Santos; dr. Pedro Alcântara Carvalho de Oliveira, delegado regional de polícia nesta cidade; dr. Archimedes Bava, curador geral da comarca e representando o juiz da 2ª vara, dr. Manoel Gomes de Oliveira; dr. Ismael de Sousa, inspetor geral da Cia. Docas; dr. Plínio Barroso, dr. Bernardo Browne, gerente da Cia. City; cap. Luís Antonio Pimenta; Lino Vieira, monsenhor Genésio Nogueira, representando o sr. bispo diocesano; 1º tenente Américo Moretti e representantes da imprensa.

O dr. Carlos Pacheco Fernandes, gerente comercial da Cia. em S. Paulo, fez uso da palavra, demonstrando a importância do novo serviço de telefones automáticos, fazendo algumas considerações sobre os progressos da telefonia em nosso país e ressaltando o que ela representa para a época dinâmica atual.

Terminado o seu improviso, o dr. Carlos Pacheco Fernandes fez a entrega do novo serviço à municipalidade e ao público, convidando o dr. Aristides Bastos Machado a proceder à primeira ligação, o que foi feito entre calorosos aplausos, após o que o chefe do executivo local discursou ligeiramente para congratular-se com a Cia. Telefônica Brasileira e ressaltando também a importância do melhoramento introduzido em Santos.

Aos presentes foi oferecido um beberete, acompanhado de finos doces, durante o qual foram trocados vários brindes, realizando-se a seguir uma visita às várias dependências do novo centro, visita essa que causou a mais lisonjeira impressão.

É diretor comercial interino do novo Centro Telefônico Automático o sr. J. Cleto, e diretor da Planta o sr. A. J. Mc Lauglin, tendo sido o belo edifício construído sob a direção do engenheiro arquiteto H. Maroni.

Algumas características da nova organização - O aparelhamento telefônico que a Cia. Telefônica Brasileira vem de instalar em Santos representa o que de mais eficiente existe. Esse aparelhamento instalado num prédio especialmente construído para alojá-lo servirá a todos os assinantes de Santos, de modo que, com a sua inauguração, desaparecem totalmente os antigos telefones manuais.

Cumpre notar, desde logo, que com a introdução do serviço automático em Santos nenhuma telefonista ou qualquer outra funcionária da Companhia Telefônica foi dispensada; continuam todas trabalhando normalmente nos novos e variados serviços que a ampliação da rede telefônica desta cidade veio criar.

Esse, aliás, tem sido o procedimento da Companhia em todas as demais cidades onde já introduziu o serviço automático.

Nas instalações realizadas pela Companhia em Santos, foram levados em conta não só as necessidades atuais como também o futuro crescimento do serviço, que por certo se verificará com o progresso da cidade.

A rede urbana de cabos telefônicos subterrâneos e aéreos foi completamente renovada. Só na parte central da cidade e adjacências a Companhia instalou cerca de 14 quilômetros de cabos subterrâneos, através de dutos ou canalizações especialmente construídas. Nas demais zonas da cidade, a Cia. estendeu cerca de 50 quilômetros de cabos aéreos novos.

Pode-se avaliar o número de fios que esses cabos aéreos e subterrâneos conduzem, atentando-se em que a sua capacidade varia de 52 a 2.424 pares de fios por cabo. Esses fios são todos de cobre delgado disposto em pares dentro do cabo, destinando-se cada par de fios a um assinante.

Todos esses fios são revestidos de material isolante adequado.

No prédio da estação automática a Companhia fez instalar um aparelho elétrico destinado a regular a temperatura e a umidade, mantendo-as no nível considerado satisfatório para a conservação e o funcionamento do complexo mecanismo.

Conseguiu-se, assim, evitar a influência desfavorável das condições climatéricas de Santos sobre as delicadas peças metálicas do aparelhamento automático, que, de outra forma, estariam sujeitas à rápida corrosão ou deterioração.

No mesmo prédio da nova estação automática, a Companhia fez instalar um centro interurbano inteiramente novo, moderno e de grandes proporções. Esse é mais um melhoramento que, sem dúvida alguma, influirá de forma decisiva para a maior presteza, nitidez e eficiência das comunicações interurbanas entre Santos e todas as demais localidades.

As redes telefônicas de Guarujá e Cubatão foram também remodeladas, passando essas localidades a ter serviço automático, idêntico ao de Santos, embora em menores proporções, como é natural.

Em 16 de janeiro de 1934, era ainda registrado por A Tribuna (ortografia atualizada nesta transcrição):


Imagem: reprodução da matéria publicada em A Tribuna, na página 3

Companhia Telefônica Brasileira

Ecos da inauguração dos serviços de telefones automáticos

O clichê acima mostra o dr. Aristides Bastos Machado, chefe do Executivo local, ladeado por autoridades e altos funcionários da Companhia Telefônica Brasileira, momentos depois de haver inaugurado, sábado último, os novos serviços de aparelhos automáticos, no Centro de Vila Mathias.

Da esquerda para a direita, vêem-se o capitão Innocencio da Costa Cruz, comandante do Corpo de Bombeiros; dr. Pedro de Alcântara, delegado regional de polícia desta cidade; sr. C. G. Schneider, superintendente geral da Companhia Telefônica; dr. Carlos Pacheco Fernandes, gerente comercial de São Paulo; dr. Aristides Bastos Machado, prefeito municipal de Santos; dr. A Gomide Ribeiro dos Santos, engenheiro fiscal da Companhia Telefônica; sr. E. J. Peterson, superintendente da Divisão do Estado, e sr. Josias Cleto, gerente comercial, interino, em Santos.


Decoração original na entrada do edifício da Rua Braz Cubas, mantida na restauração do prédio para uso por uma concessionária de automóveis
Foto: Carlos Pimentel Mendes, em 17 de setembro de 2015

Leva para a página seguinte da série