Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0280b.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/26/05 09:42:46
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - SURFE
Começa a funcionar a escolinha de surfe

Leva para a página anterior
Apesar das águas calmas que costumam morrer mansamente nas areias da praia, Santos e a Baixada Santista têm um papel de destaque na história do surfe brasileiro e mundial. Foi nessa área que o esporte começou a se desenvolver em terras brasileiras, e é de Santos o detentor dos principais títulos do surfe no Brasil. A cidade inclusive dedicou um importante monumento aos surfistas, nos jardins da praia.

Um dos nomes mais conhecidos do surfe santista, Alexandre Picuruta Salazar começou a desenvolver no final do século XX uma escolinha de surfe nas praias santistas, como foi registrado em 27 de fevereiro de 1998 pelo jornal A Tribuna:


Ao lado de jovens talentos do surf da Cidade, Alexandre Picuruta Salazar está de malas prontas para retornar ao Havaí
Foto: Irandy Ribas, publicada com a matéria

SURF
Picuruta leva os jovens talentos santistas ao Havaí

Uma escolinha também está nos planos

Da Reportagem

Eleito o maior surfista brasileiro de todos os tempos, o santista Picuruta Salazar (Da Hui/Hot Water) viaja, neste final de semana, para o Havaí, com um objetivo em mente. Iniciar um novo projeto: a sua própria escolinha de surf. "A idéia é ensinar as regras de competição, procurando passar toda a minha experiência para as novas gerações", diz o surfista, que é recordista de títulos no Brasil e já foi três vezes vice-campeão mundial de longboard.

Picuruta viaja para o Havaí com três talentos da nova geração, Andrew Serrano, Cássio Sanches e Rodrigo Tavares. Os três atletas fazem parte da equipe Natural Art e são iniciantes (categoria até 14 anos). "Eu iria com o Cássio, que ganhou a passagem no A Tribuna de Surf Colegial e então resolvi levar também o Andrew e o Sininho (Rodrigo). Vai ser uma boa experiência para eles e eu já vou aproveitar para iniciar o meu projeto com os três, que atualmente são os melhores da região nesta categoria", afirma Picuruta.

Dos três, Andrew é o que tem mais experiência. Viaja pela segunda vez para o Havaí e este ano está entre os favoritos para o título paulista Iniciante. "Vou colocar esta molecada para surfar em ondas perfeitas, mas tudo com muita segurança", avisa o surfista, que volta para o Brasil no dia 17, porque os três garotos terão de participar do Paulista Júnior, Mirim e Iniciante, que começa, dia 21, em Camburi.

"Vai ser muito bom viajar novamente com o Picuruta. Ele sempre está nos apoiando e temos muito a aprender com ele", diz Andrew, que, no ano passado, viajou para o Havaí, com prêmio no A Tribuna de Surf Colegial de 1996 "Esta viagem vai ser uma boa oportunidade para iniciar o trabalho que pretendo fazer em Santos", destaca o surfista.

A escolinha - A escolinha funcionará em Santos, no Quebra-Mar, praticamente a segunda casa de Picuruta. No local já foram instalados dois contêineres, cedidos pela Secretaria Municipal de Esportes (Semes), da Prefeitura de Santos. Outro apoio importante será o da Tribuna FM, que está negociando, através de seu gerente comercial, Denis Bueno, um patrocinador para todo o trabalho.

"Nossa idéia é dar toda a visão de um campeonato para os alunos. Vamos fazer campeonatos simulados sempre, e filmar tudo. Depois, vamos corrigir os erros vendo o filme", explica Picuruta, lembrando que as aulas serão gratuitas e abertas a todos os interessados.

Leva para a página seguinte da série