Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0280f.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/23/05 09:39:58
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - SURFE
Um festival e uma exposição (4)

Leva para a página anterior
Apesar das águas calmas que costumam morrer mansamente nas areias da praia, Santos e a Baixada Santista têm um papel de destaque na história do surfe brasileiro e mundial. Foi nessa área que o esporte começou a se desenvolver em terras brasileiras, e é de Santos o detentor dos principais títulos do surfe no Brasil. A cidade inclusive dedicou um importante monumento aos surfistas, nos jardins da praia.

A chuva prejudicou os dias finais do festival surfístico organizado em comemoração ao primeiro Dia do Surfe, como publicou o jornal santista A Tribuna, na edição de 26 de janeiro de 2005:


Alunos da escolinha de Picuruta Salazar se apresentarm
Foto: Alberto Marques, publicada com a matéria

SURF
Chuva e ventos fortes causam prejuízo ao museu

Da Reportagem

O Museu do Surf sofreu um prejuízo histórico incalculável na manhã de ontem. Devido à chuva e aos fortes ventos ocorridos por volta das 11 horas, na Cidade, toda a estrutura montada no Quebra-Mar foi arrastada e as barracas caíram sobre as pranchas do acervo. Estavam expostas mais de 120 pranchas que fazem parte da história do surf brasileiro e mundial.

A princípio foram contabilizadas 40 delas danificadas. Após a passagem do vento, toda equipe do Santos Surf Festival, com auxílio de funcionários da Prefeitura de Santos, reergueram a estrutura para dar continuidade às atividades do evento. Segundo o idealizador do Museu do Surf, Diniz Iozzi, o Pardal, um dos maiores acervos de pranchas de surf do Brasil sofreu enorme perda.

"O prejuízo foi grande, principalmente pela história que cada uma representa". Diniz contou que o maior prejuízo ficou por conta de uma prancha trazida do Peru. O Cabalo de Totora - espécie de prancha com 3,5 metros de comprimento feita de palha trançada, utilizada por índios peruanos antes da Era Cristã - está praticamente destruído. "Infelizmente, a prancha que comprova a pré-história dos incas foi a mais danificada".

Programação - Hoje, das 9 às 18 horas, em comemoração ao aniversário da Cidade, o evento terá programação especial. O diretor-executivo de A Tribuna, Roberto Clemente Santini, doará para o acervo do Museu do Surf a prancha que usou na primeira vez que surfou no Havaí.

Voltarão para a água os alunos da Ong Napne - Núcleo de Apoio aos Portadores de Necessidades Especiais - que tiveram a primeira experiência sobre pranchas na segunda-feira.

Enquanto isso, as principais surf-shops da Cidade continuam distribuindo ingressos para o Cine-Surf e para o sorteio diário de uma prancha. Em cartaz, nos cines Roxy e Indaiá, no Gonzaga, está o filme Surf Adventure, às 13h45.

O 1º Santos Surf Festival conta com o patrocínio cultural da Prefeitura Municipal de Santos, por meio da Secretaria de Comunicação, e Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. A primeira etapa do Circuito Brasileiro Profissional de Longboard teve a apresentação da VI Fiberglass e Foam. Colaboradores: Sthill, Hot Water, Rip Wave, Silver Surf, Zampol, Classic Longboard.


Chuva e vento danificaram o Cabalo de Totora, prancha histtórica
Foto: divulgação, publicada com a matéria

O jornal A Tribuna também registrou, em 27 de janeiro de 2005, uma quinta-feira:

SURF
Quebra-Mar tem mutirão de limpeza

Da Reportagem

Apesar do mau tempo e chuvas constantes, muitas pessoas compareceram no penúltimo dia do 1º Santos Surf Festival, no Quebra-Mar. Para os surfistas, o Pier, ponto de encontro de várias gerações, tornou-se uma segunda casa nesta semana, em função das atividades que acontecem desde o dia 21.

Ontem, aniversário da Cidade, não foi diferente. Aproveitando o feriado, os santistas foram conhecer a Exposição interativa do Museu da Prancha, instalada no local. Apesar do ocorrido na terça-feira, quando devido à chuva e ventos fortes parte do acervo do Museu foi danificada, a estrutura foi reerguida e as atividades retomadas no mesmo dia.

"Mesmo com as chuvas, os visitantes estão prestigiando o evento e conhecendo um pouco mais sobre a história do surf", comentou Diniz Iozzi, o Pardal, idealizador do Museu do Surf. Como parte da programação especial em comemoração aos 459 anos da Cidade, o evento organizou um mutirão de limpeza no Quebra-Mar.

Depois foi a vez dos alunos da escola de surf do maior campeão de todos os tempos, Picuruta Salazar, caírem no mar e mostrar que a nova geração do surf santista já está sendo formada. Devido ao mar agitado, os alunos da Ong Napne - Núcleo de Apoio aos Portadores de Necessidades Especiais - tiveram a sua aula adiada para hoje.

Para encerrar em grande estilo, hoje, o organizador do evento convida todos os santistas para fechar com chave de ouro. Estão sendo aguardadas as presenças do prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa; do secretário da Cultura, Carlos Pinto; e do diretor-executivo da A Tribuna, Roberto Clemente Santini, para fazer as entregas das pranchas sorteadas durante todo o evento.

18 horas

é quando está previsto o sorteio da prancha no Quebra-Mar

 

Cupom - Quem quiser participar dos sorteios, que acontecem todos os dias às 18 horas, é só preencher o cupom no Quebra-Mar. Os cines Roxy e Indaiá, no bairro do Gonzaga, estão exibindo o filme Surf Adventure, às 13h45, de graça. Para assistir, basta retirar o ingresso em uma das lojas Sthill, Hot Water, Hawaii Surf Point e Surf Store.

O 1º Santos Surf Festival conta com o patrocínio cultural da Prefeitura Municipal de Santos, por meio da Secretaria de Comunicação, e Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. A primeira etapa do Circuito Brasileiro Profissional de Longboard teve a apresentação da VI Fiberglass e Foam. Colaboradores: Sthill, Hot Water, Surf Store, Hawaii Surf Point, Rip Wave, Silver Surf, Zampol, Classic Longboard.


O 1º Santos Surf Festival termina hoje, no Quebra-Mar, 
que passou por uma operação de limpeza
Foto: Ricardo Nogueira, publicada com a matéria

Leva para a página seguinte da série