Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0276x.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/20/06 00:04:51
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - A MAIS ESPORTIVA
Presença vicentina no esporte santista

Leva para a página anterior
Estes artigos foram publicados na edição especial comemorativa do cinqüentenário do jornal santista A Tribuna (exemplar no acervo do historiador Waldir Rueda), em 26 de março de 1944 (grafia atualizada nesta transcrição):
 
A cooperação de São Vicente aos esportes de Santos

S. Vicente e Chanteclér, nos tempos antigos - Hoje, muito entusiasmo, muita vibração - O Tumiaru, o clube mais antigo da terra de Martim Afonso de Sousa - um legítimo patrimônio de glórias

Por José do Carmo Neves

Não andaram com acerto, prezados amigos da A Tribuna, querendo de mim algumas linhas sobre a cooperação de minha terra - o município de São Vicente - aos esportes da bela Santos, sua comarca. Faltam-me forças para corresponder à exigência de tão alta missão, que encontraria por certo em outro conterrâneo meu quem a cumprisse com maior brilho e mais elevação. Só mesmo um acontecimento todo excepcional, que constitui motivo de grande júbilo, é que poderia me obrigar a consentir que se apagasse de mim o pessimismo. Triunfou a ordem dos meus bons Amigos, porque com ela me é proporcionada a gratíssima oportunidade de falar dos esportes de minha terra e, ao mesmo tempo, de saudar A Tribuna, na data festiva de seu jubileu.

Venho dizer, numa sincera efusão de simpatia, que A Tribuna é para os vicentinos, tanto quanto para os santistas, um clarão que durante meio século vem iluminando todos os recantos por onde passa. Jornal que nasceu com a cidade em plena formação, com ela progride e como ela se renova, aperfeiçoando-se e sempre se distinguindo no cenário da boa imprensa brasileira. Sua existência, toda dedicada a recolher os mil aspectos da vida para logo depois transmiti-los aos milhares de seus leitores, tem sido sempre venerada porque só tem sido vivida para simbolizar o bem! E nós, os que mourejamos nos esportes, temos sido pródiga e fidalgamente aquinhoados. Constitui, portanto, motivo de imenso prazer o encontrarmos oportunidade para manifestar de público o nosso profundo reconhecimento pelo muito que de bem ela nos tem feito.

Enobrecido pela grande e imerecida distinção que me foi conferida, vou procurar dizer aos caríssimos leitores da A Tribuna qual tem sido a cooperação de minha terra aos esportes de Santos.

Começando pelo futebol, esporte que se tornou o mais popular de nossa Pátria, preciso voltar aos belos tempos em que o nosso glorioso São Vicente Atlético Clube só nos enchia de orgulho, levando aos gramados santistas o seu "onze" valoroso e muitas vezes vencedor.

O clube de Armando Trigo foi fundador da extinta Associação Santista de Esportes Atléticos, entidade que era na época a dirigente do futebol amador de Santos. Pouco depois, fundava-se em São Vicente o Chantecler Futebol Clube, outro grande colaborador incansável e que sob a orientação de Francisco Sá, levava aos campos de Santos a sua turma disciplinada e forte, emprestando aos campeonatos oficiais santistas o mesmo brilho e o mesmo concurso do seu companheiro de lutas, o São Vicente Atlético Clube. Hoje, o futebol amador da terra de Martim Afonso tem sua entidade própria, e seu campeonato oficial, disputado por clubes de valor, como o Beira Mar, União, Feitiço, Beija Flor, Itararé etc., cujos quadros se unem com os dos clubes de Santos em jogos amistosos e festas civis, comemorativas e de beneficência.

Passando para os esportes aquáticos, evoco as saudosas tardes domingueiras em que o Valongo se engalanava para receber festivamente as delegações dos clubes paulistas e, muitas vezes, os cariocas e nortistas que aqui vinham disputar com santistas e vicentinos as mais lindas regatas que ainda hoje são lembradas com vibração e entusiasmo. Embarcações de todos os tipos, remadas valentemente por atletas de fibra, singravam as águas do nosso belo estuário, em porfia leal e vigorosa, na ânsia de darem ao pavilhão de seu clube a palma da vitória. A bordo de rebocadores ou de grandes lanchas, reuniam-se as nossas famílias em verdadeiras festas de requintada elegância, nas quais imperavam a mais perfeita sociabilidade e a mais legítima esportividade.

Assistia-se à disputa dos páreos e cumprimentava-se o vencedor com a mesma alegria e a mesma satisfação com que se dançava nos intervalos das corridas. Azulões, Papagaios, Vermelhinhos, Calungas e Vascaínos, unidos e coesos, completavam o sucesso dessas memoráveis festas que tanta saudade nos trazem.

E ao evocar esses belos feitos do remo santista, sinto-me levado ao Japuí, àquele lindo recanto banhado pelas águas tranqüilas do Mar Pequeno, onde o Clube de Regatas Tumiaru mantém suas principais instalações. O Tumiaru é, presentemente, o clube mais antigo de S. Vicente. Foi fundado a 22 de dezembro de 1905 e vem desde essa data prestando seu inteiro e incondicional apoio a todas as boas iniciativas do esporte santista.

No remo é fundador da extinta Federação Paulista das Sociedades do Remo, que teve como seu primeiro presidente o saudoso Teodureto Souto, oficial distinto da Marinha Brasileira e grande incentivador dos esportes aquáticos em nosso Estado. É igualmente, fundador da atual Federação do Remo do Estado de São Paulo, à qual continua filiado.

Em natação e pólo-aquático, é também fundador da Federação Paulista de Natação e da Liga Santista de Esportes Aquáticos, das quais é membro efetivo e disputante dos campeonatos oficiais pelas mesmas patrocinados.

É ainda fundador da Liga Santista de Basketball, a cujo quadro pertence, e, finalmente, filiado à Liga Santista de Voleibol. Nestas duas últimas modalidades, basquete e vôlei, São Vicente tem se feito representar oficialmente nos campeonatos da cidade de Santos, por intermédio do Clube de Regatas Tumiaru, na divisão principal e do São Vicente Praia Clube, na segunda divisão de Basquete e na primeira divisão de Voleibol. O Tumiaru já obteve o título de vice-campeão das segundas turmas, assim como o São Vicente Praia Clube o de vice-campeão, em basquete.

Como se vê, o Tumiaru é o clube que há mais tempo e em mais setores vem participando da vida esportiva de Santos, conhecendo-lhe muitos dos acidentes de sua inconstante existência. Palmilhando desertos ou atravessando prados floridos, segue o Tumiaru a sua marcha de batalhador incansável que só deseja, como seus co-irmãos, elevar bem alto, dentro e fora do município, o bom nome dos esportes vicentinos.

São de meu ilustre conterrâneo, o dr. Paulo H. de Moura, as seguintes palavras com que encerro esta desataviada crônica:

"O Tumiaru é um legítimo patrimônio de glórias da terra de Martim Afonso. Ostenta-se há 39 anos e há de por certo conservar-se sempre como o baluarte impávido das tradições de que tanto se orgulham os vicentinos. Remo, natação, pólo-aquático, vôlei, basquete. Turmas de atletas de ambos os sexos. Muitos campeões nas várias modalidades dos esportes que ali se praticam, eis o que São Vicente apresenta como resultado positivo de sua boa política de aproximação e de cordialidade junto às Entidades e aos clubes esportivos de Santos".


TEODURETO SOUTO - fundador do C.R. Tumiaru
Foto publicada com a matéria

Leva para a página seguinte da série