Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0280c.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/23/05 09:31:14
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - SURFE
Um festival e uma exposição (1)

Leva para a página anterior
Apesar das águas calmas que costumam morrer mansamente nas areias da praia, Santos e a Baixada Santista têm um papel de destaque na história do surfe brasileiro e mundial. Foi nessa área que o esporte começou a se desenvolver em terras brasileiras, e é de Santos o detentor dos principais títulos do surfe no Brasil. A cidade inclusive dedicou um importante monumento aos surfistas, nos jardins da praia.

Em 2005, a cidade comemorou o Dia do Surfe organizando um festival e uma exposição sobre o surfe, como registrou o jornal santista A Tribuna, na edição de 20/1/2005:


Diniz Iozzi, o Pardal, é o idealizador do evento na Cidade
Foto: Luigi Bongiovanni, publicada com a matéria

ENCONTRO
1º Santos Festival conta história do surf

Da Reportagem

O surf sempre foi um esporte consagrado. Praticado pelas famílias reais nos séculos passados, ganhou notoriedade, atraindo milhões de praticantes ao redor do mundo. Muitos, hoje, vivem exclusivamente da arte de deslizar nas ondas e em Santos não é diferente. Sendo o local onde foram surfadas as primeiras ondas no País, na década de 30, o surf ganhou cada canto da Cidade.

Ao lado do pioneirismo dos irmãos Thomas Rittscher Júnior e Margot Rittscher e dos saudosos Osmar Gonçalves e João Roberto Suplicy Hafers, o Jua, outra legião apaixonada pelo surf surgiu em Santos, levando o nome da Cidade para o mundo. Devido à importância que o município tem na história da modalidade, Diniz Iozzi está promovendo o 1º Santos Surf Festival, que começa amanhã.

"A minha intenção é promover a região e a sua cultura, pois o surf no Brasil começou na Praia do Gonzaga", avisou Diniz, conhecido como Pardal. Como em 21 de janeiro é comemorado o Dia do Surfista, ele resolveu criar o festival para homenagear os pioneiros entre outras personalidades, além de convidar a todos para conhecer a história do esporte, com uma semana de cultura, arte e surf, em um evento inédito no mundo.

"Vamos contar um pouco da história do surf em Santos. Temos inúmeros santistas que se destacaram no cenário mundial, seja dentro ou fora d'água, como juízes, diretores de prova, dirigentes esportivos, técnicos, professores, assessores de imprensa, entre outros", contou Diniz, que pretende realizar o Dia do Surfista nesse formato todos os anos para que a história do surf santista seja conhecida.

E essa é uma de suas principais metas, que a nova geração aprenda a história e continue valorizando. "Costumo dizer que, quem tem história, deve contar. Acredito que temos que continuar com isso e passarmos essa importância para as próximas gerações. Somos um celeiro do surf mundial, temos o dever de criar novos rumos para a modalidade. Por isso, criei o 1º Festival da Cultura do Surf no mundo", disse.

Diversas atividades vão agitar a semana em Santos. No Quebra-Mar, haverá a exposição interativa do Museu do Surf, com mais de 120 pranchas e a realização da primeira etapa do Circuito Brasileiro Profissional de Longboard, reunindo os melhores longboarders do País e do mundo. Além de demonstrações de surf, com os alunos de escolas, longboards nas categorias feminino, júnior e master, paddleboarding e canoa havaiana.

Na Cidade, as principais surf-shops (N.E.: lojas de artigos para o surfe) estarão com preços de suas mercadorias reduzidos durante toda a semana do Santos Surf Festival. No final de cada dia acontecerão sorteios de uma prancha de surf no Quebra-Mar e exibição gratuita de filmes de surf nos cines Roxy e Indaiá. Os ingressos e os cupons para os sorteios podem ser retirados nas surf-shops conveniadas.

Homenagens - Amanhã, às 18 horas, no Salão Esmeraldo Tarquínio, na sede da Prefeitura de Santos - Centro Histórico, haverá o coquetel de inauguração do Dia do Surfista e também uma homenagem aos pioneiros do surf santista.

Entre os homenageados estão Thomas Rittscher Júnior e Margot Rittscher, além dos familiares dos saudosos Osmar Gonçalves e João Roberto Suplicy Hafers, o Jua.

Para Pardal, essa será a atividade mais importante do Santos Surf Festival e contará com a presença de todos. "Estamos convocando o público para prestigiar o nosso Dia do Surfista", avisou. Vale lembrar que, após a homenagem, será sorteada uma prancha entre os que estiverem presentes.

O mesmo jornal A Tribuna, na edição de 22 de janeiro de 2005:


PRANCHÃO - O circuito brasileiro profissional de longboard foi aberto ontem, no Quebra-Mar. 
O evento integra as programações do Dia do Surfista. 
Também ontem houve homenagem aos pioneiros da modalidade
Foto: Irandy Ribas, publicada com a matéria

SURF
Pioneiros do esporte recebem homenagem

Prefeitura de Santos abre suas portas para surfistas que marcaram história

Thiago Bastos
Da Reportagem

O Salão Nobre Esmeraldo Tarquínio, na Prefeitura de Santos, foi ontem palco de uma homenagem aos pioneiros do surf santista, em comemoração ao Dia do Surfista, celebrado todo dia 21 de janeiro. A data entrou para o calendário da Cidade no ano passado, pela Lei Municipal nº 2.172, graças à propositura do vereador Fábio Nunes, o Fabião, e da iniciativa de Diniz Iozzi, o Pardal.

Na ocasião, foram homenageados os irmãos Thomas Rittscher Júnior e Margot Rittscher, que estiveram presentes, além dos saudosos Osmar Gonçalves, Sílvio Malzoni e João Roberto Suplicy Hafers, o Jua - representados por Sílvio da Silva, Picuruta Salazer e Luiz Hafers, respectivamente.

