Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0284c.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/06/06 10:41:54
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - MUSEUS - 3-A
Instituto Histórico e Geográfico de Santos

Leva para a página anterior
Na sua edição especial de 26 de janeiro de 1939, comemorativa do centenário da elevação de Santos à categoria de cidade - exemplar no acervo do historiador Waldir Rueda -, o jornal santista A Tribuna publicou esta matéria (grafia atualizada nesta transcrição):
 


O clichê que aqui estampamos apresenta os três fundadores do Instituto: dr. Edmundo Amaral, o saudoso Júlio Conceição e Francisco Martins dos Santos
Foto publicada com a matéria

Instituto Histórico e Geográfico de Santos

As realizações levadas a efeito pelo silogeu santista - uma instituição que honra a cidade - durante o seu primeiro ano de atividades

Faz agora um ano que surgiu na arena das atividades locais o Instituto Histórico e Geográfico. Fazia-se mister a sua existência. Santos, cidade de profundas raízes históricas, iniciadora gloriosa de uma pátria, pedia uma instituição especializada, que fosse a sentinela das suas tradições e dos seus monumentos.

Havia tanto que fazer, e era preciso começar! Foi quando dois santistas, Francisco Martins dos Santos e Edmundo Amaral, dando corpo à idéia de outro santista - Durwal Ferreira - que pouco depois abandonava o antigo propósito, resolveram fundar a instituição que faltava. Eram dois especializados: um, autor da História de Santos, o outro, autor de Rótulas e Mantilhas: redigiram uma ata de fundação, dando-lhe a data de 19 de janeiro de 1938, e convidaram um grande santista de adoção, vulto histórico de Santos, para assiná-la, sendo fundador, com ambos, do Instituto projetado - era Júlio Conceição - autor de vários opúsculos, membro do Instituto de São Paulo, e animador de todas as iniciativas científicas e de benemerência.

Dois dias depois, a 21 de janeiro, realizava-se no próprio local escolhido para sede, o edifício da Avenida Conselheiro Nébias n. 689, a Reunião de Constituição, comparecendo 21 cidadãos, dos 30 inicialmente convidados. Constituiu-se uma primeira diretoria provisória, sendo aclamados primeiros diretores os três fundadores da instituição.

Precisava-se de um Estatuto: elaborou-o Martins dos Santos, calcando-o sobre os estatutos de outras entidades congêneres e incluindo-lhe alguma inovação e melhoramento (tal Estatuto é o que ainda hoje rege o Instituto de Santos). Tudo feito rapidamente. Precisava-se de uma sede, de uma instalação imediata, que demonstrasse a vontade em que se achavam os organizadores de dotar Santos, real e rapidamente, de uma instituição "visível" e com sintomas evidentes de vida.

Montou-a ainda Martins dos Santos, à sua custa e à custa de seu crédito, para que a iniciativa não pesasse a ninguém, e um primeiro fantasma econômico não espantasse os prováveis membros, uma vez que já os aguardava uma pesada jóia.

Assim foi feito, e, propostos por esse mesmo diretor, poucos dias depois, tornavam-se efetivos, no novel instituto, cerca de trinta novos sócios, que, com a antecipação de suas jóias e mesmo de anuidades, permitiram-lhe retirar o dinheiro adiantado para as primeiras despesas de instalação e, ao instituto, trilhar imediatamente uma senda de realizações.

A 5 de fevereiro seguinte, realizava-se a festa da instalação oficial do instituto. Baptista Pereira honrava-a com a sua presença, e a sua palavra, como conferencista da noite, e honravam-na com seu apoio e presença o prefeito municipal, o bispo diocesano, o capitão do Porto, diversos representantes de autoridades e um elevado número de associados e famílias cultas, abrilhantando a festa a Banda Municipal de Bombeiros.

Inaugurou-se a sede, sob elogios dos presentes, e Baptista Pereira produziu sua formosa conferência: "Braz Cubas e o Caminho do Mar", no auditorium do Ginásio do Estado, cedido para tal fim. Estava dado o primeiro passo e de forma solene, sem deixar dúvidas quanto aos destinos da notável instituição santista.

Depois, veio uma série de realizações - o Arquivo, a Biblioteca com sala de leitura, o Museu inicial (Sala Júlio Conceição - inaugurada pelo prefeito municipal dr. Cyro Carneiro), com Mapoteca anexa, e uma seqüência brilhante de sessões sociais, com apresentação de teses e conferências, ouvindo-se, em várias datas durante o ano - o prof. Carlos Heinrich, o dr. Amazonas Duarte, o dr. Ismael de Sousa, o dr. Ignácio Paschoal Bastos, o dr. Tristão de Athayde (Alceu Amoroso Lima), o dr. Romeu de Andrade Lourenção, o dr. Álvaro Parente, o prof. Carlos Escobar, o dr. Hyppolito do Rego, o dr. Archimedes Bava, Francisco Martins dos Santos e tantos outros, destacando-se, sem dúvida, a comemoração do 13 de Maio, em que foi dado a Santos ouvir a palavra inspirada do grande tribuno brasileiro, Evaristo de Moraes, vindo a Santos especialmente para esse fim.