A solenidade contou com a presença de atletas, ex-surfistas, empresários e autoridades, entre elas: João Paulo Tavares Papa, prefeito de Santos; Paulo Gomes Barbosa, presidente da Câmara Municipal de Santos; Marcos de Rosis, líder do Governo na Câmara; Sílvio da Silva, presidente da Federação Paulista de Surf; o vereador Fábio Nunes, propositor da Lei; Gilmara Cardoso, secretária de esportes de Santos; Diniz Iozzi, idealizador do Santos Surf Festival; Roberto Clemente Santini, diretor executivo de A Tribuna; Marcio Calves, editor-chefe de A Tribuna.


Thomas (centro) e Margot Rittscher (à dir.) foram homenageados
Foto: Carlos Marques, publicada com a matéria

Justa homenagem - A idéia de homenagear os primeiros surfistas do País foi enaltecida por todos. "A minha idéia é contar a história do surf da nossa cidade. Essa é uma iniciativa que espero, no futuro, traga muitos turistas para cá", disse Diniz Iozzi. "Hoje, não podemos fugir da importância cultural, social e econômica do surf", completou o vereador Fabião.

O prefeito João Paulo Tavares Papa também fez questão de comentar a importância da iniciativa: "Esta é muito mais que uma homenagem. É um projeto que valoriza um esporte que começou em Santos, marginalizado por muitos, mas que hoje é profissional, gera empregos, forma bons atletas e tira crianças e jovens da ociosidade. O surf é um orgulho para Santos".

 

Homenagem foi enaltecida pelos presentes

 

Emoção - Visivelmente emocionado, o veterano surfista Picuruta Salazar fez um discurso que relembrou os seus tempos de iniciante no surf.

"Há 33 anos, falei para o meu pai que queria ser surfista e ele me deu todo o apoio, mas me disse para fazer bem feito para que não me arrependesse. Consegui superar todas as dificuldades, por ser de uma família pobre. Hoje, quando vou para o exterior, faço questão de dizer que sou de Santos, porque é um orgulho para mim", declarou.

Os irmãos Thomas (87 anos) e Margot Rittscher (89) também se emocionaram ao serem lembrados. "Não sou boa em falar em público, mas não imaginava que algum dia eu seria homenageada com tanto carinho", disse Margot. "Achei uma idéia formidável", acrescentou Thomas.


Picuruta e Pardal: emoção
Foto: Carlos Marques, publicada com a matéria

Etapa do Brasileiro de Longboard conhece seus campeões

Começou ontem a primeira etapa do Circuito Brasileiro Profissional de Longboard, no Quebra-Mar, em Santos. Os maiores nomes da modalidade estão na região em busca dos R$ 10 mil em prêmios e 1.000 pontos no ranking (N.E.: classificação) da Abrasp.

A competição faz parte da programação do 1º Santos Surf Festival, em comemoração ao Dia do Surfista.

Mas o Quebra-Mar não está sendo somente o palco das disputas entre os longboards. Outras atrações podem ser conferidas no local, como a exposição interativa do Museu do Surf, contendo mais de 120 pranchas de personalidades que escreveram a história do esporte no Brasil e no mundo, além de fotos, artes e invenções do surf da região.

A competição termina hoje. A primeira chamada é às 7 horas, com a finalização das duas últimas baterias do segundo round. A terceira fase iniciará às 8 horas, reunindo os tops do circuito. A final do longboard profissional deve acontecer por volta das 15 horas.

Sorteio - Nos cines Roxy e Indaiá (Gonzaga) acontece a exibição gratuita de filmes de surf. Os ingressos e os cupons podem ser retirados nas surf-shops conveniadas.


Quebra-Mar é palco da exposição interativa do Museu do Surf
Foto: Irandy Ribas, publicada com a matéria

Fábio Gouveia lança herdeiros

Tendo como destaques os filhos de Fábio Gouveia, a etapa inicial do Rip Curl Grom Search começa hoje às 8 horas na Praia do Santinho, em Florianópolis. Igor e Yan competem pela 1ª vez no campeonato conhecido por revelar novos talentos. Estarão em disputa quatro categorias: a grommers, para atletas com até 12 anos, a iniciantes, no máximo 14 anos, e a mirim e feminina, tendo limite de 16 anos.

Os dois Gouveia já podem ser considerados surfistas locais. Igor disputará a categoria mirim, enquanto Yan a iniciantes. Eles terão pela frente surfistas com experiência. O mais velho enfrentará o defensor do título de 2004, o catarinense Giancarlo Zampieri e o paulista Wiggolly Dantas.

Já Yan estará junto dos protagonistas da grande disputa de 2004 pelo título grommers: os paulistas Nathan Brandi e Jessé Mendes. Este último vindo de sua primeira temporada no Havaí, apesar de ter apenas 11 anos de idade. Já entre as meninas, o favoritismo é da paranaense Bruna Schmitz, campeã do Rip Curl em 2004.

Depois de Florianópolis, o campeonato terá a 2ª fase dias 26 e 27 de fevereiro, no Canto do Recreio, no Rio de Janeiro, ou na praia de Itamambuca, em Ubatuba (local a definir), e a final, dias 5 e 6 de março, na Praia do Tombo, em Guarujá.

O Rip Curl Grom Search 2005 tem o apoio da Sul Nativo, Hot Water, 2Surf, Nivana, Study Way/Milton College, Hardcore e Sky - Artes Gráficas. A etapa de Florianópolis tem a colaboração do Costão do Santinho Resort e Spa, Feca-surf, ASIS e Prefeitura de Florianópolis. Supervisão da Confederação Brasileira de Surf. Realização da Rip Curl.

Leva para a página seguinte da série