Em setembro, sofria o instituto uma grande perda com a morte de seu ilustre presidente Júlio Conceição, um dos seus mais legítimos animadores e seu prestante benfeitor.

Pouco depois, realizava-se uma sessão fúnebre, em homenagem ao grande vulto desaparecido, e, mais tarde, o dr. Hyppolito do Rego era eleito para a vaga de Júlio Conceição, elegendo-se para o seu lugar (1º vice-presidente) o dr. Amazonas Duarte, conhecido causídico e ilustrado professor de História.


Aspecto da sala de leitura e biblioteca do instituto, na noite de 19 deste mês, quando transcorria o primeiro aniversário de sua fundação. Vê-se a diretoria reunida, e, no fundo, o museu
Foto publicada com a matéria

Atualmente, a diretoria que rege os destinos do Instituto Histórico e Geográfico de Santos acha-se organizada da seguinte maneira: presidente de honra, dr. José Carlos de Macedo Soares; presidente da diretoria, dr. Manoel Hyppolito do Rego; 1º vice-presidente, dr. Amazonas Duarte; 2º vice-presidente, dr. Ghilherme Wendel; secretário-geral, dr. Edmundo Amaral; 1º secretário, dr. Romeu de Andrade Lourenção; 2º secretário, dr. Alberto de Moura Ribeiro; 1º tesoureiro, Ismael Alberto de Sousa; 2º tesoureiro, Jayme Horneaux Moura; 1º bibliotecário, Francisco Martins dos Santos e 2º bibliotecário, dr. Edgard Falcão.

O instituto de Santos acha-se em ligação e intercâmbio com todas as instituições congêneres do Brasil, empenhado em pesquisas e estudos e, brevemente, publicará o primeiro número da sua Revista semestral.

Contando com 100 cadeiras, sob invocação, já tem 60 cadeiras ocupadas, apresentando um brilhante conjunto de intelectuais, cientistas e colecionadores, mercê do que tem merecido e vem merecendo completo acatamento e respeito por parte de todas as instituições de cultura do País.

A biblioteca do instituto conta já com cerca de 2.000 volumes especializados e 300 folhetos científicos e literários diversos; a sua mapoteca apresenta cerca de 300 mapas antigos e modernos, de Santos, do Estado, do Brasil, da América e do mundo, além de outros trabalhos geográficos notáveis; seu museu apresenta algumas dezenas de peças interessantes, além de uma coleção mineralógica de cerca de 1.200 exemplares diversos; a sua pinacoteca, recém-iniciada, já conta com quatro telas soberbas de Calixto, e mais algumas de outros pintores.

Seu patrimônio, conseguido no curto prazo de um ano incompleto, já atinge a um valor de 60 contos, mercê dos donativos que vem recebendo, e entre os quais avultam os de Júlio Conceição, no valor de 6 contos de réis em livros e 16 contos em quadros; do dr. Hyppolito do Rego, no valor de 4 contos de réis em livros; de Francisco Martins dos Santos, no valor de 3 contos de réis em livros; do dr. Roberto Simonsen, seu membro, no valor de 56 contos de réis em livros, além de 1 conto de réis em dinheiro, vindo, em seguida, o da Biblioteca Nacional, no valor de 2 contos e quinhentos mil réis, também em livros.

Sua receita mensal cobre perfeitamente sua atual despesa, e isso vem lhe permitindo regular desenvolvimento a cada mês que passa.

Entre os serviços já prestados a Santos pela novel entidade científica, conta-se, sem dúvida, a representação feita ao dr. Getúlio Vargas, por ocasião de sua visita à cidade, pedindo ao ilustre presidente da República: a cunhagem de moedas e a emissão de selos nacionais comemorativos do Centenário da Elevação de Santos a Cidade, que hoje transcorre - já decretados e autorizados - e mais a elevação de Santos a Monumento Histórico Nacional, honra que, por certo, será concedida igualmente, segundo se diz, tal o agrado com que recebeu o pedido do Instituto o dr. Getúlio Vargas, acompanhando a oferta de um exemplar da História de Santos, luxuosamente encadernado e com uma grande placa de ouro mandada colocar por Júlio Conceição.

Eis, em breves linhas, o que é e o que fez, em menos de um ano de atividades, o Instituto Histórico e Geográfico e Santos, honra autêntica de nossa cultura, digno de todo o respeito e de todo o amparo oficial, e de que são detalhes as fotografias que ilustram esta reportagem, cujo fim é dar às comemorações deste dia mais uma pincelada de brilho e de glória.

Leva para a página seguinte da série